terça-feira, 19 de junho de 2012

ZELO PELO SANTO SACRIFÍCIO DA MISSA

Irmãos, quero neste artigo ser profeta.
Já adianto que muitos não irão gostar deste artigo pelo seu conteúdo, pois vai de encontro a uns 90% daqueles que frequentam, participam da Igreja ativamente.
Quero fazer algumas denúncias e questionar algumas posturas que são tomadas, principalmente na celebração do Santo Sacrificio da Missa.
Não queremos aqui fazer críticas, mas denunciar para consertar.
Quero transcrever aqui Ipsis litteris, o trecho da INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO E INTRODUÇÃO AO LECIONÁRIO - TEXTO OFICIAL DA CNBB:


"Oportunamente, como parte da celebração deve-se observar o silêncio sagrado. A sua natureza depende do momento em que ocorre em cada celebração, Assim, no ato penitencial e após o convite à oração, cada fiel se recolhe; após uma leitura ou a homilia, meditam brevemente o que ouviram; após a comunhão, enfim, louvam e rezam a Deus no íntimo do coração.
Convém que já antes da própria celebração se conserve o silêncio na Igreja, sacristia, na secretaria e mesmo nos lugares mais próximos, para que todos se disponham devota e devidamente para realizarem os sagrados mistérios." (n° 45 da presente instrução transcrita e trecho do n° 30 do Const. sobre a Sagrada Liturgia, Sacrossanctum Concilium do Concílio Vaticano II)


Bem, amados(as), quero iniciar neste trecho salientando o silêncio Eucarístico não respeitado nas Celebrações Eucarísticas e, infelizmente, na maioria das vezes, é por parte dos ministros extraordinário da Comunhão, membros de pastorais - até da pastoral da Liturgia! - SERVOS DE GRUPO DE ORAÇÃO DA RCC, membros de movimentos da Igreja que já têm anos de caminhada.
O presente documento supracitado nos instrui no silêncio e quando temos formação para ministros extraordinário, acólitos, até liturgia, somos ensinados que temos de adquirir uma postura correta, silenciosa, comunicando-se apenas por gestos, olhares e isso não é posto em prática.
Triste é saber de posturas assim:

- Ministros extraordinários da Comunhão mascando chiclete durante a Celebração Eucarística, SERVINDO O ALTAR, colocando o chiclete no canto da boca para comungar!
- Os mesmos ministros extraordinários conversando, batendo o maior papo durante a homilia NO ALTAR!
- Servos de grupo de oração da RCC, que exigem muita fidelidade das pessoas mas vivem de conversas paralelas dentro das celebrações Eucarísticas, ficam com frases: "Viu? Tá vendo?", quando isso é inconveniente, principalmente quando se trata de Celebração Eucarística.
- Tive a infelicidade de ver jovens do MJ em um lugar da Arquidiocese de SP, no meio do rito da Consagração Eucarística no altar no maior papo, falando de pregações, marcando eventos, marcando pregações... Jesus Eucarístico é o evento maior, trocado por um evento na agenda...
Sem contar as vezes que conferi adoração Eucarística com meninas vestidas inadequadamente com vestimentas que mostravam suas roupas íntimas e assim como homens, principalmente jovens...

Sabe, irmãos, o ápice de nossa Igreja é a Celebração Eucarísticae, com muita tristeza, vejo que isso não é testemunhado, principalmente pelos que já caminham!
In persona Christi, o Sacerdote celebra a Eucaristia para nós e alguns não valorizam, colocam defeitos no Padre, conversam na hora inapropriada, andam, mascam chiclete, brincam, namoram...
E quando vão comungar?
Misericórdia...
Depois de conversarem a Santa Missa toda, vão para a procissão eucarística, para comungar o Senhor Jesus... Não lembram de nenhum versículo proclamado nas leituras e muito menos, pregados na homilia... Vergonha católica isso.
Comungam Jesus Eucarístico e logo em seguida estão conversando ou saem da Igreja - pois a Missa já acabou, não é? - para FUMAREM!!!! Vergonha!
Triste ver, além disso, a postura de coordenadores, pessoas de frente diante de uma Santa Missa... Já peguei coordenadores conversando durante a homilia, durante a Santa Missa em CONGRESSOS, EVENTOS, ENCONTROS... Depois querem fazer carinhas de "santidade", cobrando das pessoas seriedade, postura, lançando sobre os ombros das pessoas enormes fardos de regras não seguidas... Falta de caridade?
"Não, isso é zelo apostólico"....
Lavem a boca com incenso antes de falarem de zelo apostólico, caridade, pois os primeiros cristãos, que geraram a doutrina da Igreja de hoje, atualizada, vilipendiada por muito, é verdade; eles sim, tinham zelo apostólico e caridade, pois nos atos dos apóstolos: "Louvavam a Deus e TODO MUNDO os estimava. O Senhor ia encorporando à comunidade TODOS OS QUE IAM SE SALVANDO" (cf. Atos 2, 47)
Isso tudo se dava como consequência de muito amor, pois foi esse o testemunho exigido de Jesus e testemunhado pelo próprio Jesus. (cf. Jo 13, 35 e Jo 2, 15-17)
A Santa Missa PRECISA SER VIVENCIADA, EXPERIMENTADA E RESPEITADA!!!
Não exijam, vivam antes!
Isso quando não vemos pessoas que querem estar atentas à celebração Eucarística e acontece de ter um "abençoado" puxando conversa!
O 7° mandamento diz: "Não furtar".
No entanto, vemos as pessoas "furtando" a atenção devida a Deus para elas! Ou estou louco?
Estou sendo exagerado, talvez você pense, mas anbalise com calma e veja por si mesmo se não é desse jeito: FURTO!
Na Santa Missa a atenção é PARA JESUS NO ALTAR E NA PESSOA DO SACERDOTE!
Não é momento de conversar, tagarelar, falar da vizinha, fofocar, enfim, depois de sair da Santa Missa - que só acaba após o Sacerdote sair do altar, em direção da sacristia ou da Igreja - aí sim, é hora de abraçar, matar saudade, dar a paz para todos quanto for possível e necessário...
Isso se chama bom senso com o Evangelho, irmãos...
Respeito...
Quem ama, respeita... Dizem tantos por aí amarem a Jesus... Quem ama, respeita quem se ama.
Amemos a Jesus não com palavras, mas com atitudes, irmãos, atitudes e portura na Santa Missa...
Vamos adorar Jesus com piedade, reverência...
Afinal, tantos ficam horas acordados em baladas, viram noites batendo papo com amigos, mas não prestam para adorar Jesus, Rei dos reis e Senhor dos senhores nem por alguns minutos de JOELHOS, mas caem de joelhos, escravizados diante de suas carências, sexualidade desenfreada, pornografia, bebedeira...
A SANTA MISSA É O ÁPICE DE NOSSA FÉ!
Veja isso no Catecismo!
Amados(as), façamos da Santa Missa o que ela é: ATUALIZAÇÃO DO ÚNICO E VERDADEIRO SACRFÍCIO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO QUE SE DÁ NUM PEDAÇO DE PÃO PARA CUMPRIR O QUE DISSE: "ESTAREI CONVOSCO ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS..." (MATEUS 28, 20)
MEMORIAL DA PAIXÃO... SANTA CEIA... SACRFÍCIO DO ALTAR...
Tenhamos a conduta de quem ama Jesus na Santa Missa.
Paz e fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário faz este instrumento crescer!

IMPERDÍVEL!!!

DOSSIE DISNEY