quarta-feira, 13 de setembro de 2017

"...CONSERVAR A UNIDADE PELO VÍNCULO DA PAZ."

Paz e fogo, amados(as).

O RHEMA da RCC deste ano de 2014 vem de encontro a um dos pilares da RCC, tão bem pregado por muitos e tão pouco vivido por outros tantos.
O texto base vem da carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 4, versículo 3, onde o Apóstolo nos vem exortar a conservar a unidade do Espírito Santo pelo vínculo da paz.

O que significa esta palavra? Vínculo.
Vejamos, segundo o dicionário Michaelis:

vínculo vín.cu.lo sm (lat vinculu1 Tudo o que ata, liga ou aperta. 2 Atadura, nó, liame. Ligação Moral. ant Conjunto de certos bens inalienáveis, que se transmitiam indivisivelmente; morgado. 5 Ônus, gravame. Dir Laço jurídico entre o marido e a mulher, no casamento legítimo. Dir Nexo jurídico que estabelece subordinação de uma coisa a outra. 8 Relação, subordinação. V. esclerônomoFís: aquele em que a variável tempo não aparece explícita nas equações de definição. V. holônomoFís: aquele que se pode expressar por um número finito de equações entre as coordenadas generalizadas do sistema e o tempo. V. não holônomo,Fís: aquele que não é holônomo. V. reônomoFís: aquele em cujas equações de definição figura explicitamente a variável tempo.

O capítulo 4 da carta aos Efésios em sua primeira parte é uma lição de como se viver em unidade, apresentando inclusive, 3 perigos que ameaçam a unidade dentro da Igreja, visto que falamos de um movimento dentro da mesma. Do versículo 17 até o fim, o Apóstolo nos revela como viver uma vida nova em Cristo.

Papa Francisco, na sua Encíclica Lumen Fidei, diz que a nossa fé á una, indivisível.
Se somos um movimento dentro de uma Igreja que proclama sua fé una e indivisível, irmãos, então, os vínculos, tudo o que ata, liga ou aperta-nos na paz de Cristo, que um dia experimentamos mediante o Batismo no Espírito, tem de ser o "mantenedor" da unidade dentro do movimento e consequentemente, na Igreja!
E louvado seja Deus pela inspiração divina do conselho da RCC que discerniu tal RHEMA, tal direcionamento!
Pois, como missionário que anda muito pelos grupos de oração, nas mais diversas realidades diocesanas e paroquiais, tenho conferido a luta de muitos coordenadores e servos para se manter a unidade do Espírito pelo vínculo da paz... Assim como outros, infelizmente, quebrando tal vínculo, e com isso, quem acaba pagando um preço alto desta "desunidade" é o povo que participa dos nossos grupos de oração, pois eles acabam percebendo os desencontros dos servos, percebendo se afastam decepcionados, e decepcionados, sem base espiritual, muitas vezes, denigrem a imagem dos grupos de oração, generalizando assim os erros cometidos.
Muito injusto isso.
Não são todos os grupos de oração que passam por tal problema, mas todos lutam para que a unidade prevaleça diante das brigas, das picuinhas, das fofocas, das divergências... Conheço muita gente de frente lutando para que esta graça aconteça nos grupos de oração, amados!
Sempre tenho dito que unidade não é união.
União é como um saco de batatas, onde cada uma delas tem um formato diferente, mas todas ali no saco são batatas! Estão no mesmo espaço compartilhado, cada uma se esbarra na outra, perde casca...
Unidade é diferente. Pega-se cada uma das batatas do saco, coloca-se numa panela, descascada ou não, cozinha-se, e após o cozimento, depois de descascada, AMASSA-SE, TEMPERA-SE, assim, as batatas, antes multiforme, toma um formato UNIFORME, tem o mesmo sabor, apesar de terem tantas batatas misturadas nesse "PURÊ". 
Unidade, portanto, irmãos, vem a ser vários membros de um movimento, dentro de um grupo de oração, ministério, região episcopal, diocese ou qualquer setor da Igreja, cozinhados por uma experiência do Batismo no Espírito Santo, onde as cascas começam a dar lugar a um tempero chamado AMOR DE DEUS, que nos faz querer alimentar a fome da humanidade com um sabor único, com um tempero único, falando uma mesma língua, a do AMOR!
Pois se a unidade é do Espírito, a experiência do Batismo no Espírito gera o fruto do amor, e segundo Gálatas 5, 22, o primeiro fruto é o amor e este amor gera a PAZ!
Este vínculo da paz nos ajuda a manter a unidade com os irmãos, que mesmo pensando diferente, nos faz amar a diversidade, trabalhando a unidade...
Trabalhar da forma do outro, que também trabalhará da nossa forma pela UNIDADE...
Somando esforços e não subtraindo virtudes!
Multiplicando a unidade e não dividindo os irmãos!
Somos escolhidos para conservar a UNIDADE COM o vínculo e não sem o vínculo!
Muitas vezes, verifico as pessoas mais preocupadas em perfeccionismos, tarefas, dificuldades, problemas ao invés de manter o olhar em Jesus que nos dá o Espírito Santo e o mesmo, nos concede o vínculo da paz como fruto que nasce através de uma experiência verdadeira de mergulho Nele, no Espírito Santo!
Amados!
Chega de tanta fofocaiada! Chega de "leva e trás"! Chega de denegrirmos a imagem dos irmãos, pois eles fazem parte de um mesmo corpo que nós através do batismo Sacramental, manifestado de forma sobrenatural e efusiva mediante o Batismo no Espírito Santo!
Cada irmão que sai machucado com nossas palavras que não cooperam com a unidade, cada irmão que sai decepcionado por uma atitude nossa que quebra este VÍNCULO, é um membro doente... Sem a cura deste membro, corremos o risco de cooperar para um "câncer", um "tumor" maligno no corpo de Cristo, levando à "amputação" de um dos membros desse corpo como Paulo nos sugere os versículos 15 e 16 de Efésios 4.
Deus nos concedeu a diversidade de nossa personalidade para cooperar com a unidade de Seu corpo Místico que é a Igreja...
Amados, não existe unidade sem a cooperação de quem já amadureceu na espiritualidade.
Amadurecimento real, verdadeiro, buscado, forjado no amor de Deus, trabalhado pelo fogo do Espírito Santo, educado no cadinho da humilhação como nos ensina o famoso Eclesiástico 2, 1-6.
Falamos tanto da Palavra de Deus e a mesma não é vivida para que esta unidade seja edificada, construída dentro do nosso movimento...
Hoje sou membro de uma equipe de pastoreio em nossa Região Episcopal e percebo o quanto alguns coordenadores de grupo lutam por manter este vínculo, sofrem pela unidade, são verdadeiros mártires que sofrem pela falta de unidade.
Por outro lado, também vejo, - tristemente - outros que preferem ficar na superfície da experiência do Batismo no Espírito, por medo de amadurecerem na experiência e aprofundarem-se, receando perderem os confortos e prestígios de sua vida ou serviço, ou cargos, para agirem de forma contrária à Palavra, quebrando este vínculo, através de atitudes que parecem inocentes, mas que carregam em sua sombra, venenos mortais à unidade do Espírito Santo, matando membros espiritualmente com as  mais terríveis atitudes e palavras impensadas, correções equivocadas, julgamentos injustos (mas quem somos nós para julgarmos?), condenações que saem das bocas por tropeços no meio do caminho dos irmãos... E por aí vai...
Quebrar os vínculos que cooperam com, a paz, desfaz a unidade que Cristo quer para Sua Igreja através da RCC!
Não existe ninguém perfeito, mas todos buscam a perfeição e estatura de Cristo!
O vínculo da paz nos ensina a enxergar o irmão com misericórdia... Sem deixar a verdade de Cristo de lado na hora da correção, mas sem a condenação e julgamento, que tantas e tantas vezes, mais afastam do que unem os irmãos em grupos, pastorais, enfim, em todos os âmbitos da Igreja.
Me recordo de um irmão dizendo que, quando a RCC "dividiu" as secretarias em ministérios, isso acabou "dividindo", "engessando" o Espírito Santo...
Mas fizeram questão de não compreender o que diz I Coríntios 14, 33, dizendo que Deus não é um Deus de desordem, mas de paz! 
Ninguém foi nos bastidores orar com quem discerniu esta forma de organização para facilitar a vida do povo de Deus e cooperar para a melhor estruturação e organização do movimento...
É mais fácil lançar palavras críticas do que tomar iniciativas que podem cooperar para facilitar a experiência com Jesus vivo e Ressuscitado das pessoas... É mais fácil olhar de longe com olhar crítico do que se COMPROMETER A CONHECER A ESSÊNCIA DO MOVIMENTO E CONHECENDO AMÁ-LO, AMANDO, SERVI-LO, SERVINDO, COMPREENDÊ-LO, COMPREENDENDO, APRENDENDO A DEFENDÊ-LO...
É preciso um amadurecimento de muitos para que compreendam a essência da RCC e somente assim, passar a cooperar com a Igreja na salvação das almas.
São Paulo nos ensina como não quebrar o vínculo da paz e conservar a unidade do Espírito e qual a meta a ser alcançada com  isso:

"E Ele é que 'concedeu' a uns ser apóstolos, a outros profetas, a outros evangelistas, a outros pastores e mestres, para aperfeiçoar os santos em vista do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo, até que alcancemos todos nós a UNIDADE DA FÉ e do PLENO CONHECIMENTO DO FILHO DE DEUS, O ESTADO DE HOMEM PERFEITO, A MEDIDA DA ESTATURA DA PLENITUDE DE CRISTO.

"ASSIM, NÃO SEREMOS MAIS CRIANÇAS, JOGUETES DAS ONDAS, AGITADOS POR TODO VENTO DE DOUTRINA, PRESOS PELA ARTIMANHA DOS HOMENS E DA SUA ASTÚCIA QUE NOS INDUZ AO ERRO. Mas, SEGUINDO A VERDADE EM AMOR, CRESCEREMOS EM TUDO EM DIREÇÃO ÀQUELE QUE É A CABEÇA, CRISTO, CUJO CORPO, EM SUA INTEIREZA, BEM AJUSTADO E UNIDO POR MEIO DE TODA JUNTA E LIGADURA, COM A OPERAÇÃO HARMONIOSA DE CADA UMA DAS SUAS PARTES, REALIZA O SEU CRESCIMENTO PARA SUA PRÓPRIA EDIFICAÇÃO NO AMOR." (Efésios 4, 11-16 - Bíblia de Jerusalém)
Fiz questão de frisar com o negrito:
"Unidade da fé se alcança com a maturidade, deixando a infantilidade que nos fazia frágeis a qualquer onde ou vento de doutrina e presos na artimanha dos homens que, astutamente, com palavras enganosas e atitudes duvidosas, relativistas nos induziam ao erro; seguindo a verdade que é Cristo, amando, uniremos as juntas e ligaduras operando harmoniosamente cada parte do Corpo Místico de Cristo, edificando no AMOR!!!!!!"
Conservemos a unidade do Espírito com o vínculo da Paz, irmãos!
Nosso esforço é sempre recompensado por Deus de forma misteriosa, pois Ele conhece nossos corações, sabe de cada intenção de cada coração e, na medida em que nos posicionamos com Ele, Ele se posiciona conosco.
Façamos nossa parte. Deus fará a Dele, pois Ele é fiel!
Parabéns RCC pela escuta e docilidade à direção dada por Deus!
Paz e fogo.
Seu servo em Cristo Jesus, Antonio Lucio.