sexta-feira, 4 de maio de 2012

"Deus ajuntou todas as águas e deu nome de mar, e ajuntou todas as graças e deu nome de Maria" (São Luiz de Montfort)

"Deus ajuntou todas as águas e deu nome de mar, e ajuntou todas as graças e deu nome de Maria" (São Luiz de Montfort)
 
Com esta frase de São Luiz, quero dar a Maria uma gota de participação neste oceano de misericórdia que se tornou o ventre dela.
Jesus, a maior dádiva do Pai para nós teve de vir através deste belo receptáculo da Graça.
E quando digo "Graça", é porque a maior Graça é ter Jesus e Maria teve-O por excelência em Si.
Neste mês de maio, onde a Igreja dedica para a Mãe de Deus sua devoção, é interessante perceber que o mundo se dispões da Graça de Deus para tornar o mês da Mãe de Deus em mês das mães (até compreensível), mês das noivas (incompreensível)...
Comercializar a graça de Deus já deu problema na Bíblia como nos mostra Atos dos Apóstolos 8, 9-24, onde o mago Simão confundiu as coisas achando que poderia comprar a graça de impor as mãos e as pessoas receberem o Espírito Santo como Pedro e João faziam.
Com a Mãe de Deus tem sido assim, já perceberam?
Mas como é a Virgem do silêncio como cantamos em nossos grupos de oração, "guarda tudo em seu coração" (cf. Lc 2, 51), temos de tomar o exemplo seu de mãe silenciosa e atuante, um silêncio fecundo que gera frutos, gera atos que testemunham a escolha de Deus para com ela.
Maria nunca tentou, em hipótese alguma, sagrar-se em algum momento de sua condição de mãe do Salvador, pelo contrário, se fez humilde serva (Lc. 1, 48) servindo de empregada doméstica para Isabel, quando deu à luz João Batista.
Maria é modelo de mãe, serva, Filha, Esposa... Enfim... Modelo de cristã.
Acredito que poucos sabem da importância de tê-La como mãe, acolhê-la em casa como fez o Apóstolo João.
Creio que poucos o fazem com o devido respeito e a devida fé, o que é triste para um país que tem resistido em dizer-se o maior país católico do mundo. Não acredito muito em estatísticas, mas se for vê-la, ela tem sido desfavorável a esta afirmação, pois temos visto um desequilíbrio tão grande na devoção a Maria que, quando não é esquecida é idolatrada em muitos lugares, não todos.
Maria continua guardando estas coisas em seu coração.
Mês de maio não foi feito para dar presentes às mães que são retrato de Maria, mas para fazer dos outros meses também, meses das mães que são mães todos os dias do ano!
Mês de maio não foi feito para ser considerado das noivas, mas fazer que as noivas entendam o sentido de sua preparação matrimonial no noivado a exemplo de Maria, que soube esperar calada a decisão de José. Soube resistir ao medo de ser rejeitada pelo Senhor que estava sendo gestado em seu ventre virginal. Soube acolher as profecias de Ana e Simeão quando apresentou Jesus no Templo e no SILÊNCIO divino, acolheu a promessa da dor ao invés da graça... Da espada ao invés de pétalas de rosas...
Mês de maio é mês de se achegar no colo de Maria Santíssima e experimentar sua maternidade sendo filho íntimo de Maria, que não quer ser idolatrada como muitos - infelizmente - fazem em muitos Santuários Marianos espalhados pelo mundo e em especial no Brasil, mas amada com piedade devocional, com  coração disposto a seguir seus passos "... fazendo tudo o que Ele vos disser." (cf. Jo. 2, 5)
Mês de maio é mês de se encontrar com a Virgem Santíssima aos pés da cruz e recebê-la em casa como o apóstolo João, o mais jovem de todos eles, talvez o mais carente, e, por isso, o mais ciumento, querendo atenção e por isso deitou nos ombros do Senhor... Deixando-se embalar pelo seu manto sagrado como fez com Jesus na apresentação Dele no Templo... Deixando nas mãos dela, nesse colo tão cheio de amor divino, nossas carências maternas, em especial na nossa juventude, que tão desesperada de atenção e amor verdadeiro, não somente pelo amor em si, mas para um suporte no caminhar, procura se derramar em braços que pedem um amor de troca, de inversão de valores assumidos diante de um momento de oração e perdidos diante de uma tentação dentro de uma fraqueza de carência afetiva e muitas das vezes, maternal.
Aconchegar-se nos braços de Maria tem sabor de libertação, amados(as).
Libertação dessas carências que, muitas vezes, doem dentro de nós.
Libertação da resistência que temos em orar o santo Terço todos os dias como nos pediu a Mãe Santíssima em Fátima em 1917.
Libertação da falsa devoção que muitos temos para com Ela, colocando-A num patamar que nem ela gostaria de ser colocada.
Libertação da raiz protestante que insiste em bater nessa tecla tão discutida e tão pouco esclarecida.
Libertação da ausência nossa, enquanto filhos, da companhia dessa mãe que não faz outra coisa, senão colocar as situações difíceis, impossíveis mas mãos de Jesus, adiantando o tempo do milagre.
Maria é o oceano das graças de Deus onde podemos mergulhar com confiança filial!
Mergulhemos nesta intimidade filial com nossa Mãe. Todo santo é Mariano!
Todos os que se achegam a Maria se tornam bons cristãos!
Papa Bento XVI está convocando os cristãos para o Ano Mariano, comemorando os 25 anos da proclamação do último ano mariano proclamado pelo saudoso Papa João Paulo II e 300 anos do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem.... Em especial, acredito, pessoalmente, que a juventude tem aí um papel fundamental, tendo em vista a jornada Mundial da juventude em 2013... Que graça!
Um ano Mariano convocado por Bento XVI que estará recebendo no Brasil a Jornada Mundial da Juventude(JMJ)!
É Maria convocando os cristãos em geral, mas em especial a juventude mostrando seu carinho maternal e cuidados divinos com a juventude!
Mês de maio, irmãos, é mês de ser observador e estar atento a estes detalhes que acontecem ao nosso redor como a Mãe de Deus o foi nas Bodas de Caná, lembram-se?
Ela viu a falta de vinho. Foi até JESUS! Relatou a situação e deu seu testamento: "Fazei tudo o que Ele vos disser" (cf. Jo 2, 5).
Maria vê detalhes e relata a Jesus.
Nós temos a graça de perceber Sua materna presença e ser depositado no COLO DE JESUS...
Amemos a Maria, irmãos e saibamos como recebê-la em nossas casas, sabendo que ela vai perceber os detalhes a serem depositados diante de Jesus... Ela vai mexer em coisas que talvez estejamos acomodados demais e vai incomodar a presença Dela, vai ser libertadora a presença Dela trazendo a libertação de Jesus!
Mãe Santíssima, queremos estar em Teu colo materno sem medo de amar-Vos, pois és amada e honrada por Jesus que não pode descumprir nenhuma vírgula dos mandamentos, e nesse colo, queremos desfrutar de teu carinho materno, ternura celestial e sermos confiados aos teus cuidados, ó Mãe... Como teu servo Luiz, tomamos a ousadia de também orar:
Ó Jesus, que viveis em Maria
Ó Jesus, que viveis em Maria,
vinde viver em vossos servos, no espírito de vossa santidade;
na plenitude de vossa força,
na perfeição de vossos caminhos,
na verdade de vossas virtudes,
na comunhão de vossos mistérios,
dominais sobre todo o poder inimigo,
em vosso Espírito e para a glória do Pai.
Amém.
Paz e fogo, irmãos.

IMPERDÍVEL!!!

ÀS 50.000 IGREJAS