segunda-feira, 1 de outubro de 2012

VIVENDO A VERDADE DE JESUS NA RCC


Você e eu fomos chamados a um carisma. 
Carisma esse, que exercemos quando dissemos sim a Jesus através do nosso chamado para a Renovação Carismática Católica.
Infelizmente, vemos um povo dito carismático, distorcendo a verdade de Jesus e até desprezando o desejo de Cristo para o movimento.
Em João 8, 32 ss a palavra nos diz: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (e já não somos mais crianças na fé, não dá mais para vivermos imaturamente). É triste ver muitos no nosso meio, vivendo as suas próprias verdades, fingindo viver a verdade de Jesus Cristo mas fazendo o que bem entende, sem nenhuma unidade. E, consequentemente, o nosso movimento tem sofrido as consequências dessa verdade distorcida.
Viver a verdade de Jesus Cristo na RCC significa ser fiel a Jesus, é viver o Senhorio d’Ele verdadeiramente, e sendo fiel a Jesus, seremos fieis ao nosso chamado, ao nosso carisma. 
A nossa fidelidade a Jesus e ao nosso movimento se percebe pelo zelo, pelo cuidado com aquilo que o Senhor nos confiou. E para eu ter este zelo preciso atualizar os meus conhecimentos e buscar a unidade, saber quais as diretrizes para movimento hoje. 
Não podemos estacionar no passado e achar que já sabemos tudo, que já fiz tudo. Mesmo porque o Espirito Santo que é o nosso fundador é movimento, é renovação, é transformação sempre...
Fico a pensar como o coração de Jesus sofre em virtude das infidelidades cometidas por um povo que ele mesmo escolheu, mas que não tem respondido a sua expectativa. É nítido perceber a falta de comprometimento, as muitas omissões vivenciadas por muitos que já foram muito beneficiados por este movimento e carisma, mas que hoje não é mais agente de transformação. Pessoas frias e abatidas, cansadas do nada.

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” Jo 14, 6ª.

Não há outro Deus, não há outra verdade.
O nosso pastor Dom Odilo disse a nós no simpósio sobre Concilio Vaticano II e as novas expressões para uma nova evangelização que os movimentos, as novas Comunidades (e eu diria aos grupos de oração) que vivem no isolamento, fazendo o que bem entendem viram seitas. Neste simpósio percebemos também que os nossos pastores esperam muito de nós, por isso precisamos ser mais comprometidos com a evangelização.
Que tal reassumirmos os nossos postos com amor e responsabilidade? 
Não é justo que depreciemos uma obra tão linda, presente de Deus para nós e para a igreja.
Oremos: 
JESUS, LIBERTA-NOS NA TUA VERDADE! Tu que és a única verdade...
Desmascara toda mentira, dissimulação e engano que o inimigo tem semeado no meio de nós, na nossa vida, no nosso ministério, na RCC.
Com a sua luz Jesus, ilumina-nos. Lava no seu sangue precioso e revela-nos toda a sua verdade. Dissimula todo engano e desunião que o inimigo de Deus tem semeado em nosso meio. Dá-nos o dom da unidade. Amem...

Gloria de Sá
Coordenadora Gr oração N. s. Cenáculo – Região Sé
Tel.: 55 11 3383 5826/5936 Fax: 55 11 3383 5950

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Unidade da Juventude


“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!”. (
Sl 133.1)

Sentinelas da Manhã, A Paz de Jesus e Amor de Maria!!!

Meu nome é Edson e participo do Grupo de Oração Jovem JUEC - Jovens Unidos em Cristo na paróquia São João Batista do Brás na Região e Setor Belém.

Quero partilhar com vocês algo muito especial para nós Juventude da Renovação Carismática Católica, que esta queimando sempre no nosso coração a palavra Unidade.

A palavra Unidade no hebraico (yahad) que significa: Unanimidade de sentimento, afeição, ser junto, se torna um ou conduta tal que devemos nos esforça sempre para existir no meio de nos, assim como vai dizer o Salmo 133:1, citado acima.

Se nos lembrarmos quando tivemos o nosso encontro pessoal com Jesus, lembramos maravilhados o Amor derramado de DEUS para conosco, e ao mesmo tempo lembramos a admiração de como fomos acolhidos pelos irmãos, não parávamos de pensar durante a semana de tudo o que tínhamos vivido e a maneira dos irmãos de viverem tão unidos, não encontramos isso em nenhum lugar, então ficávamos ansiosos para que o final de semana chegasse de pressa para nos encontrar e ficarmos unidos novamente, assim como era na comunidade dos primeiros cristãos -> "Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum" (Atos 2, 44)

Mas, quando tomamos a atitude de fazer tudo sozinho e não partilharmos com os irmãos de Grupo de Oração Jovem, Setor, Região e Arquidiocese e assim por diante começamos caminhar no caminho contrario, na qual não ensinou Jesus, e infelizmente, esse caminho contrário se tornar contagioso entre os irmãos e acabam tomando a atitude de começar fazer o mesmo.

Mas, como sabemos que uma casa dividida não se mantem de pé, ela vai titubiando e acaba caindo -> "Jesus, porém, penetrando nos seus pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo será destruído. Toda cidade, toda casa dividida contra si mesma não pode subsistir" (Mateus 12,25)

Santanas que trazer a divisão, a inveja e a intriga na qual são sinais de infantilidade e carnalidade (1 Coríntios 3.1-3), por isso Jovens hoje DEUS no convoca a viver e demonstrar a toda Igreja na prática a palavra Unidade, não somente com os lábios, mas com atitudes.

Nos como família de DEUS, devemos lutar pelo Amor e pela Unidade, pois onde reina o Amor, DEUS habita. Onde DEUS habita há união, nos temos uma grande missão, dar para aqueles que ainda não tiveram um encontro pessoal com Jesus Cristo um ambiente aconchegante, agradável e acolhedor, para os mesmos ter essa experiência maravilhosa, assim como aconteceu com você um dia.

Por isso Jovens exorto para lutarmos a todo momento pela unidade, e quebrarmos as barreiras da divisão, com toda força do Espirito Santo, saia desse discurso que somos o futuro da igreja, isso já e passado, somos hoje o presente da igreja, então amadureça na fé e tome o seu posto como Sentinela da Manhã na Igreja, no Setor e na Região que você serve e participa.

Em João 17, 22-23 Jesus em sua oração falou com o Pai "Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos: eu neles e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste, e os amaste como também amaste a mim.” Jovens sejamos humildes e reconheçamos o quanto precisamos um do outro para que o pulsar do coração de DEUS seja o nosso e assim Implantaremos verdadeiramente a Cultura de Pentecostes que é o Amor de DEUS, pela Unidade.

Eu creio que pela Unidade reconstruiremos a Civilização do Amor.

Edson Gomes (Sentinela da Manhã)
E-mail e Msn: edipai7@hotmail.com
Celular: (11) 9-8686-8874
JUEC - Jovens Unidos em Cristo (MJ) - Região BelémME DISSERAM VOCÊ É FOGO, AI EU DISSE FOGO É JESUS EU SOU SÓ O PAVIL (Autoria Edson Gomes, rs)

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

NAMORO SANTO - NECESSIDADE ATUAL

Paz e fogo, amados.
Este tema já tem sido pedido há algum tempo para que eu escrevesse sobre, e eu sempre protelei por ser um tema que não se encerra nesse artigo, mas abre horizontes para novos conteúdos, inclusive dos irmãos(ãs) que leem estas linhas.
Não quero ser moralista, nem tampouco quero ser indiferente às contradições à Sagrada Escritura no que diz respeito ao tema em questão.
Quem já viu meu testemunho, sabe que venho de uma vida de promiscuidade tamanha a ponto de perder quase toda a dignidade humana quando eu vivia a prostituição em sua totalidade.
Hoje em dia, a juventude é adiantada em tudo, menos em Deus quando não se tem a base religiosa necessária para uma semente do Evangelho brotar na vida. Muitos de nós podemos verificar que a mídia contribui muito para essa precocidade da sensualidade, do erotismo...
Isso afeta diretamente nos namoros de hoje em dia.
Me recordo que antigamente se pedia para o pai e para a mãe da moça a "pretendida" em namoro.
Hoje, isso é considerado um retrocesso, algo que desrespeita o avanço e a modernidade. Ofende a sabedoria daqueles que estudam.
O namoro perdeu seu verdadeiro sentido.
Hoje namoro virou "ficar", "estamos juntos", "estamos saindo"... E por aí vai.
Não se namora com os olhos voltados para o futuro com os pés fincados firmemente no hoje.
Vive-se o momento. Basta ser feliz no momento.
Esse não é o projeto de Deus para nós, irmãos!
Namoro não foi feito para conhecermos os corpos das pessoas, irmãos. Namoro é tempo de plantio para um casamento! Pois casamento é um namoro que deu certo!
Não se namora para conhecer, mas conhecemos o outro para namorar.
Como se dá isso?
Sabemos quem é a pessoa, nos tornamos um amigo(a) da pessoa em questão, aprendemos a conhecer seus ideais, sonhos, família, relacionamento familiar, estudos, trabalho, enfim, procuramos nos identificar com a pessoa, procuramos nos "encaixar" nela quando aparece o interesse, o gostar de fulano, beltrano ou cicrano.
Assim é o processo normal que Deus quer, irmãos.
Na Bíblia não aparece a palavra "namoro". Mas nos revela fatos que nos dá a entender o "namoro" propriamente dito.
Em Gênesis 29, acontece de Jacó ir à Betel, e, saindo de lá, estava em CAMPO ABERTO.
Sempre o interesse por outra pessoa acontece quando estamos com o campo do nosso coração ABERTO.
Jacó vê Raquel, filha de Labão, tio de Jacó por parte de mãe e se apaixona.
Antes de s casar com ela, acontece um fato inusitado: Jacó tem que trabalhar sete anos DE GRAÇA para, então, casar-se com Raquel, e ainda é enganado pelo sogro e casa-se com a irmã, que é mais velha que Raquel... Depois de uma semana após reclamar do engano, então, finalmente  casa-se com Raquel...
Mas entenda no Espírito... Jacó teve 7 anos antes de namorar e casar-se com Raquel... Teve a chance de conhecer Raquel antes de se relacionar com ela. Foi amigo dela com certeza... Percebeu alguns dos defeitos dela... Irmão(ã), antes de um namoro, precisa-se ter a bênção de Deus como Jacó, se comprometer com Deus antes de qualquer atitude, assim como Jacó agiu  depois sim, encontrou Raquel pastoreando ovelhas.
Tudo o que Deus nos tem preparado em nossa vida, irmãos, tem um processo ordenado, sem tropeços ou atropelos de etapas para acontecer em nossa vida!
O namoro santo, quem faz acontecer somos nós, com a santidade e sinceridade de nosso coração para com DEUS e não com a pessoa!
A pessoa está em segundo plano! E assim, em segundo plano, não pensamos em SER feliz, mas em FAZER feliz o outro.
Queremos agradar a Deus com nossas atitudes com um templo vivo do Espírito Santo que o próprio Deus nos confia!
O namoro santo começa no coração de Deus em oração, passa pela aprovação de Jesus na adoração, na intimidade, para depois começar a fluir naturalmente entre AMBOS, no desejo de fazer o sentimento dos dois se encontrar primeiro no coração de Jesus, para depois nascer uma conversa entre os dois...
Ambos buscam essa confirmação num tempo de oração/conhecimento, processo que varia de pessoa para pessoa, mas faz entender COM O TEMPO que a vontade de DEUS está unindo a ambos e ambos terão o desejo de chegar ao altar (sem exagero!), já não queremos um namorado(a), mas um(a) esposo(a)!
O tal do namoro santo, zela então, pela SANTIDADE do relacionamento!
Namorar alguém na santidade não nos dará direito então de uma relação sexual antes do matrimônio!
Namorar alguém na santidade não nos dará direito de carícias ousadas, mas de carinhos respeitosos, cheios de ternura  cuidado para não provocar os hormônios um do outro, pois o namoro SANTO, buscará a SANTIDADE do ALTAR quando vier o MATRIMÔNIO!
Namorar alguém na santidade, não nos dará o direito de dormir na mesma cama com um(a) namorado(a)!
Namorar alguém na santidade nos garante o DEVER de plantar a felicidade conjugal conhecendo o CORAÇÃO da pessoa e não o CORPO dela ou dele!
Namoro não é casamento, irmãos!
Casamento, matrimônio pode e tem que ser um eterno namoro!
O que se conhece num namoro é o coração da pessoa, se conhece as intenções, projetos, sonhos do outro...
Namoro santo, amados(as), coopera com a santidade de quem estiver conosco, quer homem ou mulher, um ajuda o outro a caminhar com Deus para um dar estrutura ao outro no momento da fraqueza, para que não hajam quedas ofensivas à santidade do outro.
Que me perdoem os irmãos que acham que namorar é ficar beijando, agarrando, esfregando-se (até na fila da comunhão!), mas pega-se na mão, beija-se na boca, abraça-se, conhece os sentimentos, passeia, visita família, CONHECE A FAMÍLIA um do outro, evita-se lugares que cooperam para que aconteça intimidade além dos limites que Deus estipulou no sexto mandamento.
Quem ama, sabe esperar o tempo certo de Deus que é amor.
Namorar com santidade ou ter um "namoro santo", irmãos, é fazer o outro contemplar a eternidade a cada olhar, gesto... É plantar o céu no coração do outro... É cultivar o amor que está nascendo para dar frutos de eternidade no matrimônio... É fazer o outro sonhar com os pés no chão e coração em Deus que casamento não é inferno nenhum, mas um céu plantado e cultivado no namoro...
Namoro santo nos conduz a Deus e não ao corpo do outro.
Nos leva ao Sacrário e não a uma cama de motel ou no esconderijo da casa sem ninguém.
Nos torna um ostensório ambulante da vontade e presença de Jesus que carregamos conosco.
Nos faz acreditar que renunciar-me a mim mesmo não é peso, mas é graça de Deus para agradá-Lo na pessoa do outro.
Namoro santo é uma dádiva de Deus para os fortes, corajosos, forjados no desejo de ser santo e tornar o outro santo também.
Namoro santo é matéria prima que Deus usa para criar um MATRIMÔNIO SANTO!
Vivi isso com minha esposa...
Por isso somos um casal abençoado, feliz, imperfeito, que traz Deus para o centro das atenções minha e da minha esposa  de quem frequenta nossa casa.
Meu matrimônio É um NAMORO SANTO que deu certo.
Vivamos a santidade no namoro e saberemos vivê-la no matrimônio.
Paz e fogo!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

É PRECISO PERSEVERAR!


Meu nome é Yasmin participo do Grupo de Jovens Eis-Me Aqui na Paroquia Santo Antônio do Pari.
Já vai fazer três anos que estou no Eis-me aqui e quando você está no começo da caminhada, tudo é maravilhoso e sempre uma novidade a cada sábado.
Todos os dias você está em oração e tem aquela coragem de se ajoelhar diante do Senhor, conversar com Ele mesmo.
É um momento tão magico, tão alegre!
É uma emoção que não consigo explicar.
Aí, com o passar do tempo, Jesus vai mostrando qual é o próximo passo que você tem que dar para continuar na missão, como aconteceu comigo.
O primeiro ministério foi o de dança onde continuo até hoje e o segundo é a intercessão.
Assumi os ministérios que o Senhor me confiou. Fui de cabeça, fui sem medo.
Mas num certo momento da vida, sempre você para.
Você tem aquele momento de insegurança... Quando você chega nesse momento, parece que tudo vai desmoronar em sua cabeça, tudo começa a dar errado e você já não sabe o que fazer.
Sempre falam que nesses momentos da vida você tem que procura mais a Deus, se ajoelhar no seu quarto ou ir à Igreja contemplar Jesus sacramentado, pedir sua misericórdia sobre essa tempestade que está sobre sua vida.
Eu digo que, quando bate esse desânimo na fé, eu penso em tudo.
Penso em sair do grupo, penso em me afastar de tudo e de todos... Se pudesse, eu sumiria da face da terra.
Sempre penso em me ajoelhar diante de Deus, mas passam várias coisas e acabo não fazendo isso.
O que nós jovens temos que guardar no coração é que, quando vierem as tribulações, é aí que Deus está conosco! Nos momentos de alegria e nos momentos de dificuldades.
Eu penso que os momentos de dificuldade vêm de nós mesmos, colocamos muitas coisas acima da vontade do Senhor e não deixamos Ele fazer morada no nosso coração.
As dificuldades vêm pra ver até onde aguentamos, até onde vai a nossa fé pra ver se aprendemos e paramos de fazer coisas erradas.
Tenho que renunciar as coisas que me afastam de Deus, tenho que parar de olhar para trás e não ter medo dos caminhos de Deus!
O que é meu está escrito nos céus. Só basta acreditar e esperar o tempo certo.
Tudo tem seu tempo!!! Amém

Nome: Yasmin Dos Anjos Silva
Grupo de Oração Jovem: Eis-Me Aqui
Paroquia: Santo Antônio do Pari