quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA DE DEUS



"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra" II Timóteo 3, 16-17
É com as estas palavras de São Paulo a Timóteo que eu escrevo e baseio este artigo irmãos!
Se toda a Bíblia é a Palavra de Deus, quando estamos de olho nela, estamos de olho na Boca de Deus que nos fala.
Lembro-me que eu ouvi um testemunho de um irmão que serve há anos dentro da RCC, que na primeira pregação dele, num seminário de vida no Espírito dentro de um presídio, um dos presos disse exatamente isso: "Este Livro fechado é um livro qualquer, mas aberto, é a Boca de deus que nos fala!".
Eu tenho notado, com tristeza irmãos, o desleixo de muitos católicos em relação à Sagrada Escritura.
Falta de zelo, de piedade...
Em casa, a Bíblia toma poeira em estantes, bancadas, mesas; para outros é um desodorante para usar debaixo dos braços, pois não é lida diariamente, sem relacionamento pessoal com a Sagrada Escritura, apenas na hora do grupo de oração, na hora da reunião de núcleo, na hora em que precisa levar Bíblia para cumprir preceito. 
Agora, com a era tecnológica, "em prol da modernidade e conforto, praticidade", lê-se a Bíblia em um "TABLET"!
Nossa, mas que avanço!
Sem contar aqueles que fazem de suas Bíblias verdadeiros almoxarifados de marca páginas e papéis dos mais diversos. Desde comprovantes de cartões de crédito e débito até exames médicos, cartões telefônicos,  até dinheiro já vi em Bíblias... Isso é amor à Palavra de Deus...
Absurdo, irmãos. Lamentável absurdo a desvalorização da Bíblia no meio católico.
E pensar que só por causa de um cardeal católico a Bíblia chegou hoje com capítulos e versículos em nossas mãos no ano de 1250, depois de termos, através de Bento XVI uma bela "chamada" de atenção à Palavra de Deus através da Verbum Domini, já postada nesse blog, sermos tão absurdamente relaxados com a Palavra de Deus!
Precisamos começar a dar valor ao que os primeiros cristãos fizeram para que tivéssemos o que temos hoje. Pessoas deram a vida para que uma Bíblia chegasse assim em nossas mãos. Como dizia Tertuliano: "Cada gota de sangue de sangue dos mártires é semente de novos cristãos".
Na época de Paulo, Pedro, tudo era feito verbalmente e, com o avanço do Cristianismo, acabou-se então escrevendo cartas de instrução, recados, verdadeiras pérolas doutrinárias que hoje fazem parte do Canon Bíblico que temos hoje em mãos.
E hoje, tem até servos de grupos de oração que nem levam Bíblia ao grupo de oração! Nem para os retiros!
E podem tentar se justificar de qualquer forma, pois não há desculpa!
Pois basta qualquer Bíblia dentro da bolsa, da mochila, se sair do trabalho direto para o evento...
Bíblias de todos os tamanhos, para quem enxerga bem ou não, para quem precisa de praticidade de uma pequena, tem também, média para quem precisa estar sempre em contato com a Palavra de Deus...
Uma vez, eu agendei um pregador para uma pregação de seminário num grupo de oração e não é que o PREGADOR esqueceu a Bíblia em casa?!
Meu Deus! Nossa ferramenta diária esquecida em casa! Pode acontecer? Claro irmãos, pode sim, mas não deveria, concorda?
Se temos um contato direto com o Deus da Palavra, a Palavra de Deus acaba permeando nossa vida com suas diretrizes, regras de vivência, ensinamentos do céu, da parte de Deus para nós!
Toda a intimidade com a Palavra nos faz ter intimidade com Deus!
 ´´Quando rezamos falamos com Deus,quando lemos as Sagradas Escrituras,Deus fala conosco``, já dizia Santo Isidoro.
Nunca queremos ficar sem ouvir um amigo, mas ficar sem ouvir a Deus através da Sagrada Escritura é mais fácil, Deus não se defende, não fica reclamando nossa atenção, mas nada passa batido Dele!
Ele tem caprichado através da RCC nesses últimos tempos, dando-nos um amor apaixonado pela Sagrada Escritura.
Sabe, irmãos, eu, como pregador da Palavra, sou levado a ter intimidade com a mesma. Mas antes de me tornar um pregador da Palavra, eu já tinha em meus exercícios espirituais o hábito de ter a Sagrada Escritura como caminho de oração pessoal, de estudo e depois de ter sido escolhido ouvir o chamado soberano de Deus para o ministério, percebi que eu precisaria não estudar e orar com a Palavra, mas conversar com a Palavra, ter intimidade com a Palavra, saboreá-la, valorizá-la... Em minha casa não gosto das coisas em cima da Bíblia e reclamo sempre com meus filhos a respeito da forma com que zelam pela Bíblia deles, no caso a Stefanny de 15 anos e o Rafael de 13 anos.
Dizer que é normal o desleixo pela cultura?
Bem, não concordo com o desleixo. Pois não são mais de 40 anos de Concílio Vaticano II e, portanto, da Bíblia começar a estar em nossas mãos, com até muita facilidade.
E até hoje, parece que os católicos não aprenderam ainda a valorizar a Boca de Deus que nos fala!
Absurdo! Fico indignado quando vou pregar em encontros, retiros, formações - até formações! - e alguns "servos" não trazem a Bíblia!
O que dizer de pregadores que vão falando, falando, falando e não pregam a mensagem a partir da Bíblia! Vão "ciscando" a Bíblia com versículos e citações para formular uma opinião, mas não pregam a Palavra! Não deixam a força da Palavra tomar suas cordas vocais, seu coração e explodir no coração das pessoas...
Uma vez, num discurso, Beato João Paulo II disse: "Os olhos de um leigo na Palavra de Deus é sinal de um bom evangelizador..."
Me dói na alma o desdém de muitos quando, nos grupos de oração, o manuseio ou mesmo a posse da Bíblia é algo secundário. Peraí!
A Bíblia não é amuleto, não é somente um objeto simplório que traz qualquer coisa que a gente tem corriqueiramente! A Bíblia é a Palavra de Deus!!!!
Olha só: 
“ Creio que a Bíblia é o melhor presente que Deus já deu ao homem. Todo o bem da parte do Salvador do mundo, nos é transmitido mediante este livro.”
Isso foi dito por Napoleão Bonaparte.
Aquele general Francês que não quis fundar uma religião pois se achou incapaz das atitudes de Jesus, até ele diz que a Bíblia é o melhor presente que Deus poderia dar ao homem!
Neste mês de setembro, onde a Igreja dedica à Bíblia, creio, irmãos, que como católicos, temos a responsabilidade amorosa na liberdade de filhos de Deus a valorizar a Bíblia como ela tem de ser valorizada.
Ela não é um troféu, mas a carta de amor que Deus escreveu para a humanidade ler e a cada leitura, poder perceber de forma atualizada, o quanto o amor de Deus é infinito, o quanto a salvação é real e o quanto Deus se revela ao seu povo.
Não é qualquer palavra... É A Palavra!
Muitos católicos que gostam de inventar moda, ao invés de escrever ou dizer: "Curta essa vibe" - NEM SEI O QUE É ISSO! - Porque não dizer: "CURTA ESSA PALAVRA"
A Palavra não é vibe nenhuma, mas garanto que é muito mais valiosa, mais poderosa, mas instrutiva, mais educadora do que qualquer "vibe" por aí...
Ter a Bíblia como livro de cabeceira faz de nossa vida a seta certeira que nos aponta para a salvação que a Bíblia traz escrita!
Vamos trazer a Bíblia para nossa vida de maneira intensa, viva, com zelo, piedade...
Peçamos a Deus que o povo católico tome consciência do que tem em mãos e o poder que contém a Palavra que Deus nos deu.
Paz e fogo, amados.
Do servo em Cristo Jesus: 
ANTONIO LUCIO