sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ESVAZIAMENTO DOS GRUPOS DE ORAÇÃO

Amados(as) de Deus, este é mais um daqueles artigos muito bem pensados e orados, na certeza de que muitos dos problemas que conferimos dentro de nossos grupos de oração sejam sanados por Deus através de nós.
"Para Deus nada é impossível." (Lc 1, 37)
Nas andanças providenciadas por Deus em meu ministério, um problema em comum tem afetado muitos grupos de oração, que fazem os coordenadores desanimarem muitas vezes de estarem à frente do mesmo, os servos desanimam, o povo começa a desanimar e, o que é pior, o grupo acaba por fechar as portas...
Quando a RCC nasceu, Deus deu à Igreja uma nova aurora como assim disse o saudoso Papa João Paulo II.
Sendo uma " Nova aurora", que, segundo o dicionário, AURORA significa: s.f. Claridade que precede o nascer do sol: levantar-se pela aurora.
O sol da justiça é Jesus Cristo! Se somos a Nova Aurora da Igreja, somos a NOVA CLARIDADE QUE PRECEDE O NASCER DO SOL(JESUS)!
Irmãos, isso é maravilhoso!
Com o decorrer dos tempos, a RCC se organizou, graças a Deus, somos reconhecidos pela Igreja e nada nos desmerece no contexto eclesial.
O que acontece então para que os grupos de oração, células mãe da RCC estejam esvaziando, fechando as portas?
Digo, irmãos, com toda a certeza que minha fé me confere: A culpa não é do movimento e muito menos da Igreja, mas dos participantes.
Vejam bem: O movimento tem uma identidade assim como todos os outros movimentos dentro da Igreja, cada qual tem sua característica particular que o identifica como movimento. Dentro da Igreja, tal movimento é a "fatia do bolo" da Igreja diferente de todas as outras fatias!
Esta fatia do bolo, chamada RCC, tem também sua identidade peculiar e particular: BATISMO NO ESPÍRITO SANTO, AMOR FRATERNO, VIDA COMUNITÁRIA, USO DOS CARISMAS...
Todo o grupo de oração tem um esqueleto que demarca a identidade do movimento e o caracteriza como membro desse mesmo movimento.
Há um momento de entrega, louvor, clamor do Espírito Santo, que nos leva a um ciclo carismático, onde o clamor se torna louvor EM COMUM, com foco, com direção, com começo, meio e fim, e então começa-se a entrar numa unção única em toda a assembléia, onde o Espírito Santo nos leva a uma oração em línguas que contagia a todos e faz com que todos estejam na mesma harmonia espiritual, que naturalmente, no Espírito Santo, faz com que um silêncio se faça sem que ninguém o force, mas naturalmente - pelo menos assim deveria acontecer - e então, acontecem profecias, palavras de ciência e sabedoria, moções de cura, milagres, ou mesmo a um momento mais profundo de oração, segundo o MESMO ESPÍRITO, conforme nos ensina São Paulo, que então se encerra num belo e harmonioso louvor na assembléia, que louva a Deus pelo QUE ELE É, FAZ E FARÁ!
Então a assembléia está preparada para o momento mais esperado do grupo de oração: A PREGAÇÃO DA PALAVRA.
Que, diante de tamanho poder manifestado, vai ANUNCIAR um Jesus vivo de forma querigmática!
Vai denunciar com destreza e unção sem ferir o coração da assembléia, mas esclarecer da verdade no amor de Deus, proporcionando assim, nos participantes do grupo um sabor de "quero mais", gozo, alegria no Espírito, desejo de conversão, de santidade... A pregação da Palavra TOCA o coração PREPARADO DA   ASSEMBLÉIA PELO CICLO CARISMÁTICO já vivenciado pela mesma!
Aí os testemunhos começam a ser gestados no coração dos participantes, porque a identidade do movimento foi experimentada, foi apresentada como acessível e não inacessível, algo longe do povo...
Irmãos, é assim que funciona.
Nosso RG, nossa identidade pessoal, tem um número particular com nossas informações particulares e um número, que é único. A identidade do movimento RCC também tem tudo em particular para ser vivido em comunidade...
Tem espiritualidade particular contagiante (ou deveria ser contagiante)!
Se não contagia, não é o Espírito Santo que está errando, com certeza!
Por mais que nos questionem, falem mal, há mais de 40 anos, este esqueleto foi a mola propulsora que fez o movimento crescer no mundo, e principalmente, na Igreja.
E aí entramos no tema: Por que então muitos grupos estão esvaziando?
O que vou relatar aqui como motivos, irmãos, não é geral, mas em muitos grupos.
1 - A identidade do movimento não é vivenciada. Como eu disse, muitos questionam um esqueleto, afirmando que o Espírito tem que agir sem "gesso", livremente. Eu concordo em gênero, número e grau! Mas o detalhe é que o próprio Espírito Santo já deu a forma de deixar Ele agir livremente! Através de um ciclo carismático, que nos diferencia dos outros movimentos, somos levados a um desejo enorme de santidade, de conversão.
2 - Com a falta de vivência da identidade do movimento, nasce no coração das pessoas, principalmente nos servos, uma displicência espiritual que vai minando a espiritualidade, com isso os olhos vão se tornando cegos espiritualmente, o que vai gerando um relativismo tamanho, que começa-se a dar contra-testemunho daquilo que um dia foi superado. Esse contra-testemunho nunca fica escondido, pois a Palavra de Deus diz que nada que está oculto ficará oculto, mas virá à tona! Mentira tem perna curta!
3 - As pessoas da assembléia de nossos grupos de oração não são bobas e quando vão aos nosso grupos, algumas vão para conhecer, outras vão com sede. As que vão conhecer o grupo, querem uma boa impressão para voltarem lá. A primeira impressão é a que fica! As que estão com sede, talvez, seja a última esperança destas pessoas e esperam algo de Deus através DOS SERVOS! Se vêem que dentro da Igreja são de um jeito e fora de outro, irmãos, sem maturidade de fé, que é difícil encontrar em pessoas que não tiveram uma experiência de Deus, essas pessoas não voltarão nunca mais e peçamos a Deus que não se afastem até da Igreja!
Essas são as 3 maiores e mais contundentes ações que causam o afastamento das pessoas dos grupos de oração, e, se afastam, esvaziam os grupos.
A uns dias atrás escutei este testemunho:

"CERTA VEZ UM COORDENADOR DE GRUPO DE ORAÇÃO ESTAVA CONDUZINDO O GRUPO DE ORAÇÃO E, NO MOMENTO DE ORAÇÃO, DIZIA QUE UM HOMEM QUE PARTICIPARA DE UM DOS GRUPOS, VIU UMA PREGAÇÃO DE UM RAPAZ, UNGIDO, EXORTANDO À MUDANÇA DE VIDA, À CONVERSÃO, E, DEPOIS DE ALGUNS DIAS, TAL PREGADOR ESTAVA ASSALTANDO ESSE HOMEM NUMA RUA PRÓXIMA À IGREJA.

ESSE HOMEM RECONHECEU A VOZ DO RAPAZ E OLHOU NOS OLHOS DO MESMO DIZENDO: 'MAS VOCÊ NÃO É O RAPAZ QUE ESTAVA PREGANDO NO GRUPO HÁ UNS DIAS ATRÁS?'. O HOMEM DIZIA QUE O RAPAZ SAIU COM LÁGRIMAS NOS OLHOS, MAS EFETUOU O ASSALTO, E ESTE HOMEM DISSE QUE ERA PARA SE TOMAR CUIDADO COM QUEM ELE CHAMAVA PARA IR PREGAR NO GRUPO DE ORAÇÃO. QUANTO A ELE (O HOMEM ASSALTADO), NÃO QUERIA NUNCA MAIS PISAR NUMA IGREJA, PRINCIPALMENTE A CATÓLICA. AQUELE COORDENADOR TESTEMUNHAVA ISSO AOS PRANTOS..."

Irmãos, dá para imaginar uma situação dessa?

Esse é somente um dos contra-testemunhos que têm ferido a Santa Igreja e consequentemente, nossos grupos de oração, dando lugar aos grandes eventos e "Missas por cura e libertação", pois aí não vêem os que dão contra-testemunho, mas sacerdotes (muitos nem acreditam neles também), pessoas de renome na mídia ou conhecidas do público, mas que têm vida idônea, de testemunho.
Irmãos, o povo não é bobo e nem merece isso!
O povo de Deus só vai onde sabem que lá terão a presença de Deus! Manifestação de Deus!
É claro que muitos grupos que, hoje são cheios, muitos são impulsionados pela busca de milagres e etc.. E nós temos de respeitar a necessidade de cada um, pois estando lá dentro, temos que interceder a Deus para faça o necessário pela pessoa, para que a mesma reconquiste a confiança nos grupos de oração e seus servos.
Aliás, os grupos de oração pagam este preço do esvaziamento por causa desse tipo de atitude servos, muitas vezes, descomprometidos com a oração e vida no Espírito, isso quando as pessoas que coordenam, colocam tais pessoas a serviço sem dar a elas a estrutura inicial para se firmarem na RCC antes de estarem a serviço!
Percebem que é uma bola de neve que acaba resultando no esvaziamento dos grupos de oração?
A isso se junta as pregações que não atingem o objetivo primeiro que é apresentar Jesus às pessoas. Não é que os pregadores não sejam ungidos, até são, mas desviam o objetivo da pregação muitas vezes, juntando a isso a falta de abertura do coração das pessoas que QUEREM ouvir uma coisa e Deus fala outra, aí acham que a pessoa, a porta-voz de Deus é que está contra ela... Enfim, são diversos motivos, amados.
Mas de uma coisa eu tenho certeza: Se começarmos a mudar a mentalidade, numa verdadeira METANÓIA, vivermos a identidade do movimento trazendo isso para nossos grupos de oração de forma autêntica, sem fingimento, acreditem! Veremos os grupos lotando de fiéis a Igreja, e a RCC estará cumprindo aquilo a que foi chamada:  A SER UMA NOVA AURORA NA VIDA DA IGREJA!
Façamos nossos grupos ter a "CARA" da RCC! O carisma da RCC! Afinal, somos as células mãe deste movimento que continua... Presta atenção! CONTINUA TRAZENDO MUITOS PARA A IGREJA AINDA QUE MUITOS NÃO ACREDITEM!!!!!!!
Sejamos a diferença e o resto Deus faz!
Fica a dica!
Paz e fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário faz este instrumento crescer!