sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

"SEDE MISERICORDIOSOS COMO VOSSO PAI É MISERICORDIOSO" (LUCAS 6, 36)


"Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso". (Lucas 6, 36)

Simplesmente fantástico esse direcionamento para nós, RCC do Brasil!
Nos preparando para o jubileu de ouro da RCC em 2017, Deus nos presenteia com uma grande responsabilidade, já que somos nós os primeiros a experimentar a voz do Senhor.
No portal da RCC de 26/09/2015, o artigo sobre o RHEMA nos diz que:

"... é a graça do Espírito Santo que nos faz entender a essência do coração de Deus, que é amor e misericórdia e é o Espírito Santo que direciona à unidade com a Igreja." (Segundo o portal, estas seriam as palavras de Kátia Roldi Zavaris, presidente do Conselho Nacional da RCC em exercício)

Depois de um ano em que Deus nos convocou enquanto Igreja e movimento a Andarmos segundo o mesmo Espírito (Santo) em que vivemos, buscando assim, uma conversão madura e coerente com a vocação a qual fomos chamados: Sermos Santos (Mateus 5,48); Deus então, em 2016 nos mostra como continuar vivendo esta realidade de Gálatas 5, 25, dentro do contexto "Lucano".
Que forma é esta?
A tradução da Ave Maria traz, como transcrito acima, um termo interessante: "... como também vosso Pai do céu...".
As traduções da CNBB e de Jerusalém trazem a mesma frase de Jesus, porém, sem o "também".
A tradução da Bíblia 'O Peregrino' traz, ao invés de "misericordiosos e Misericordioso", "compassivos e Compassivo".
Segundo a etimologia "a palavra “misericórdia” tem sua origem no latim, MISERICORDIA, além de ter a mesma escrita e pronuncia, também compartilha o mesmo significado que a palavra em português: clemência ou piedade. É composto pelos termos latinos MISERATIO, derivado de MISERERE, que significa “compaixão” e CORDIS derivado de COR, “coração”." (Fonte: site:http://www.gramatica.net.br)
Portanto, Nosso RHEMA deste 2016 significa que temos que ser pessoas com compaixão no coração.
Vejam bem.
Na Bula Pontifícia de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, Papa Francisco nos diz que "Jesus Cristo é o rosto da Misericórdia do Pai.". Ele começa a Bula com esta frase.
O Papa cita as parábolas da Misericórdia de Lucas 15, 1-32.
Num dado momento da Bula, o Papa diz a respeito da parábola do servo sem COMPAIXÃO, que não se compadeceu do seu irmão de serviço conforme havia feito o seu senhor. (Cf. Mateus 18, 23-35)

O Papa assim escreva na Bula:
"A parábola contém um ensinamento profundo para cada um de nós. Jesus declara que a misericórdia não é apenas o agir do Pai, mas torna-se o CRITÉRIO para INDIVIDUAR quem são seus verdadeiros filhos."

Profundo isso. A parábola nos diz de um servo perdoado de uma dívida absurda contraída junto ao seu senhor, que num dado momento pede contas da dívida e ameaça de punição pelo não pagamento da mesma, sendo que o pagamento agora era a venda dele, sua mulher e filhos em troca da dívida dele, porém, depois de haver pedido MISERICÓRDIA, aquele senhor o perdoa de toda, TODA a dívida. Saindo dali, aquele mesmo servo perdoado, encontra-se com um de seus companheiros de serviço que também lhe devia, porém uma quantia bem inferior a qual ele havia sido perdoado.
Ele pega esse companheiro pelos "colarinhos" e o ameaça jogar aos carrascos até que pague seu último centavo da dívida. O senhor é alertado pelos outros servos que presenciaram o fato e o senhor fica indignado e manda chamar aquele servo perdoado, cobra a atitude ingrata dele para com seu companheiro e dá uma sentença: Entregá-lo aos algozes (carrascos) até que pague topa a sua dívida.
O versículo 35 é de arrepiar: "Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração."
Se Jesus é o rosto da misericórdia do Pai e o Pai tratará a falta de misericórdia nossa e, desta forma, o RHEMA é muito mais sério do que se imagina!
O Pai Nosso nos remete a uma petição de perdão "... assim como perdoamos a quem nos ofende...".
Erra muito quem pensa que a misericórdia será para nós, membros da RCC, algo a ser somente experimentado. Pelo contrário. Algo a ser exercido!
"Sede misericordiosos...", uma ordem de Jesus. Imperativo categórico.
A misericórdia de Deus não é autorização para pecar!
Muitos de nós estamos tendo um conceito errôneo a respeito da misericórdia de Deus e não estamos nos comprometendo com este maior atributo do Pai, que é a misericórdia!
Vejamos a parábola do filho pródigo de Lucas 15, citado pelo Papa:
O Pai não pede conta do que o filho mais novo fará com a parte da herança que era reservada a ele.
Simplesmente dá a liberdade, porque AMA LIVREMENTE aquele filho.
Assim Deus a respeito de cada um de nós! Nos ama livremente e jamais pediria nosso livre arbítrio de volta! Fizemos com nossa liberdade a mesma coisa que aquele filho fez! Gastamos ela com amigos, libertinagem, bebedeiras, etc.. Porém, nenhum de nós foi cobrado por Deus ao sermos recebidos pelo Pai em nossa experiência com Deus.
Tivemos que ir até o fundo da lama, chafurdar no pecado como porcos! Ninguém nos dava nada de comer! Não tínhamos dignidade, respeito de filhos de Deus, não tínhamos mais a liberdade da casa paterna, mas a escravidão do dono dos porcos e o próprio Jesus disse para atirar pérolas aos porcos! (Mateus 7, 6)
Somos pérolas celestes e não podemos ser lançados aos porcos, na lama da escravidão que suja nossa alma! Não foi para isso que Deus nos criou! Não foi para isso que aquele Pai deu a herança àquele filho, mas mesmo assim ele deu! Quem ama deixa livre! A misericórdia aprimora e sinaliza que estamos aprendendo a amar gratuitamente!
Aí está o centro do RHEMA!
Ser assim! Ser compassivo! Compadecer = Padecer com o outro.
Misericordioso como o Pai!
O Pai que não estava de corpo presente, mas esperava o filho todos os dias. Tinha certeza de que um dia a herança acabaria, pois conhecia os interesses e pensamentos do filho quando deu a herança, assim é Deus!
Ele nos conhece e sabe o que pensamos! Ele espera de nós a obediência como esperou de Adão e Eva no Paraíso,
Nos espera como esperou o filho pródigo.
E agora pede à RCC, esperando de seus membros que acolham a todos, mesmo quando "fedem" a pecado como a pecadora de João 8, pêga em flagrante de adultério, portanto estava vestida à caráter, como alguém que estava em pleno ato de adultério! Talvez seminua, ou coberta apenas com algum manto dos acusadores dela!
O fato é que Jesus, com certeza viu a situação, sabia da gravidade da situação, conhecia a sentença e naqueles poucos segundos, a face da misericórdia do Pai se manifestou àquela pecadora, acolhida e absolvida por Deus, pela face misericordiosa do Pai em Jesus, sem fazer perguntas especulativas ou interesseiras no que ela estaria fazendo, assim como o Pai não perguntou àquele filho em qual chiqueiro de porcos ele estava trabalhando ou escravizado. Simplesmente foi ao encontro daquele filho que "caiu em si", se arrependeu da besteira que ele fez, voltou para a casa do Pai pelo mesmo caminho que ele havia feito anos antes, pelos mesmos passos de arrependimento, agora e não pelos passos da novidade, da inovação, mas pelos passos do arrependimento dos passos que o levaram à libertinagem...
Ele voltou e o Pai o viu à distância e foi ao encontro dele.
Se lançou ao pescoço, cobriu-o de beijos sem prestar atenção no cheiro de porcos ou cobrando "troco" da herança. Jesus não fez pergunta alguma a respeito do passado daquela mulher, mas perguntou se alguém a havia condenado, sendo eles os acusadores "justos"? Ao passo que ela falou que ninguém a havia condenado. Jesus é fantástico!
"NEM EU TE CONDENO (mesmo sendo Deus!). VAI E NÃO TORNES A PECAR." (João 8, 11)
O pai vai além, dá anel novo de restauração da aliança filial com o Pai.
Dá roupa nova. A roupa do homem novo criado à imagem de Deus! (Efésios 4, 24)
Dá calçados novos para dar novos passos, trilhar um novo caminho: O caminho de Cristo, CAMINHO, verdade e vida. (João 14, 6)
E dá uma festa com o NOVILHO CEVADO. A ponto daquele filho nem querer mais sair da festa!
Esta festa é a Eucaristia, amados! Meu coração treme com esta verdade! Que misericórdia é esta que não leva em conta quem fomos e o que fizemos, mas em quem nos tornamos - FILHOS DE DEUS! - e o que faremos por amor a Deus!
Um Deus que se fez homem sem deixar de ser Deus nos apresenta uma face que acolhe os perdidos, os fracos, os abatidos, os escravizados, os cativos, os cegos, os surdos, mudos e aleijados no corpo e na alma... Acolhe com o desejo de mudança de quem recebe a misericórdia dispensada.
"Vá e não tornes a pecar." (João 8, 11)
Se Jesus é a face da misericórdia de Deus Pai e a RCC é direcionada pelo Senhor a ser misericordiosa em seus membros, temos de ser imitadores de Cristo!
É preciso transbordar a misericórdia como Cristo fez!
Acolher adúlteros, prostituídos, cegos, coxos, leprosos, endemoninhados, mudos, hemorrágicos, ladrões, injustos, surdos, incrédulos, sem apontar dedos ou formular julgamentos, passando o bálsamo do amor de Deus que dizemos experimentar, transbordando no outro que não teve experiência semelhante ou que a teve, mas não soube manter a postura inicial, ensinando como sair do buraco, eis o sentido da misericórdia de Deus! Como fez com muitos de nós, nos arrancou de uma vida de erro, como o filho pródigo, mas levantando para não cair mais e se houverem quedas, crer que existe um recomeço em Deus e fazer como dizia um santo: "A maior obra de misericórdia é arrancar uma pessoa das garras do diabo."
Transbordar esta misericórdia experimentada, significa, muitas vezes, sujar a mão no pecado do outro para arrancá-lo de lá!
Levar nome de ladrão por andar com ladrões na esperança de resgatá-los sem cometer o roubo com o ladrão, mas ensinar, muitas vezes com exemplo e não com palavras, que é muito mais contundente o efeito, a sair e não cair mais no mesmo erro!
Quantos hoje falando de uma misericórdia a ser experimentada e vivida e nos bastidores, falam mal, se embriagam, se prostituem, adulteram, fornicam, relativizam as verdades absolutas do Evangelho... Dessacralizam o que é sagrado! Deturpam os valores cristãos e evangélicos! Vivem de forma pagã se dizendo "santos"! E outras situações que nem cabem nestas linhas!
Perdoem minha pequenez.
Mas quantos, hoje, jogam pesos de regras nas costas de recém chegados de suas vidas dissolutas sem sequer dar testemunho de vivência das imposições!
Criticam a organização da Igreja, mas não se envolvem num comprometimento cristão com seus serviços pastorais, movimentos e outros...
Dizem que muitos estão "engessando" o Espírito Santo, mas na verdade, o Espírito Santo foi engessado no coração destes que nada fazem, mas muito falam de misericórdia, exigindo que se use de misericórdia para com os tais, mas os "belezas" não exercem isso quando se pisa no calo deles!

SEDE MISERICORDIOSOS COMO VOSSO PAI DO CÉU É MISERICORDIOSO!

Nos limites de um pecador que vive situações de forma crônica sem conseguir viver a santidade ainda!
Muitos exigindo reconhecimento como o filho mais velho de Lucas 15, esnobando a comemoração da conversão de muitos que chegam, sequer se alegram com a mudança deles! Cadê a misericórdia????
Esse direcionamento não é para fracos!
É para SER a partir da experiência!
Ordem de Jesus através da RCC para se viver o ano santo extraordinário da misericórdia entre 2015 e 2016!
Ser a exemplo Daquele que É!
Com o amadurecimento de 2015, andando conforme o Espírito (Santo) que se vive, somos chamados a SER a partir da experiência! Experimentar e se acomodar sem o impulso para viver a experiência é hipocrisia farisaica e isso Jesus combateu vigorosamente! Contanto que o contexto do RHEMA é o sermão da montanha de São Lucas, que se encerra com uma condicional incômoda que, com certeza, poucos estarão atentos:

"TODO AQUELE QUE VEM A MIM OUVE AS MINHAS PALAVRAS E AS PRATICA, EU VOS MOSTRAREI A QUEM É SEMELHANTE. É SEMELHANTE AO HOMEM QUE, EDIFICANDO UMA CASA, CAVOU BEM FUNDO E PÔS OS ALICERCES SOBRE A ROCHA. AS ÁGUAS TRANSBORDARAM, PRECIPITARAM-SE AS TORRENTES CONTRA AQUELA CASA E NÃO A PUDERAM ABALAR, PORQUE ELA ESTAVA BEM CONSTRUÍDA. MAS AQUELE QUE AS OUVE E NÃO AS OBSERVA É SEMELHANTE AO HOMEM QUE CONSTRUIU A SUA CASA SOBRE A TERRA MOVEDIÇA, SEM ALICERCES. A TORRENTE INVESTIU CONTRA ELA, E ELA LOGO RUIU; E GRANDE FOI A RUÍNA DAQUELA CASA." (Lucas 6, 47-49 - tradução Ave Maria)

Não fomos cobrados de nada quando chegamos sujos diante de Deus e da Igreja. Simplesmente fomos acolhidos, Deus foi nos limpando e fortalecendo para sairmos fora das ocasiões, e graças a Deus, chegamos longe! Demos passos! Muitos de nós conseguiram chegar a um estágio de graça e de santidade que alegram o coração de Deus. Mas não basta!
SEJAMOS misericordiosos como um dia Deus foi conosco através de irmãos que nunca desistiram de nós num primeiro momento... Deus mostrou através do testemunho de muitos como se faz. Mas quem faz em nós, irmãos, é Deus! A obra é Dele! Ele nos seduziu através do que fez em outros! Nos deixamos seduzir e hoje queremos chegar lá na eternidade! Glória a Deus! Temos a receita!
Bendita RCC que ouviu o direcionamento...
Como fazer isso de forma concreta? Como ser misericordioso como o Pai do céu é misericordioso?
Instruir os que necessitam e tem o direito de conhecer a verdade.
Aconselhar os que se encontram sem direção, perdidos na vida religiosa, familiar e principalmente espiritual.
Consolar os aflitos que necessitam de consolo, que perderam entes queridos, que choram suas dores, suas tristezas...
Confortar os que se encontram em desespero, em situações delicadas que necessitam serem confortadas.
Perdoar os que nos magoaram de alguma forma e pedir perdão aos que magoamos, até mesmo sem intenção.
Suportar com paciência as intempéries da vida e os reveses que a mesma nos impõe.
Dar comida a quem tem fome material e espiritualmente.
Dar de beber a quem tem sede material e espiritualmente.
Dar moradia a quem está sem teto, tendo condições de abrigar, ainda que temporariamente aos que sequer tem um teto para descansar diariamente.
Vestir maltrapilhos e os que são desprovidos de condições de mantarem até suas vestes comuns! Quantos enchem seus guarda-roupas com roupas caríssimas que sequer usam uma vez - Quando usam! Ou têm mais de 20 pares de sapatos, muitas vezes, caros, como se tivessem 4 ou 5 pares de pés!
Visitar doentes, inclusive familiares, que, muitas vezes, após adoecerem, percebem o abandono dos seus familiares.
Visitar presídios, dando ao menos um olhar àqueles que a sociedade, quase inteira, condenou ao estado de humilhação absoluta e falta de condições ordinárias de sobrevivência e nem mesmo seus parentes, muitas vezes, sequer se importam com a condição que eles vivem.
Sepultar mortos, indo a velórios de pessoas que conhecemos, onde não cabem e nem são necessárias as palavras, mas a simples presença, já fala mais que mil palavras de consolo, pois nesse momento da perda, a misericórdia nos ensina a acolher a dor silenciosamente do outro com nosso abraço, presença, acolhimento e prestação de serviços, ainda que seja somente o ombro para o consolo das lágrimas de tristeza.
Dar esmola aos necessitados sem olhar o que será feita com a ajuda - financeira ou não - aos receptores da esmola. Cabe a Deus esta julgamento. a nós, a caridade misericordiosa.
Sabe quem nos ensina isso?
Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 2447. A mesma Igreja que Jesus deixou a Pedro a responsabilidade da administração e governo (Cf. João 21, 15-19).
A mesma Igreja que tem hoje, um tal de Papa Francisco (Com todo o respeito pela expressão "tal"),
que atualiza o governo de Pedro em sua pessoa e nos pede atitude de misericórdia neste jubileu extraordinário e acolhe a RCC que, tem por dever missionário, acolher e obedecer com este direcionamento para 2016:

SEDE MISERICORDIOSOS COMO VOSSO PAI É MISERICORDIOSO.

Entremos no coração de Jesus e aprendamos com o rosto da misericórdia do Pai a sermos o reflexo deste rosto com nosso testemunho, ainda que nossas limitações, muitas vezes nos queiram impedir de o fazer... Façamos! Deus espera isso de nós em 2016.

Paz e fogo. Muita unção e fome de almas!
Seu servo em Cristo, Antonio Lucio


IMPERDÍVEL!!!

A consciência e a vida correta