quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sou RCC! Conheço o movimento!


 Irmãos, paz e fogo.
Eu fui agraciado por Deus em ser chamado ao ministério de pregação e há 4 anos e meio vivendo somente da missão. Tive a graça de percorrer diversas realidades, ajudar alguns grupos de oração - células mãe do movimento - , eventos, aprofundamentos, formações de ministérios, em especial o de pregação.
Deus me concedeu a graça de conhecer realidades fora da capital de São Paulo, até em outros estados.
Não me considero melhor e nem pior do que ninguém, mas reconheço humildemente que já caminhei um pouquinho.
Percebo irmãos que muitos ainda não entenderam o movimento, ainda que já estejam inseridos na realidades de grupos de oração há algum tempo.
Por exemplo: Num grupo de oração num bairro próximo de onde eu moro, fui chamado a pregar e orar com o grupo por cura e libertação. Segundo a pessoa que me chamou (ex coordenador do grupo), o grupo tem mais de 30 anos de existência. Quando eu disse a ele que estaria em formação no final de semana seguinte ele simplesmente perguntou a mim com muita surpresa: "- Mas você ainda faz formação? Precisa?".
Irmãos, esta pergunta me chocou muito e ao mesmo tempo me preocupou de tal forma a ponto de pensar num artigo como este.
Como alguém que já caminha no movimento, já até como liderança nos faz uma pergunta como essa?
Até que ponto é o limite para se participar de uma formação dentro de um movimento como a RCC?
Nem o RHEMA desse ano aquele grupo sabia, gente!
Isso porque se vai em reuniões mensais regionais e setoriais! As lideranças talvez tenham sua parcela de culpa - TALVEZ? - e, até por isso se reflete naqueles que precisariam de um pastoreio mais eficaz e próximo, como nos sugere o RHEMA deste ano, já postado e comentado num dos artigos deste blog.
Desconhecimento? Relaxo?
Como denominar coisas assim?
Sem contar outras realidades onde percorremos e achamos um grupo de oração descaracterizado de sua identidade, onde se canta muito, dança muito e não se prega nada, ou ainda, se prega muito, canta muito e ora-se pouco...
Bem, o nome deduz que é um grupo onde se prioriza a oração. GRUPO DE ORAÇÃO...
Nossa identidade tem como base a experiência com o "Batismo no Espírito Santo", ou, como nos sugere a CNBB num de seus documentos muito antigo: "EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO".
Poucos grupos de oração na atualidade priorizam nossa característica maior: BATISMO NO ESPÍRITO SANTO.
Limitam-se a músicas do Espírito Santo, com um pedido ou invocação muito intimista, onde a pessoa que conduz ou anima o grupo, quase entra em êxtase espiritual, glória a Deus! Mas a assembléia não é envolvida e, por isso, não experimenta como a pessoa que anima, não abre a boca muitas vezes, cruza os braços porque não entende o que está acontecendo, tenta até entender, mas não é envolvida naquela animação. Conclusão: Ela não volta ao grupo ou não permanece no grupo, pois não conseguiu experimentar a graça que o animador(a) estava experimentando!
A gama de informação que temos hoje através da tecnologia nos sugere um povo intelectualizado demais e, por isso, acabam por não atingir essas pessoas.
Resultado: As pessoas não entendem o que acontece num grupo de oração e, consequentemente, não quer saber de envolvimento, proximidade, e - o que é pior - muitas vezes seguem dizendo que o movimento é protestantizado, herético (já ouvi isso de um ex-servo de grupo!), confuso, sem fundamentos, desobediente à Santa Igreja... Se não fosse trágico eu daria boas gargalhadas desses que falam estas coisas! Pois um movimento com escritório no Vaticano, ao lado de Bento XVI, supervisionado e aprovado pela Congregação para a Doutrina da fé, desobediente à Igreja?? Comentário ridículo!
Sinal de que não conhecem o movimento, não vão à formação e, quando vão, não exercem o que foi passado! Como mostrar a verdadeira face do movimento, sua estrutura se não é testemunhado pelos que participam de forma tendenciosa ou de má vontade?
Se dizem "servos" de um grupo de oração, que, consequentemente, se torna servo do movimento e por causa desses comentários estapafúrdios, denigrem o movimento, acabam por exercerem de forma errônea os carismas, deturpam o Batismo no Espírito Santo, criticam coordenações em todas as suas hierarquias, abusam dos carismas!
Aí, aparecem Sacerdotes que, acertadamente, pedem discernimento - um dos carismas do Espírito Santo - aos que fazem estas coisas, cobram uma postura correta diante do que recebem, e depois os "servos" saem falando que os padres estão perseguindo o movimento! Tenho consciência de que existem Sacerdotes que perseguem por não aceitarem a identidade do movimento, mas isso é entre eles e Deus depois! Quanto a nós temos que testemunhar o que recebemos, garantir a integridade da identidade do movimento com zelo, participação efetiva nos eventos, formação contínua, exercício dos carismas de forma coerente e concernente ao movimento, como o mesmo nos ensina...
Isso é ser CARISMÁTICO!
Confundem ousadia no Espírito com abuso espiritual!
Existem coordenadores que escandalizam o movimento, existem lideranças desobedientes ao movimento, existem pessoas que se dizem do movimento, mas não entendem a essência do movimento e preferem se acomodar em suas idéias errôneas e antiquadas a respeito do movimento e permanecem em conceitos ridículos, sem acompanhar a evolução do movimento dentro da história! Conheço coordenadores de grupos de oração que estão há mais de dez anos à frente de um grupo de oração com 5, 6 pessoas e ali, o mesmo anima, conduz oração e prega!
E se diz carismático.
É esse tipo de gente que denigre o movimento.
Coordenadores de grupo de oração que fazem dos mesmos, um momento só de confraternização, encontro entre amigos - visto que uma de nossas características essenciais é a vida comunitária - e só, sem a identidade da efusão do Espírito Santo, sem momentos de oração que envolvem o povo a experimentar a mesma efusão.
Colocam uma adoração ao Santíssimo (ótimo!), que toma o tempo do ciclo carismático, perde-se o foco do Batismo no Espírito para uma procissão com o Santíssimo Sacramento - que poderia ser feito em outros momentos com maior tempo hábil para a assembléia adorar o Senhor - descaracterizando a identidade do grupo de oração, desvirtuando assim, a função do mesmo que é a manutenção do Batismo no Espírito dentro de uma experiência de oração - que anda escassa hoje em dia.
O grupo acaba pagando um preço muito alto por isso. Esvaziamento, perda do sentido, pois mecaniza a exposição do Santíssimo, que não há o tempo necessário para esclarecer o povo de que o foco de Jesus Eucarístico exposto é Jesus exposto e não um repouso no Espírito (autêntico e não fingido!), uma libertação (quando acontece, pois hoje em dia virou teatro para alguns)... Com isso, a assembléia cai na tentação de uma adoração superficial, sem essência, mecanizada, sem zelo, pois não se ficam muitos em adoração Àquele que é exposto de forma zelosa, mas andando para lá e para cá, ajoelham-se por alguns minutinhos e já se levantam, olham celulares, mandam sms (já vi isso num grupo de oração que tem por característica a procissão com o Santíssimo Sacramento, vão para a porta da Igreja ver o movimento da rua, impõem as mãos sobre as pessoas de forma desleixada, pois impõe-se as mãos numa direção e olha-se na outra, sem atenção nenhuma sobre a pessoa sobre a qual se impõe a mão...
Outros grupos de oração, lamentavelmente, quem manda nele é o Padre...
Gente, o movimento é laical! De leigos! Não sacerdotal.
Devemos o devido respeito e obediência ao nosso sacerdote, pároco... Isso é óbvio. Mas daí a estar regendo o grupo de oração, impondo a descaracterização do mesmo, fugindo de sua essência renovadora onde as pessoas não têm a experiência da Efusão do Espírito Santo, não se encontram com Jesus vivo e ressuscitado, por que?
É lamentável o que acontece com o descaso dentro do próprio movimento com os diversos ministérios...
Quando é formação, 27 pessoas servindo a 6 pessoas fazendo a formação...
Fala que é avivamento.
Aparece os ministros de oração por cura e libertação que faziam tempo que nem sequer davam as caras no Grupo de oração! Aparecem os mais diversos intercessores que há anos não aparecem nas formações!!!!
Esquecem-se muitas vezes da identidade da RCC...
Não fazem ciclo carismático porque as orações do Cerco tomam todo o tempo...
E detalhe: A devoção citada, tem a característica de chamar a atenção das pessoas e lotam o grupo nesses 49 dias, parece que depois deste Cerco a coisa vai e o grupo cresce... Mas... Na 8ª semana... O grupo está vazio novamente...
As pessoas estão com má vontade, de coração fechado... Sim, até concordo com estas observações, mas chamo esta intenção de fazer o grupo crescer com um Cerco de Jericó de:
FALTA DE UNIDADE COM O MOVIMENTO QUE GERA ARTIFÍCIOS QUE NÃO DÃO CERTO PORQUE NÃO FAZEM PARTE DA IDENTIDADE E ESPIRITUALIDADE DO MOVIMENTO RCC!
Inventam as "Missas de Cura e Libertação" no dia do grupo de oração e a Igreja enorme fica até pequena com o excesso de contingente!
Divulgam o grupo na hora dos recados!
E no dia do grupo.... Tchã-ram! V A Z I O de novo!
Não existe esta terminologia de Missa de cura e libertação!
TODA A MISSA É CURADORA E LIBERTADORA!
Tem Jesus lá!
A RCC não esfriou! A RCC continua FIRME! Mais firme do que nunca!
Carismático é aquele que se esforça em estar presente onde está o movimento: CONGRESSOS, ENCONTROS DE FORMAÇÃO, OFICINAS, APROFUNDAMENTOS...
Pois estando lá, sabe da essência do movimento, o que o mesmo está fazendo, quais as metas, direcionamentos, moções proféticas...
Claro que não adianta a pessoa ir num evento desses e não querer colocar em prática o que nos foi dado como direcionamento para o movimento ao qual fazemos parte.
E nem adianta a hipocrisia de dizer que a realidade é outra, que se concorda em partes, discernir o que já foi discernido pelas pessoas ESCOLHIDAS POR DEUS, dizendo que isso pode ter vindo da humanidade da pessoa...
Conhecer para falar é imprescindível! Senão caímos no julgamento injusto e sem fundamento!
Isso sem dizer de muitos que não aceitam a evolução, a atualização do movimento e preferem viver conceitos ultrapassados, desatualizados que evoluíram com a história! Tenho encontrado a muitos assim.
Também tem aquela desculpa esfarrapada de coordenador que não se empenha pelo grupo e se conforma com algumas ovelhinhas (gordas) que só esquentam banco na Igreja, não se comprometem com nada há anos, que não deixam o Espírito Santo agir de maneira nenhuma engessando a ação do Espírito Santo numa organização esdrúxula, onde o que ELES FALAM tem mais valor que o que DEUS QUER FALAR! Que absurdo!
Deixam o ciclo carismático de lado para fazerem certas exortações à assembléia que tem sede da ORAÇÃO que o nome sugere: GRUPO DE ORAÇÃO.
Trazem pregadores com temas absurdos que nem cabem na realidade do grupo e nem muito menos, das pessoas que ali frequentam, muitas vezes, até para "mandar recados" para pessoas da assembléia, para servos... Gente que é isso?
Temas para formação! Dão até formação dentro do grupo de oração!
Pregação de grupo de oração tem que ser QUERIGMÁTICA, APRESENTANDO UM JESUS VIVO, ATUANTE QUE EDIFICA A VIDA DAQUELES QUE ESTÃO CAÍDOS NO MEIO DO CAMINHO!
Em grupo de oração não se dá formação para lançar fardos de regras em cima das pessoas participantes, mas APRESENTAR JESUS, não a si mesmo, mas a JESUS, que salva, cura e liberta, mas não apresentar um Jesus cheio de regras para um povo que nem catequizado foi, muitas vezes...
Pregador prega. Formador forma. Intercessor intercede. Coordenador administra.
Cada um fazendo as coisas como a RCC nos ensina em suas formações, as quais eu procuro fazer todas na medida em que posso, as coisas fluem.
Se todos começarem a viver a essência da RCC, começaremos a ver o mesmo que aconteceu há mais de 40 anos atrás... Uma NOVA AURORA DA IGREJA, como dizia saudoso João Paulo II à RCC.
Se todos que se dizem "carismáticos", envolvidos e comprometidos com o movimento começarem a viver a essência da RCC, veremos os grupos lotarem novamente e gente vindo para se encontrar com Jesus e não com pregadores de nome, pois o Espírito é o mesmo!
Não pela banda "A", "B" ou "C", pois o Espírito sopra num violão e num microfone como numa banda completa...
Veremos as multidões que Jesus trazia para o Reino, voltarem pois, o Cristo tem que crescer e nós temos que diminuir!
Voltemos à essência! Vale a pena e tenho contemplado milagres quando vou para as formações e Congressos, com essência, espiritualidade e identidade da RCC, com qualidade e UNÇÃO!!!!
SOU RCC! SOU CARISMÁTICO! EU CONHEÇO O MOVIMENTO AO QUAL PARTICIPO DENTRO DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA!
Paz e fogo.
Seu servo e irmão em Cristo, Antonio Lucio.

IMPERDÍVEL!!!

ÀS 50.000 IGREJAS