quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PROTAGONISMO JOVEM NA IGREJA

Amados, paz e fogo.
Me pediram para escrever um artigo sobre o protagonismo jovem dentro da Igreja.
Comecemos pelo significado da palavra protagonismo.
Protagonismo é: 
1 - Desempenho do papel de protagonista 
(de peça teatralfilmesérie televisivalivro,
etc.).
2 - Qualidade do que se destaca em 
qualquer acontecimentoárea ou situação 
(ex.: o atleta obteve um protagonismo
inesperado).
Portanto, irmãos, um papel principal dentro de um evento onde todos ou uma grande massa vêem e o mesmo se destaca pelo desempenho. 
Com a Jornada Mundial da Juventude no Brasil, a juventude brasileira ganhou um destaque
que sempre teve dentro da Igreja, mas talvez, pouco divulgado de forma conveniente, ou mesmo, quando falado - convenhamos - muitas vezes com indiferença ou desconfiança, porém, a JMJ (prefiro abreviar, se me permitem) veio e deu um "BUM" no papel do jovem dentro da Igreja.


Disse Papa Francisco: "A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios."
"De forma especial, queria que este mandato de Cristo -“Ide” - ressoasse em vocês, jovens da Igreja na América Latina, comprometidos com a Missão Continental promovida pelos Bispos. O Brasil, a América Latina, o mundo precisa de Cristo! Paulo exclama: «Ai de mim se eu não pregar o evangelho!» (1Co 9,16). Este Continente recebeu o anúncio do Evangelho, que marcou o seu caminho e produziu muito fruto. Agora este anúncio é confiado também a vocês, para que ressoe com uma força renovada. A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam! Um grande apóstolo do Brasil, o Bem-aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas dezenove anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido!"
"A última palavra: para servir. No início do salmo proclamado, escutamos estas palavras: «Cantai ao Senhor Deus um canto novo» (Sl 95, 1). Qual é este canto novo? Não são palavras, nem uma melodia, mas é o canto da nossa vida, é deixar que a nossa vida se identifique com a vida de Jesus, é ter os seus sentimentos, os seus pensamentos, as suas ações. E a vida de Jesus é uma vida para os demais. É uma vida de serviço. São Paulo, na leitura que ouvimos há pouco, dizia: «Eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível» (1 Cor 9, 19). Para anunciar Jesus, Paulo fez-se «escravo de todos». Evangelizar significa testemunhar pessoalmente o amor de Deus, significa superar os nossos egoísmos, significa servir, inclinando-nos para lavar os pés dos nossos irmãos, tal como fez Jesus."
"Ide, sem medo, para servir. Seguindo estas três palavras, vocês experimentarão que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe alegria. Queridos jovens, regressando às suas casas, não tenham medo de ser generosos com Cristo, de testemunhar o seu Evangelho. Na primeira leitura, quando Deus envia o profeta Jeremias, lhe dá o poder de «extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar» (Jr 1,10). E assim é também para vocês."

Amados, quero informar que o chamado jovem dentro do serviço de Deus sempre foi algo muito presente.
Deus sempre gostou de chamar-nos enquanto jovens.
Basta olharmos para o chamado de Samuel, que, ainda jovem foi chamado no templo, nem conhecia a voz de Deus, pois era acostumado a ouvir somente o velho e cego Eli (Conf. I Samuel 3, 1-18).
Se olharmos o chamado de Davi, também perceberemos que ele foi chamado bem jovenzinho... (Conf. I Samuel 16, 1-13).
Analisemos o chamado de alguns santos da Igreja como São Domingos Sávio, São Tarcísio, Santa Terezinha do Menino Jesus, que deveriam ser exemplos para muitos jovens dentro da Igreja... 
Mas, vejam bem, se tratamos de protagonismo jovem dentro da Igreja, significa que o jovem tem um papel principal dentro desta Igreja que, talvez, ainda não foi tomada a sério, ou quando assumida, é de forma relapsa, sem seriedade, sem compromisso, ou mesmo de qualquer jeito.
Não generalizo, pois tem muito jovem engajado seriamente dentro da Igreja que são exemplos para muitos adultos relapsos que se acham donos da Igreja, barram o serviço jovem e até com padres têm encrenca e discordância que geram um desconforto tal dentro de uma comunidade que acaba desestruturando todas as pastorais, quando não gera até um afastamento do sacerdote. Conheço comunidades onde isso aconteceu.
Ouvi uma música num encontro de jovens que dizia que o lugar da "molecada" é na Igreja.
Concordo com o teor desta canção. Lugar de jovem é dentro da Igreja.
O problema que este protagonismo jovem, esse lugar de destaque juvenil, esse desempenho de papel principal dentro da Igreja, nestes últimos tempos, tem encontrado uma barreira impressionante chamada "PAIS".
Pasmem! Os pais, muitas vezes acham ruim dos jovens serem engajados dentro de uma comunidade, por falta de costume, por achar desnecessário todo esse empenho, por achar exagero, e por aí você que está lendo estas linhas pode imaginar as mais diversas motivações que fazem de um pai ou uma mãe barrar uma vida comunitária de um de seus filhos, desmotivando, criticando, colocando empecilhos... Lamentável, mas um fato real.
Culpa dos pais? Talvez em parte, mas não de toda. Pois analisemos todos os ângulos da situação: Violência do bairro, criação dos pais, zelo pelo crescimento dos filhos, preocupação com o desenvolvimento... Enfim, vários fatores têm de serem levados em consideração, porém, nenhum destes motivos se justificaria se o testemunho destes jovens, protagonistas dentro desta Igreja existisse ou fosse incentivado pelos formadores, já seria o grande motivo dos pais serem convencidos de que o lugar dos jovens é na Igreja e não nas baladas!
Conheço mães que me disseram há tempos atrás que pagavam ingressos num show secular mas não apoiava a decisão de uma de suas filhas para experimentar a vida religiosa e discernir sua vocação.
Os pais, como educadores, deveriam apoiar, principalmente nestes tempos a vocação religiosa de seus filhos ao invés de criticarem a ausência de padres!
E a consequência: Os filhos não vêem tal exemplo, não são motivados a terem uma vida assim, de investimento vocacional, sendo condicionados a uma experiência isolada de encontros - que muitas vezes desvirtuam ainda mais a juventude! - onde Deus, por incrível que pareça, não consegue atingir, na maioria das vezes o coração deste jovem para uma vocação, uma vida intensa com Deus... Pelo contrário! Quer atrair o jovem com um monte de entretenimento! Piscina, jogo de futebol, "balada católica"... O sentido se perde, e com ele também a vontade de ter uma vida mais comprometida de protagonista e acaba sendo apenas um coadjuvante... Triste.
O mundo secular, inspirado por satanás,  tem atrativos para essa juventude e faz dela uma marionete em suas mãos, tirando das mãos desta geração jovem o protagonismo e tornando um plano, talvez secundário, ou quem sabe, terciário de um jovem que deveria ter o desempenho principal, lembrando que todos vamos envelhecer um dia!
Quem deverá tomar partido naquilo que nossa idade não mais cooperar conosco no que diz respeito às atividades laicais na Igreja?
Quem assumirá as vocações que Deus tem "barradas" pelo descompromisso desde os pais até os filhos, transbordando nos netos e assim, a juventude se afasta cada vez mais do protagonismo para viver uma vida de coadjuvante, onde a indiferença, o relativismo, o secularismo, o sincretismo religioso, entram "com a sola do sapato" na vida da juventude, não são combatidas, mas muitas vezes, apoiadas, incentivadas, motivadas...
Aí, irmãos, o protagonismo jovem dentro da Igreja acaba sendo focado para fora dela!
Vemos a maioria dos crimes protagonizados pelos JOVENS!
Cada vez mais novos, cada vez mais violentos, cada vez mais incrédulos, cada vez mais inconsequentes, irresponsáveis, relapsos, desligados de si mesmos para serem "antenados", "descolados" neste mundo "moderno"... 
Antenados no mundo! Seria bom isso se o "descolado" não fosse DESCOLADO DA IGREJA, DO SAGRADO!
Repito: NÃO SÃO TODOS OS JOVENS ASSIM!
Pois graças a Deus, tem surgido em alguns lugares remotos uma juventude forte, comprometida, focada no projeto de Deus! Glória a Deus!
Uma luz no fim do túnel!
Jovem, seu lugar é no protagonismo da nova história que Deus vem escrevendo na Igreja, não com inovações, mas com a renovação de nossas mentes sem a conformidade com o mundo em que vivemos (Conf. Romanos 12, 1-2)!
Chega de viver como coadjuvante! Chega de andar pelas ondas do conformismo para morrer na praia da insatisfação pessoal! Venha ser um jovem realizado enquanto jovem!
Chega de ser inconsequente, irresponsável ou mesmo achando que a vida é só prazer, é só o agora! Isso é papel de coadjuvante! 
O protagonista é vencedor! I João 2, 13!
O protagonista é forte pela Palavra! I João 2, 14c
Chega de olhar um Michel Teló, um Luan Santana, um Gustavo Lima, uma Pêra, Melancia, como exemplos de protagonismo, visto que vivem como coadjuvantes no mundo da graça! (Guardados todo o devido respeito pelas pessoas citadas, pois são filhos de Deus da mesma forma)
Porque não olhar como exemplos aqueles que foram protagonistas da própria história, e com isso, se tornaram protagonistas dentro da Igreja com sua juventude, como um Domingos Sávio que andava com o olhar baixo e tinha como lema: "ANTES MORRER DO QUE PECAR".
Porque não olhar um Tarcísio que morreu defendendo o Santíssimo Sacramento do sacrilégio de um bando de jovens que queriam aprontar com Tarcísio...
Porque não olhar para uma Terezinha que descobriu que sua vocação era o amor...
Porque não olhar para uma Maria Gorette morta à base de golpes de chave de fenda defendendo sua virgindade e castidade...
Esses exemplos são os de protagonista e não de coadjuvante.
A diversão jovem não está em baladas, pancadões, cachaçada, rachas e outras coisas... Isso passa... A alegria e diversão que não passa é a eternidade conquistada pela força da juventude que se encontra escondida dentro de muitos corações de quem lê estas linhas...
Levanta a cabeça! Olhe o céu a ser conquistado!
Jovens como você conseguiram ser protagonistas! Chega de ser coadjuvante vivendo pelo prazer, pelo ter...
Venha ser protagonista como muitos têm sido, graças a Deus!

Tenho conferido o testemunho de muitos jovens que descobriram seu lugar de protagonista e largaram a vida de coadjuvante, deixaram a escravidão para viver a liberdade de filhos de Deus! Como tem sido gratificante ver jovens sorrindo livremente, não por bebida ou música eletrônica, mas pelo prazer de se descobrirem protagonistas, de descobrirem a liberdade de ser de Deus sem a necessidade de coisas de fora para satisfação, mas o que tem dentro de nós é maior do que o que está fora!!!!! (Conf. I João 4, 4)
Vida de protagonista é vida de papel principal e é para isso que Deus chamou essa nova safra de juventude! Sejam protagonistas! Sejam a diferença antes de quererem fazer a diferença! Sejam sinais vivos de que vale a pena ser de Deus! Não queiram pela bagunça, mas façam pela força interior que Deus já plantou em cada um de vós!
Remem contra a maré devastadora de relativismo que espanca a condição da juventude protagonista, transformando-a num coadjuvante escravizado pelo prazer, pelo ter, pelo egoísmo, consumismo e materialismo imbecil que agride a liberdade verdadeira que já nos foi dada e que o diabo, sorrateiramente, tem roubado da juventude da forma mais sutil, sem que ninguém percebesse, passando despercebido a ponto de achar que esse derrotado nem existe! Mas existe! E é uma serpente entre as árvores, bem disfarçada, sugestionando sempre que "não tem nada a ver esse barato de Igreja..." "As coisas não são bem assim com toda essa radicalidade..."
Jesus foi extremista (Conf. João 13, 1). Vai tu e faze o mesmo (Conf. Lucas 10, 37)
O amor é radical, protagonista de uma nova geração dentro da Igreja que protagoniza uma história reescrita com atitudes renovadas, concretas e permeadas de decisão e adesão a Jesus Cristo e seu projeto!
Sejamos protagonistas!
Paz e fogo.
Seu irmão em Cristo, Antonio Lucio de Oliveira

IMPERDÍVEL!!!

A Intercessão dos Santos do Céu é Bíblica?