segunda-feira, 25 de junho de 2012

OUSAR FAZER A VONTADE DE DEUS

Irmãos, paz e fogo.
Neste artigo eu venho partilhar algumas experiências vividas e também expor uma opinião particular, baseada na vivência e testemunho que Deus me concedeu a respeito deste assunto tão questionado.
O presente artigo também reflete o que muitas vezes as pessoas me mandam e-mails com dúvidas, partilham, questionam e trazem suas experiências e chegam a mim cheias de dúvidas, arrebentadas e daí veio este artigo.
Não quero levantar bandeiras ou questionamentos, mas relatar fatos e experiências testemunhadas em Deus, pois eu luto para viver debaixo da Vontade de Deus e não da Permissão de Deus.
Se formos olhar ou querer entender a vonatde de Deus na Bíblia, acharemos um resumo muito nítido do que Deus quer de nós. Está no capítulo 2 da primeira carta de São Paulo a Timóteo, versículos 3 e 4.

"Eis o que é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade".

Podemos resumir a Vontade de Deus aqui. E para chegar nela, Deus nos deixou pistas e chamados particulares a cada um de nós para chegar ao topo destes 2 versículos bíblicos.
Por exemplo, aos apóstolos, deu a receita de como eles deviam espalhar esta boa notícia a todas as gentes: João 13,34. No amor. Amor de Deus manifestado na humanidade de cada um deles.
Para que os homens sejam salvos, há a necessidade de alguém falar desta salvação e indicar o caminho da verdade, para que "...todos cheguem ao conhecimento da verdade."

"Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galiléia proclamando, nestes termos, o Evangelho de Deus: 'Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho'(Mc 1, 14-15). Para cumprir a vontade do Pai, Cristo inaugurou o Reino dos céus na terra. Ora, a vontade do Pai é 'ELEVAR OS HOMENS À PARTICIPAÇÃO DA VIDA DIVINA'. Realiza tal intento reunindo os homens em torno de Seu Filho, Jesus Cristo. Esta reunião é a Igreja, que é na terra o germe e o começo do Reino de Deus." (Catecismo,  parágrafo 541)

Irmãos, a Igreja nos assegura que a vontade de Deus é salvar a humanidade, fazer que ela chegue ao conhecimento da Plena Verdade (Cristo - Jo 14, 6), elevando os homens à participação da vida divina - de Deus! - e isso se dá, não de qualquer jeito, não da forma que pensamos ou imaginamos, pois nem tudo o que pensamos, imaginamos e idealizamos nos leva a esta participação da vida divina e tampouco nos faz os irmãos chegarem ao pleno conhecimento da verdade e tampouco ainda, sejam salvos.
Tenho visto e atendido pessoas arrebentadas em sua espiritualidade porque confundem a vontade de Deus com comodismo humano. E pior! Ainda falam que quando causam divergências familiares, causam dor pela renúncia e, por isso, não poderia vir de Deus!
Gente, qual personagem bíblico aceitou a vontade de Deus sem renúncias, dor, abandono, irritação e etc.? Dou um exemplo: Moisés. Assassinou um egípcio, fugiu, casou-se com Séfora, arrumou sua vida e Deus se revelou na sarça ardente para ele. E aí? Deus mudou então conosco?
Cito outro: Jonas. Era para ele ir a Nínive e pregar a mudança de vida, profetizar que a cidade seria destruída, mas, Jonas "ouvia muito a Deus" e achou isso uma besteira. Tomou o rumo oposto. Qual o resultado? Teve de ser jogado no mar, engolido por uma baleia e ser "vomitado" onde? Em Nínive. Custou algo? Sim. Seu conforto. Sua estadia já bem firmada antes de ir ao mar.
Custou a Moisés? Sim. A vergonha de enfrentar aqueles que presenciaram o assassinato. A ridicularização do faraó - VISTO QUE DEUS HAVIA AVISADO QUE ENDURECERIA O CORAÇÃO DO FARAÓ! (agora virou bagunça então!) - dos seus magos e todo o povo do Egito!
O que dizer de São Pedro quando no capítulo 21 do Evangelho de São João, quando Jesus diz que: "... quando eras jovem, tu te cingias e andavas por onde querias; quando fores velho (maduro na fé), estenderás as mãos e OUTRO te cingirá e te CONDUZIRÁ AONDE NÃO QUERES". Jo 21, 18.
Povo amado de Deus. Deus não precisa de gente problemática para servi-Lo. Ele chama, amadurece, faz entender esta frase de Jesus e nos remete a João 16, 33. A vontade de Deus cumprida, traz junto, no mesmo pacote, tribulações, aflições, incompreensões das pessoas, mas importa o que Deus já falou ao nosso coração, confirmado em profecia através dos irmãos e direcionamentos espirituais de sacerdotes, além dos sinais que saem de nossa escolha, que na maioria das vezes é difícil, nos coloca contra a parede, nos faz sair do comodismo, da conveniência e nos coloca no caminho novo, como Moisés a enfrentar os faraós que se levantam contra nós com as críticas de quem nos rodeia e de quem amamos, as dificuldades que enfrentamos para nos mantermos fiéis àquilo que cremos ser a vontade de Deus revelada a nós!
Não podemos ter a pretensão de querer mordomias, descanso como queria Jonas... É preciso enfrentar a Nínive, profetizar na cidade ainda que pareçamos ridículos, do contra, "fanáticos", fazendo coisas absurdas... enfim, a lista é enorme!
Precisamos ser como Pedro, muitas vezes escutar a correção do Mestre Jesus: "Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a TI, segue-me." Jo 21, 22
Povo de Deus, as pessoas estão confundindo hoje em dia a vontade de Deus com ausência de problemas, ambiente calmo, pessoas amáveis, respeito humano mútuo, assim a vizinhança permanece bem... Ahhhh!
Deus é o Deus do absurdo de chamar uma virgem a ficar grávida e uma estéril a proclamar que esta Virgem era a Mãe do Meu Senhor!
É o Deus que faz águas do Mar Vermelho se abrirem ao toque de um cajado!
É o Deus que faz voltar à vida um morto de 4 dias!
É o Deus que traz para a Igreja alguém que odiava ouvir falar de Deus, que amava pagode, RAP e ainda dizia que o deus dele era dinheiro, mulher e cachaça! Esse alguém tem o nome de Antonio Lucio de Oliveira!
EU!
Isso não me alivia os problemas e nem afasta as provas, as incompreensões, mas me edifica na certeza de que a vontade de Deus para mim é que eu pregue a Boa Nova do reino a toda a Criatura!
A vontade de Deus é imutável como seus dons são irrevogáveis, e até por isso, Deus nos dá ferramentas para suportar as tribulações que se derramam sobre nossa vida quando decidimos e optamos pela VONTADE DE DEUS e não sua permissão...
Pois "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas não me deixarei escravizar por coisa alguma." (ICor. 6, 12) repetido também em I Cor. 10, 23.
Irmãos, Deus respeita nossa liberdade, mas não pode coibir os frutos que colhemos de nossas escolhas. A liberdade que Ele nos deu, nos dá o direito de escolhermos fazer ou não não o que Ele nos revela, às vezes de maneira sutil, às vezes em profecia de forma radical e violenta, às vezes através de situações que nos acontecem sem explicações (morte e doença na família, perda de emprego, etc.), às vezes é através das palavras de algum profeta/pregador... Deus é livre para se dar a revelar da forma que Ele quiser. Uma coisa é certa: Ao aceitar e fazer a opção pela vontade de Deus, ousar fazê-la e vivenciá-la em toda a sua amplitude e alcance, Deus concede a força do Seu Espírito para ficarmos firmes na hora que a tentação chegar (cf. ICor. 10, 13) e quiser desviar nosso foco da certeza da vontade de Deus em nossa vidas!
Irmãos, Deus é fiel e quando mostra Sua vontade particular para fazermos as almas chegarem à salvação e conhecimento da verdade no amor, Ele nos concede o necessário sempre para suportar...quando não suportamos é porque nosso coração não está firme nesta decisão ou aquilo que lhe foi revelado em particular na verdade, foi uma ilusão de ótica espiritual que fez eu e você nos enganarmos, pois Deus não mente! Deus não volta atrás! Deus não tem 2 vontades para nossa vida, somente um que vai sendo desfiado na medida em que nos aprofundamos neste chamado e na vida espiritual.
É necessário sempre discernimento dos espíritos, direcionamento espiritual e uma vida de oração firme, comprometida com Deus, afinal é Ele quem nos conduz, não é? Quando nós nos conduzimos, bem, a "caca" já está feito, pois "metemos nosso dedinho" infeliz na vontade de Deus e por isso vemos hoje, com muita tristeza, pessoas se afastando da fé, se afastando de uma vida austera de espiritualidade sólida com Deus, pois requer sacrifícios que nem todos querem enfrentar em favor de Deus pelo amor que sentimos por Ele... Vejo hoje, pessoas caindo no relativismo, na frieza espiritual, na confusão espiritual, exatamente por causa dessa mania de querer tudo fácil, sem luta, de forma conveniente ao que EU QUERO OFERECER a Deus, de forma CÔMODA QUE NÃO ME EXIJA SACRIFÍCIOS!
Gente assim, lamento pela dureza das palavras, se tornam pedra de tropeço para muitos e se tornam verdadeiras "pragas espirituais" que envenenam os ambientes onde muitos querem seguir a vontade de Deus revelada e acabam contaminados com o vírus da conveniência e os vermes do comodismo... Resultado: Desistem no meio do caminho, sem luta, culpando ainda os que tentaram ajudar a permanecerem firmes neste propósito e nessa certeza, culpam a Deus, a Igreja, inventam mil desculpas e culpados para não assumirem a incompetência e irresponsabilidade de se manterem firmes naquilo que acreditaram num primeiro momento, ser a vontade de Deus.
Não é à toa que João Paulo II disse em 1982 em Santa Catarina que o Brasil não precisava de Padres, mas de Santos!
Qual santo não foi tentado a deixar a revelação da vontade de Deus se perder dentro de seus próprios sonhos e comodismos? Citemos São Camilo que tanto relutou, Santo Agostinho que tanto relutou, São Francisco que chegava ao cúmulo de se jogar nos espinheiros para não cair em tentação!!!!
Ahhhh... Gente mole e sem firmeza em suas decisões não precisam experimentar a satisfação que a vontade de Deus proporciona numa alma que ousa fazer a VONTADE DE DEUS!.
Peçamos a Deus, irmãos a graça de sermos firmes em Deus quando percebermos que nos está sendo revelada a Sua Divina Vontade para nossa vida, para fazermos as pessoas chegarem à salvação e ao conhecimento da verdade, sem deixar de amar, ainda que com profetismo, exigindo atitude (afinal não existe amor sem atitude), sempre confiando na intercessão da sempre Virgem Maria. (Antonio Lucio de Oliveira)
Paz e fogo.
PS.: Testemunhe com seu comentário o que Deus fez em você ou tocou através deste artigo. Faça alguém crescer com seu testemunho.