segunda-feira, 4 de março de 2013

HUMILDADE É A FERRAMENTA

Paz e fogo, amados(as). Vejam, estas frases:

"Simular humildade é ser soberbo." (Santo Agostinho)
“Quanto mais te deixares enraizar na santa humildade, tanto mais íntima será a comunicação da tua alma com Deus”. (Padre Pio)

Sabe, irmãos, eu tenho percebido que esta palavra "humildade" vem perdendo sua importância e seu verdadeiro significado no decorrer dos tempos, dentro e fora da Igreja...
Quando falamos em humildade, estamos falando que algo que deriva do significado e origem da palavra que vem do solo, algo fecundo que vem da terra e faz a planta colher, pela raiz, os minerais necessários para sua sobrevivência.
Estamos falando de uma virtude que anula muitos pecados em nós e que é ferramenta valiosa  no que quer que façamos ou almejemos no decorrer da nossa história...
Santo Agostinho nos ensina que a "... humildade é a chave que abre o coração de Deus...".
Hoje em dia nós percebemos dentro e fora do âmbito religioso a perca do sentido desta palavra, que muitas vezes tem a conotação da primeira frase de Santo Agostinho já citada.
Muitos fingem ou simulam uma humildade que não existe!
Com suas cabeças baixas olhar simplório escondem dentro si as maquinações que almejam desde cargos profissionais a "cargos religiosos"!
Isso é sério!
No que diz respeito à vida profissional, creio que a ambição de crescimento pessoal é até compreensível - percebam! -compreensível, pois todos queremos um algo a mais em nosso trabalho, contanto que, de forma cristã, saibamos dominar a ambição e conquistarmos nosso lugar ao sol, mas isso não é o foco. O foco é a segunda dimensão da coisa: Âmbito religioso!
Fico escandalizado quando percebo que pessoas querem cargos para se auto-promoverem dentro da Igreja, visto que é um serviço de governo o que se presta quando temos um "cargo" - se assim podemos chamar - dentro da Igreja onde quer que seja.
Irmãos, a humildade nos coloca no nosso devido lugar!
Nos faz sempre querer a auto-promoção do outro e a nossa pois quem promove é Deus!
Tenho testemunhado isso em meu ministério com fatos e acontecimentos que, muitas vezes, me constrangem diante das pessoas, pois vejo a ação de Deus e a incompreensão das pessoas.
Santa Terezinha tem uma frase onde ela fala que se buscarmos o último lugar evitaremos brigas desnecessárias, pois ninguém quer brigar pelo último lugar, mas pelo primeiro.
Quanto mais somos pessoas de oração, que ficam aos pés do Salvador e ali se deixam encontrar por Ele, tanto mais nossa intimidade nos colocará o semblante humilde por excelência de Nosso Senhor Jesus!
É a Ele que servimos! Toda e qualquer posição que temos na vida nos foi permitida por Ele, mesmo que de forma ilícita, logo cai a máscara de quem ali se firmou sem a santa humildade, sem se deixar moldar pelos padrões humildes do Divino Mestre.
Quantos não tem a dificuldade de ouvir a Deus, por falta de humildade!
Ouvimos, muitas vezes, nossas vontades e anseios, queremos conformar ao nosso bel prazer, alimentando nosso "alter-ego" e, de forma interesseira, dizemos que Deus falou isso ou aquilo, colocando palavras na boca de Deus, forjando uma vontade "divina" que não existe ou então, quando é contrário ao nosso querer, que deixa nosso ego sem alimento, dizemos que não é vontade de Deus ou coisa que se valha! Colocamos em xeque e desconfiança a unção dos irmãos!
Eu, sinceramente não sei o que é pior nessas duas formas de enxergar uma falta de escuta a Deus.
Humildade sempre é a ferramenta certa para se ouvir a Deus e não a nós mesmos que somos corruptíveis ao extremo, somos passíveis de erro, amados... Não temos como fugir disso e a humildade é a ferramenta divina que nos protege contra tais erros, nos colocando aos pés de Jesus e aprendendo Dele o que se faz ou deixa de fazer...
Muitas vezes, é preciso deixar o outro perceber que ali não é o lugar dele saindo da frente dele e ajudando-o a desempenhar - e bem! - o papel que se está assumindo, e quando ELE perceber que ali não é o lugar dele, dar o devido respaldo para que ele não se deixe vencer pelo abatimento!
Isso é humildade amados!
Humildade é ferramenta que nos faz atentos ao que o outro está fazendo e recolhendo os frutos do que se está fazendo perceber o divino fruto aparecendo naturalmente sem duvidar da unção alheia!
Humildade é ferramenta que nos coloca em unidade, pois percebemos que unidos podemos sempre ir mais longe do que quando fomos rápidos demais, chegando na frente dos outros!
Humildade é ferramenta que nos coloca no patamar que nos é cabido e não no patamar que só cabe a Deus!
Humildade é ferramenta poderosíssima que nos protege da soberba de achar que as coisas só acontecem se EU estiver ali!
Humildade é ferramenta que nos torna agradáveis a Deus e aos irmãos, fazendo acontecer uma união de forças e não dispersão de almas!
Humildade é ferramenta agradável a Deus pois Ele sempre encontrará uma alma dócil para ouvi-Lo.
Humildade é ferramenta imprescindível para a busca de uma autêntica santidade, pois nos coloca no lugar que é nosso: O último, pois os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos, vai dizer Jesus no Evangelho.
Humildade é ferramenta que nos faz agradáveis companhias de quem quer que seja e acabamos por querer ficar sempre perto destas pessoas humildes e sugar dela essa matéria prima tão valiosa na construção de nossa trajetória à eternidade...
Humildade é ferramenta que nos faz olhar de baixo para cima e não de cima para baixo!
Ah, se aprendêssemos de Jesus a sua lição..."Vinde a mim todos vós que estais cansados sob o peso do fardo e eu vos aliviarei. Vinde a aprendei de mim porque sou manso e HUMILDE de coração, pois meu jugo é leve e meu fardo é suave..." (Cf Mateus 11, 28-30)
Ah, se aprendêssemos da Santíssima Virgem Maria sua lição: "... porque olhou para sua HUMILDE serva..." (Cf. Lucas 1, 46-56)
Ah se aprendêssemos do grande Cavaleiro de Assis, Francisco: "Ó Mestre, fazei-me instrumento de vossa paz..." ou ainda a famosa frase: "Preguem o Evangelho a toda a criatura, e se NECESSÁRIO, usem as palavras..." mostrando que o Evangelho é a melhor pregação quando vivido em Sua essência, portanto, vivendo como Jesus viveu e ensinou...
Ah se aprendêssemos de Bento XVI que, quando estamos diante de Jesus de forma total, percebemos sempre que alguém pode fazer melhor o que não conseguimos mais fazer por causa de nossas incapacidades físicas, espirituais ou mesmo naturais...
São muitas as lições de humildade que eu poderia ainda citar aqui, mas encerro este artigo com a citação de madre Tereza de Calcutá: "Eu sou somente um lápis nas mãos de Deus e quem escreve é sempre Ele..."
O lápis, humilde, pode-se apagar quando se erra...
A caneta, soberba, deixa sempre um borrão ao tentar apagar sua escrita...
O lápis, humilde, se deixa apontar até se gastar por inteiro nas mãos de quem o utiliza para escrever com ele...
A caneta, soberba, não se deixa apontar e quando se acaba a tinta não serve para mais nada a não ser reciclagem, pode estourar a um esforço ou mau funcionamento...
É preciso aprender a humildade do lápis com Madre Teresa de Calcutá....
Paz e fogo amados...
Seu servo e irmão em Cristo, Antonio Lucio...
(Que tua Cruz, Jesus, seja o pódio onde eu ganhe o prêmio da ressurreição - Antonio Lucio de Oliveira)

IMPERDÍVEL!!!

A Intercessão dos Santos do Céu é Bíblica?