quarta-feira, 15 de março de 2017

A RESPONSABILIDADE DO PREGADOR

Paz e fogo, irmãos!
Este artigo, talvez, muitos o terão como uma formação ou algo parecido, mas não o verei e nem o visualizo como tal.
É mais um alerta e direcionamento do que formação e ao mesmo tempo, um resumo bem curto e simples do quadro que tenho desenhado em minhas andanças e partilhas com irmãos de ministério e outros irmãos que têm o chamado ao ministério.
Como "fio condutor" tomo a Palavra de Deus em II Coríntios 4, 1-6:

TRADUÇÃO DA BÍBLIA O PEREGRINO:

"Por isso, tendo recebido esse ministério por pura misericórdia, não nos acovardamos; ao contrário, renunciamos à vergonhosa clandestinidade. Não agimos com astúcia, falsificando a palavra de Deus, mas, declarando a verdade, nos recomendamos diante de Deus à consciência de quem quer que seja. E se nosso evangelho está velado, o está para os que se perdem: os que por sua incredulidade o deus deste mundo cegou-lhes a mente, para que não brilhe sobre eles a claridade do glorioso Evangelho de Cristo Jesus como Senhor, e a nós como a servos vossos por Jesus. O mesmo Deus, que mandou a luz brilhar na treva, iluminou as vossas mentes, para que brilhe no rosto de Cristo a manifestação da glória de Deus."

Irmãos, me recordo quando eu estava retornando a um grupo de oração, em meados de 2000/2001, quando iniciei meu caminhar de forma total, cheguei já no final da pregação de uma irmã, hoje consagrada religiosa, pois havia me perdido no caminho para a Igreja.
A acolhida da saudosa coordenadora tocou meu coração e ali começou uma história de amor com o grupo de oração "A Luz do Espírito" no Jardim Conquista, setor Conquista da Região Belém da Arquidiocese de São Paulo. Passei a frequentar o grupo. Quinze dias depois, a coordenadora supra citada me chamou ao final do grupo e me chamou a pregar.
Irmãos! Que frio na barriga! Que gelo na alma!
Ainda disse: "...daqui quinze dias você prega, para não ficar muito em cima...".
Nunca tive 15 dias tão angustiantes como aqueles! Assisti uma pregação do Dunga (Canção Nova) umas 20 vezes para inspirar-me. Orava como um louco!
Queria ouvir a voz de Deus mas não silenciava... Não sabia fazer isso, mas, no íntimo, sabia que a responsabilidade era grande!
Iria levar a PALAVRA de Deus a um grupo de oração!
Quando me chamaram para receber oração, eu tremia... Por dentro e por fora!
Foi quase uma imitação da pregação que eu havia assistido do referido pregador acima. Que vergonha hoje! kkkkk
Me tornei servo deste grupo de oração. Passei pelos ministérios de intercessão e oração por cura e libertação.
Depois relutei muito ao me ver já sendo considerado pregador, pois eu havia ido àquele grupo na intenção de entrar num ministério de música, que foi onde eu comecei dentro da RCC na época, passando por formações e tudo o mais.
Foram uns 3 ou 4 meses onde eu me encostei no ministério de música literalmente para ver se me chamavam!
Nesse tempo eu era chamado a pregar em todos os grupos das redondezas. Irmãos! Por dentro eu estava irado! Não queria pregar! Queria cantar!
Fizemos um seminário de vida no Espírito e eu abri o mesmo com a primeira pregação.
Passando dois temas, o pregador escalado no dia, ligou horas antes avisando que não poderia pregar no dia. Minha coordenadora estava na porta, recepcionando as pessoas. Me deu um sorriso que nunca mais esquecerei. Disse:
"Que bom que você chegou irmãozinho! - ela me chamava assim
Porque irmã? Paz de Jesus! - respondi eu
A paz. O irmão que iria trazer a Palavra para nós hoje avisou agora à pouco que não poderá vir e pensei imediatamente em você, pois o tema tem sua cara! Você está cheio da unção e não será problema para você!..."
Irmãos, o sorriso que eu estava deu lugar a um rosto e semblante amargo e irado!
Subi as escadarias da Igreja revoltado com Deus e ali nos degraus, Deus me fazia recordar uma passagem Bíblica e como deveria ser pregada, mediante o tema: PECADO E SALVAÇÃO.
Fiquei no fundo da Igreja de frente ao Sacrário e brigando intimamente com Jesus. Não sabia direito essa coisa de ouvir a Deus... Mas falava por dentro:
"O Senhor sabe que não quero pregar! Porque me chama a isso? Me fez amar o ministério de música e agora quer que eu pregue? Tá achando que sou palhaço?"
Irmãos, não se escandalizem. Minha oração sempre foi meio direta e objetiva com Jesus e sem reservas até na linguagem.
Sei que fui receber a oração para pregar com o coração revoltado, quase explodindo e me coloquei de joelhos diante de Jesus Sacramentado. Minha oração no meu coração foi assim:

"JESUS, SE VOCÊ REALMENTE FALA COM AS PESSOAS COMO TANTOS DIZEM, QUERO OUVIR DE SUA BOCA: O QUE QUERES DE MIM? QUAL É A SUA VONTADE A MEU RESPEITO? SE QUERES QUE EU PREGUE, FALA COMIGO! DEIXE-ME TE OUVIR. OU VOCÊ ME FALA, OU  O GRUPO NÃO TERÁ UM PREGADOR HOJE."

Me calei. Olhava fixo ao Senhor. A oração terminou, o silêncio se fez. A pessoa que ministrava a música
chegou falando que a hora que eu quisesse eu poderia pregar...
Nunca me esquecerei do que ouvi e como ouvi e o tom da voz que me falou:

"SÓ IRÁ MINISTRAR MÚSICA QUANDO ESTIVER FALANDO EM MEU NOME."

Minha garganta, língua, olhos e ouvidos queimavam... Meu corpo formigava e levantei num pulo e fui pregar. Ao abrir a Bíblia no Ambão, sem separar ou marcar a passagem, abri exatamente na passagem que veio ao meu coração ao subir a escadaria da Igreja...
Entendo as palavras de São Paulo que citei logo acima.
"... tendo recebido esse ministério por pura misericórdia..."
Foi por misericórdia pura e pura misericórdia de Deus que recebemos esse ministério!
Muitos têm tanto orgulho do que fazem dentro de seus ministérios! Estufam o peito! Se consideram até profetas! E nós o somos! Mas o profeta tem consciência desta misericórdia pura que nos tornou recebedores de tal ministério! Pois o princípio do profeta é buscar a face Daquele que o chamou! E a partir

desta face encontrada, transbordar o  que recebe da mesma! Por isso o profeta fala em nome de Deus! Não em seu próprio nome! Ainda que tenhamos estudado, esforçado - e não fazemos mais que a obrigação - ainda que tenhamos feito faculdades específicas para aperfeiçoamento do ministério, Quem nos escolheu e deu o ministério e o poder que sai do mesmo, vem DE DEUS!!!!!!
Junto com esse encontro desta face, vem a ousadia e intrepidez que os Apóstolos pediram ao passarem a primeira prisão (Pedro e João) cf. Atos 4,29
Quantas vezes, nestes quase 15 anos de ministério, onde 5 foi coordenando o ministério dentro de 2 regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo, formando mais de 300 pregadores, não me deparei com pessoas com o chamado, com a unção sobre eles e tinham medo, ou quando eram chamados, falavam de forma covarde a respeito da escolha, não tinham certeza da mesma escolha... Quantos até iniciaram, mas, chegaram num ponto onde a verdade pregada nem sempre agrada! Dizia Santo Agostinho: "A verdade tem poucos amigos".
Claro que os escolhidos são capacitados a discernirem a forma e o que falam.
Deus não derrama ferramentas pela metade, mas todas as que forem necessárias para o bom desempenho do chamado...
Outros começaram a querer agradar lideranças, pessoas, achando que o ministério teria sucesso a partir daí. E as coisas não funcionam assim.
O pregador precisa deste contato direto com Aquele que o escolheu. E Aquele que o escolheu quer se comunicar hoje também com seu povo a partir e através deste escolhido.
"... renunciamos à vergonhosa clandestinidade."
Irmãos, profetismo não se finge! Se tem! Não adianta fingir ousadia onde não se tem intimidade com Aquele que é fonte desta ousadia!
Ousadia não é gritaria! Não é grosseria! Não é teatro! Ousadia é um dom dado por Deus pela força do Espírito Santo, que produz uma certeza de fé tão grande que traz autoridade no que fala e essa autoridade é a ousadia que traz!
É triste ver irmãos confundindo a ousadia com outras coisas acima citadas e mais! Muitas vezes falando coisas que mais parecem atrevimento e vontade de aparecer ou parecer sábio que chega a ser ridículo, pois é como se quisesse mostrar: "Sou sábio... Sou ungido... Sou ousado... Sou profeta..."
A base do profetismo é a busca da face do Senhor que se transborda numa pregação profética conforme o coração de Deus, com as duas pernas: ANÚNCIO DO AMOR INFINITO DE DEUS E DENÚNCIA ABERTA DA OBRA INFRUTÍFERA DAS TREVAS..
Uma sem a outra torna a profecia aleijada!
É necessário trazer a denúncia com a marca do amor restaurador de Deus, assim como é necessário trazer o anúncio com o alerta da denúncia das obras vencidas das trevas!
Uma sem a outra aleija a profecia do pregador e chega a ser irresponsabilidade para com quem é evangelizado e recebe a Palavra pregada!
A mensagem não pode ser clandestina! Tem de ser autêntica como o Evangelho é autêntico!
É vergonhoso mascarar o Evangelho com a clandestinidade do comodismo de alguns, com a mentira de outros e com a máscara de outros ainda!
Jesus Cristo é o centro do Evangelho e o Seu anúncio não pode ser clandestino! Tem de ser autêntico... E é claro que autenticidade tem quem tem certeza do chamado e da unção!
É declarando a verdade do Evangelho que nos recomendamos diante de Deus à consciência de quem quer que seja...
A Verdade é Cristo! (João 14, 6)
Não temos o direito de falsificar a Palavra de Deus ao nosso bel prazer, conformando a Palavra aos nossos caprichos egoísticos, pretendendo confortos ou certezas atestadas por trechos isolados da Palavra, falsificando assim o texto, o contexto, achando pretextos para que sejamos aprovados diante da Palavra, mesmo sendo para uma pseudo-confirmação de uma linha de raciocínio isolada que nem seja da Igreja!
Tem muita gente fazendo isso!
A Palavra é radical! O Evangelho é radical! Jesus foi e é extremista! (cf. João 13, 1)
A verdade tem de ser vivida, vivenciada e testemunhada ao extremo do amor!
Se a consciência queimou diante de um anúncio ungido, terá frutos de conversão e santidade depois... Caso contrário, será só barulho desperdiçado e tendencioso...
O Evangelho que anunciamos ou precisamos anunciar, não foi feito para ficar velado, mas para brilhar a Luz gloriosa de Cristo! Se está velada, é porque o deus deste mundo cegou a muitos! E como me dói, irmãos, ver a cegueira deste mundo tenebroso! Chego às lágrimas de ver tantos cegos espirituais! Dói meu coração de profeta/pregador... de servo... Dói demais, irmãos...
Tomo a liberdade de testemunhar que essa dor aumenta depois que ouvi uma pregação do Juninho da Missão IDE, chamada FOME DE ALMAS.
Esta pregação já foi ouvida por mim umas 20 vezes e choro em escutá-la a cada vez! Esta pregação gerou um grupo no aplicativo Whathsapp no Android de mesmo nome! 46 pessoas partilhando experiências de fé, testemunhando a graça de Deus... Partilhamos pregações e canções, oramos em diversas ocasiões por várias intenções... Um grupo que foi adquirindo dinamismo, corpo e hoje já tem uma inspiração em se tornar PROJETO FOME DE ALMAS...
Mérito de algum de nós? Negativo. Graça de Deus que nos torna responsáveis!
Daí a nossa responsabilidade em não brilharmos nossa própria luz, visto que não temos luz própria, como Nossa Senhora que é vestida do Sol que é Cristo (cf. Ap. 12, 1). Não tem luz própria, mas traz e brilha a Luz de Cristo, Luz do Mundo (cf. João 8, 12)!
RESPONSABILIDADE!
Responsabilidade de anunciar ao Cristo! Responsabilidade de trazer para Cristo!
Responsabilidade de apascentar as ovelhas de CRISTO!
Responsabilidade em transbordar o poder de CRISTO!
Nós anunciamos a Cristo e não a nós mesmos, com supostos testemunhos que, na verdade, querem nos tornar vítimas, coitadinhos para as pessoas nos darem atenção e saciar nossa carência...Palavras duras mas reais!
"O mesmo Deus, que mandou a luz brilhar na treva, iluminou as vossas mentes, para que brilhe no rosto de Cristo a manifestação da glória de Deus."
Temos uma mente iluminada pela Luz de Cristo mediante um chamado livre e voluntário de Deus a nosso respeito e a responsabilidade de brilhar NO ROSTO DE CRISTO A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS, é a maior responsabilidade nossa ao nos depararmos com uma assembléia sedenta ou fechada, alegre ou deprimida, fria ou quente, não interessa, essa Luz tem que brilhar no rosto de Cristo, irmãos! Olha a gravidade da coisa e da responsabilidade! Brilhar a manifestação da Glória de Deus no rosto de Cristo! É entre lágrimas que escrevo estas últimas linhas! Irmãos, nossa responsabilidade é enorme!
Nossa responsabilidade não é trazer as pessoas a nós, mas levá-las a Deus!
Nossa responsabilidade e missão, já dizia o Reinaldo Bezerra no nosso Congresso Metropolitano de Pregadores de 2014, é levar conosco a graça do Batismo no Espírito Santo àqueles que nos ouvem! Pois o que eles ouvem é a Palavra de Deus através de nossos lábios pecadores....
Irmãos... Não temos qualquer coisa, mas um chamado do próprio Deus! Nosso chamado é misterioso, gratificante... Nosso chamado traz uma responsabilidade de receber a experiência do céu e levá-la às pessoas que nos ouvem!
Chega de pregador com frescura! Frescura de querer pregar para multidões quando uns 5 em sua casa anseiam que o pregador se manifeste também em seu lar e não só em meio às pessoas que dão tapinhas nas costas, fazem elogios que massageiam o ego, prepararam pratos e tratamentos especiais separados das pessoas que nos ouvem... Se feito por zelo com o pregador, tudo bem, contanto que isso não coíba o mesmo a estar COM as pessoas e não somente DIANTE delas! Cristo ficava COM as pessoas e não somente DIANTE delas!
Chega de querer grandes eventos, quando o maior evento, aquele grupo de oração com as mesmas 10/15 pessoas anseiam pelo "fogo" da pregação que eu e você fazemos em eventos, experiências e encontros!
Uma vez eu preguei para 5 pessoas num encerramento de seminário de vida no Espírito num Galpão enorme! As 5 estão dentro da Igreja e inseridas no contexto eclesial dentro de suas respectivas realidades!
Outra vez cheguei num grupo com 5 pessoas, sem ministério de música e a graça se deu, pois tenho fome de almas!!!! Tenho a responsabilidade de fazer a Luz brilhar nas trevas daqueles corações desanimados! Tenho a responsabilidade de fazer brilhar no rosto de Cristo a Glória de Deus!
Irmãos! Nosso chamado e responsabilidade são estes!
Chega de querer ser estrela com  brilho próprio, pois nem os astros de mesmo nome tem este brilho próprio, mas refletem o brilho do Sol! Astro maior! Nosso Sol da Justiça é Jesus!
Chega de querer fama! Status! Prestígio! CHEGA!!!!
Chega de evitar a cruz de cada dia e reclamar daquelas as quais já temos carregado! Chega de evitar o sofrimento pelo Evangelho!
Chega de tanto comodismo em querer as coisas em conformidade ao conforto!
É preciso ser servo e o servo não é maior do que o seu Senhor!!!
Somos servos! Somos reflexo do brilho verdadeiro!!!
Temos uma responsabilidade diferente da que muitos têm falado ou feito!
Responsabilidade de agenda cheia não significa que a unção está ali.
Responsabilidade de grandes eventos e grandes prodígios não significa que estamos buscando a face Daquele que nos chamou!
Responsabilidade de gritar não significa que tem unção! Pulinhos não significam unção! Imitar gestos e palavras de outros pregadores de nome ou até protestantes não significa que tem unção, mas imaturidade e falta de originalidade...
Sejamos nós mesmos!
Façamos brilhar a Luz verdadeira que é Cristo e que nossa pregação e profecia, seja um transbordamento da Face de Deus encontrada e faça brilhar no Rosto de Cristo a manifestação da Glória de Deus...
Orem por nós pregadores... Orem pelo FOME DE ALMAS...
Comentem os artigos, incrementem, façam a unção ser maior e mais eficaz!
Cresçam no chamado, na unção e na intimidade com Deus!
Faça esta responsabilidade ficar aflorada através de vosso testemunho!
Seja antes de fazer! Esta responsabilidade tem de nos fazer experimentar a realidade desta Palavra:

"... VI SOB O ALTAR AS ALMAS DOS QUE HAVIAM SIDO ASSASSINADOS POR CAUSA DA PALAVRA DE DEUS E DO TESTEMUNHO QUE HAVIAM DADO..." Ap. 6, 9

Paz e fogo! Muita unção e fome de Almas...
Seu servo em Cristo Jesus,
                                       Antonio Lucio de Oliveira

Um comentário:

  1. Muito bom o post é necessário que todos os pregadores leiam isso e vejam a tamanha responsabilidade que é anunciar o nome do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir

Seu comentário faz este instrumento crescer!

IMPERDÍVEL!!!

A CRIAÇÃO E A QUEDA (por santo Atanásio)