quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

SER AMIGO ÍNTIMO DE DEUS


Amados e Amadas!

Há praticamente um ano atrás, fui questionada numa conversa, o que é ser Amigo de Deus?

Tantas respostas imediatistas, e entre elas, a maior delas que eu digo e ouço dizerem: "Porque Deus é  tudo pra mim!"

Mas - discorrendo o ano - quantos altos e baixos me levaram a refletir e chegar a conclusão que, com minhas atitudes, muitas vezes, eu rompi esta amizade com Deus.

Sabem o que me fez refletir? Eu tenho a Deus, como Amigo íntimo? Se sim, sou Fiel a esta amizade? O que faço  para estreitar ainda mais esta amizade?

Pois Bem! Vamos tentar, juntos, identificar como manter e estreitar este laço.

Começamos entendendo o que é "Amigo intimo".

O AMIGO Íntimo, participa de tudo da nossa vida, sabe  de tudo, percebe tudo, chora e sorri conosco. Por vezes, se faz muito presente, mesmo distante, sabe silenciar, sabe falar, sabe exortar, sabe consolar, participa conosco das alegrias e vitórias, mas está conosco também nas tristezas e derrotas.

O Salmo 138, define o Deus que é  nosso amigo íntimo (cf. Salmo 138,1-16.23-24)

[1]Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Senhor, vós me perscrutais e me conheceis, [2]sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos.

[3]Quando ando e quando repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos.

[4]A palavra ainda me não chegou à língua, e já, Senhor, a conheceis toda.

[5]Vós me cercais por trás e pela frente, e estendeis sobre mim a vossa mão.

[6]Conhecimento assim maravilhoso me ultrapassa, ele é tão sublime que não posso atingi-lo.

[7]Para onde irei, longe de vosso Espírito? Para onde fugir, apartado de vosso olhar?

[8]Se subir até os céus, ali estareis; se descer à região dos mortos, lá vos encontrareis também.

[9]Se tomar as asas da aurora, se me fixar nos confins do mar, [10]é ainda vossa mão que lá me levará, e vossa destra que me sustentará.

[11]Se eu dissesse: Pelo menos as trevas me ocultarão, e a noite, como se fora luz, me há de envolver.

[12]As próprias trevas não são escuras para vós, a noite vos é transparente como o dia e a escuridão, clara como a luz

[13]Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe.

[14]Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso. Pelas vossas obras tão extraordinárias, conheceis até o fundo a minha alma.

[15]Nada de minha substância vos é oculto, quando fui formado ocultamente, quando fui tecido nas entranhas subterrâneas.

[16]Cada uma de minhas ações vossos olhos viram, e todas elas foram escritas em vosso livro; cada dia de minha vida foi prefixado, desde antes que um só deles existisse.

[23]Perscrutai-me, Senhor, para conhecer meu coração; provai-me e conhecei meus pensamentos.

[24]Vede se ando na senda do mal, e conduzi-me pelo caminho da eternidade.

Que amigo maravilhoso e este! 

Portanto, podemos identificar neste Salmo algumas características e a personalidade fiel deste Amigo.

Quando temos alguém íntimo como amigo, uma simples palavra dita ou escrita, um simples gesto, uma expressão... Para aqueles que não nos são  íntimos, determinadas ações, passam despercebidas, porém, ao amigo íntimo - de imediato - acende-se  um alerta: Existe  algo  de errado com meu amigo!

Imagine então Deus, sendo Ele nosso amigo íntimo que, antes mesmo de pensarmos, Ele perscruta nossa mente.

Imagine a atenção que Ele deve ter a cada reação positiva ou negativa da nossa parte.

Porque, sendo Ele Deus e Intimo, a cada reação negativa, Ele identifica e adentra na situação .(cf. Salmos 138,11-12)

[11]Se eu dissesse: Pelo menos as trevas me ocultarão, e a noite, como se fora luz, me há de envolver.

[12]As próprias trevas não são escuras para vós, a noite vos é transparente como o dia e a escuridão, clara como a luz.(...)

Deus transforma em Graça e bênção, aquilo que só Ele conhece, antes  mesmo de praticarmos o que não lhe agrada. Ele trabalha para que, no final,  tudo resulte em Bem, pois tudo que Ele  faz é  Bom.

Fantástico!!!

DEUS CRIOU E CRIA TUDO,  EM TODOS E PARA  o BEM  de TODOS. (Cf. Gênesis 2,15-17)

[15]O Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo.

[16]Deu-lhe este preceito: “Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim;

[17]mas não comas do fruto da árvore da ciência do bem e do mal; porque no dia em que dele comeres, morrerás indubitavelmente.”

Deus criou tudo.

Mas então porque, se Deus tudo criou e tudo era bom,  e neste processo minucioso  de criação, fez Deus também crescer uma árvore que continha não somente Frutos de conhecimento do Bem?

Acontece que Deus, criou o homem e sabia, com o que o formou e o que depositara em sua essência. (CF. Salmos 102,14)

[14]porque ele sabe de que é que somos feitos, e não se esquece de que somos pó.

Deus havia criado o homem, e toda sua estrutura criada minuciosamente , existia dentro desta criação,  O Bem e a possibilidade do mal, caso desobedecesse sua ordem.

E Deus sabia que nesta estrutura criada por Ele, teria colocado uma semente que, poderia  ser germinada a seu tempo, e ao seu comando.

Sabia Deus, quais eram os adubos que deveria colocar pra esta semente germinar e dar bons frutos. 

Porém, a astúcia da serpente, ao ver o amor que Deus tinha à sua criação, Ele cuidaria  de todas as suas  necessidades como cuidou de Adão, ela (a serpente maligna) então, entrou com toda sua astúcia e perspicácia no processo de Amor, cumplicidade e fidelidade que existia entre Deus e a criação, a serpente adentrou para sabotar a perfeita obra da  criação de Deus.

Mas Deus sabia do que a estrutura da sua criação fora feita. (cf. Salmo 102,14)

[14]porque ele sabe de que é que somos feitos, e não se esquece de que somos pó.

 A estrutura  carnal desta criação, gritaria por companhia e lhe concedeu EVA, pra que fosse -segundo a sua vontade e seu desígnio -, mãe  de todos os viventes. (Cf. Gênesis 2,25)

[25]O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam.

Deus não tinha dado o conhecimento do Bem e do mal e a serpente os fez partir para esta experiência do conhecimento do bem e do mal.

E antes mesmo de vivenciarem a experiência, Deus já sabia o que tinham feito. (Cf. Gênesis 3,4-5)

[4]“Oh, não! – tornou a serpente – vós não morrereis!

[5]Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal.”

 Foram então, Adão e Eva, despertados, deixaram  o conhecimento do ser Amigo  de Deus e vivenciaram  a partir daí, a experiência da Amizade com Deus, que foi por eles, rompida.

E Deus, que havia dado a oportunidade de escolherem, qual fruto germinaria primeiro, viu que eles, tinham dado  primazia ao mal, que lhe abrira os olhos e colocou-os na realidade das consequências, das suas próprias opções e infidelidades. (Cf. Gênesis 3,10)

[10]E ele respondeu: “Ouvi o barulho dos vossos passos no jardim; tive medo, porque estou nu; e ocultei-me.”

Como Deus ama sua criação e cuida com Amor e misericórdia e não extermina, sendo Ele o criador de todas as coisas, poderia na obra de criação exterminar e começar do zero, mas coloca para andar em caminhos a espera do retorno ao Éden que nos foi tirado. (Cf. Gênesis 3,17.19)

[17]E disse em seguida ao homem: “Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida.

[19]Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.”

Assim, ao longo de toda Escritura podemos nos atentar que:

TODO BEM QUE DEUS TIRA DO MAL.

Discorrendo um pouco as escrituras:

Em Abel e Caim; nasceram do mesmo ventre, e eram bons... Na caminhada de vida, cada um


frutificou sua semente, Abel do bem, Caim do mal.

Deus nos dá as duas sementes, somos nós que, pela Graça do Próprio Deus, vamos regar,  fazer crescer e dar bons  frutos.

Em José  do Egito, os irmãos  de José, fizeram germinar sem a Graça de Deus, a semente má.

Deus interveio neste plantio,  e da semente ruim que havia crescido nos irmãos, transformou-as em adubo. Retirou da semente de bondade que havia em José, para assim, libertar um povo e junto dele também restaurar toda família.

Quantas vezes, olhando pra nossa própria história e nossas misérias, conseguimos enxergar o  alcance da Graça de Deus e a transformação em nossas casas, lares, comunidades, etc..

Com um olhar de um Amigo íntimo de Deus, conseguimos enxergar também o quanto a miséria do outro nos ajuda na nossa transformação e restauração.

Olhando  profundamente em tudo, sempre está  Deus, nosso Amigo íntimo, retirando de qualquer situação contrária, todo Bem que precisamos.

Com Davi, não foi diferente.

 Deus Tinha um  desígnio de Graça pra vida dele, que daria sentido a uma humanidade e no decorrer  de todo seu reinado de predileção de Deus,  dentre muitas obras do Bem, frutificou a semente da humanidade carnal, mas Deus o conhecia intimamente e seu amor por Davi se sobrepunha ao pecado, pois mesmo após a queda, Deus o manteve no reinado de uma nação.

As Escrituras narram outros inúmeros exemplos de como Deus retira um Bem de todo MAL.

Dando continuidade na reflexão, chegamos  no maior bem que nos foi dado, chegamos Àquele que o Sumo bem: NOSSSO SENHOR JESUS. O Cordeiro imolado,  Amor e todo Bem.

"Gerado e não  criado, Consubstancial  ao Pai., Por Ele todas  as coisas foram feitas e por nós  homem desceu  do céu  e se encarnou pelo Espirito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem..."(Cf. Credo Niceno Constantinopolitano).

Vítima de expiação, dos nossos pecados, resgatador das almas.

Derramou todo Bem e todo Amor a preço de morte e morte de cruz. É neste amor incondicional que devemos nos amparar e nos espelharmos.

A exemplo do Cordeiro, subimos os calvários  da nossa vida com a cruz de nossas misérias, tropeçando, caindo com o peso da Cruz, abraçando de bom Grado os Cireneus que Deus nos envia para aliviar os nossos pesos.

Quase sempre nesta subida de calvário, cada um de nós , acabamos por nós tornar vítimas, das incompreensões , gerada na  caminhada em meio aqueles que não caminham.

E ainda assim transborda de Amor ao próximo, dilacerando nossos joelhos em oração, por nós  e pelos nossos. (Cf. Romanos 11,30-32)

[30]Assim como vós antes fostes desobedientes a Deus, e agora obtivestes misericórdia com a desobediência deles,

[31]assim eles são incrédulos agora, em conseqüência da misericórdia feita a vós, para que eles também mais tarde alcancem, por sua vez, a misericórdia.

[32]Deus encerrou a todos esses homens na desobediência para usar com todos de misericórdia.

Como é profundo o amor de Deus.

Deus é todo bondade, e misericórdia, mas trata com severidade também as nossas quedas, porque mesmo diante delas, Ele espera  que sejamos sustentados pela semente de bondade que há  em nós, que é a Fidelidade a Ele. (Cf. Rom11, 22)

[22]Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, bondade para contigo, suposto que permaneças fiel a essa bondade; do contrário, também tu serás cortada.

O desejo de Deus é que possamos frutificar a semente do Bem, pois Ele espera nosso retorno e em tudo, Ele se fará presença viva, buscando, encontrando o Bem em todas nossas más inclinações.

Quem pode compreender tamanho Amor neste resgate e retorno da criação ao Criador? (Cf. Romanos 11, 34-36)

[34]Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro?

[35]Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído?

[36]Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém.

Amém!!!!

Portanto, Amados irmãos e irmãs, nossa busca em estreitar os laços de amizade com Deus tem que ser incessante, tem que ser prioridade.

Porque Deus nos trata com prioridade. Ele permuta Reinos por mim e por você, por que somos seus filhos seus eleitos. (Cf. Isaías 43, 4.6-7)

[4]Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti.

[6]Devolve-os!, direi ao setentrião e ao meio-dia: Não os retenhas! Traze meus filhos das longínquas paragens, e minhas filhas dos confins da terra;

[7]todos aqueles que trazem meu nome, e que criei para minha glória.

Ele  não se cansa  de dar ordem, aos anjos e Santos para que guardem nossos  caminhos. (Cf. Salmos 90,11-12)

[11]porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos.

[12]Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.

Porque se preocupa com nossa caminhada de retorno  a casa do Pai.

Qual o amigo que,  vendo o outro amigo prestes a perder a vida, coloca seu Próprio filho como escudo de proteção?

Jesus veio e nos livrou da morte dando a própria vida por mim e por você.

Qual o amigo que se entrega injustamente e morre derramando o próprio sangue no lugar do injusto?

Jesus, sendo Justo, morreu, justificando nossos pecados.

Qual o amigo, que  condenado injustamente, assume a culpa do outro, recebe pancadas  injustamente e pede perdão  ao Juiz , dizendo: "-Perdoa eles não sabem o que fazem!"?

Que amigo Fiel, nós  temos!

Amigo este que, antes de morrer injustamente, entregou para mim e para você sua mãe, para que pudéssemos continuar a caminhar orientados e acompanhados por uma mãe Forte e cheia de Sabedoria.

Deus é  Formidável!

Como compreender um Amor tão grande que cria e após criar, além de dar tudo de bom (Éden), ainda dá  liberdade (livre arbítrio), depois faz uma cartilha com muito Amor (mandamentos), onde tem tudo que é necessário fazer para permanecermos vivos eternamente e numa Perfeita amizade com Ele... Envia mensageiros para nos alertar e nos mantermos no caminho (Profetas),  porque este Amigo sabe que teremos que voltar e Ele quer que voltemos sãos e salvos ao Jardim de onde fomos tirados.

Ele não se cansa de apresentar subsídios, que nos auxiliam neste caminho de volta.

Muitas vezes estamos indo no caminho de volta em um carro desgovernado e não conseguimos colocar freio nas emoções, mudamos a rota (pecados), tornando mais complicada a chegada ao destino, correndo o risco de perder o caminho de vez.

Por saber que o carro sob nosso controle não vai acertar o caminho, Ele nos deixou, um orientador e um condutor automático que atua como socorro certo ao ver o carro sem controle, o Próprio  Deus se faz automaticamente presente, pelo Espirito Santo e nos coloca de volta no caminho.


Este Piloto automático (Espirito Santo) está sempre alerta para nos socorrer em todas as situações. 
Basta acionarmos, dizendo que não conseguimos conduzir, perdemos rumo e o freio e neste momento, Ele  toma a direção.

Mas temos que pedir. 

A humildade de nos reconhecermos totalmente dependentes de Deus e de sua Graça. Gritar que está necessitado deste auxílio, mostrar que pretende voltar  ao caminho, porém, sozinho não conseguimos.

Mas Deus  olha do alto do céu, tida nossa angústia, aflição, mas não é  intrometido, Ele espera o nosso grito de socorro e sempre nos ouve. (Cf. Salmo 33, 7-8)

[7]Vede, este miserável clamou e o Senhor o ouviu, de todas as angústias o livrou.

[8]O anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem, e os salva.

Acerta o caminho, toma toda direção ao seu modo de dirigir, Ele, muitas vezes, nos coloca no banco detrás para evitar que, estando do lado como passageiro, venhamos a tentar conduzir de alguma maneira e, no banco detrás, temos pouca visão, ficamos assim à mercê  do condutor.

Afinal,  não temos o que temer! Estamos na confiança de estarmos com nosso Amigo íntimo.

Como se não bastasse a condução de tudo, este amigo supre as nossas necessidades, percebe que pode nos faltar combustível  pra prosseguir, então Ele enche o tanque (Graça de Deus) para continuarmos com segurança nosso caminho de retorno à casa do Pai.

Passaremos por todo tipo de estrada.

Muitas delas cheias de buracos (quedas), enfrentaremos tempestades mas, os que confiam no Senhor revigoram suas forças, pode até cair ou vacilar, mas consegue levantar.

Mas, com certeza, se confiarmos e nos entregarmos a condução do Espirito a chegada é certa! (Cf. Salmos 102, 17-18)

[17]É eterna, porém, a misericórdia do Senhor para com os que o temem. E sua justiça se estende aos filhos de seus filhos,

[18]sobre os que guardam a sua aliança, e, lembrando, cumprem seus mandamentos.

O que não podemos, é deixar o AMIGO DE LADO.

O caminho sem erros, o nosso melhor AMIGO, Jesus, nos  deixou do alto da Cruz como está escrito em João 19, 26-27:

[26]Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho.

[27]Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.

SENDO AMIGO INTIMO DE JESUS e de mãos dadas com Maria Santíssima, retornaremos ao Éden.

Em Maria encontramos todas as setas, as placas de sinalização que direcionam para o caminho.

Tomo por exemplo, o Rosário.

Tenho, por um modo muito particular, a reza do Rosário, semelhante a uma trilha que venhamos a fazer em uma floresta desconhecida, em meio a escuridão da noite e o Rosário seria aquela corda ou fita que sempre tem nas trilhas, para nos orientar. Se seguimos aquela fita ou corda, mesmo na escuridão,  ela nos leva ao destino sem nos perdermos, basta segurar a "corda  ou fita" e seguir em frente.

Ah como é  Maravilhoso caminhar com segurança ao lado de um Amigo íntimo! 

Deus nos espera às portas do Palácio real, precisamos nos adornar com vestes de Santidade. (Salmo 44, 9-12.14-16)

[9]Exalam vossas vestes perfume de mirra, aloés e incenso; do palácio de marfim os sons das liras vos deleitam.

[10]Filhas de reis formam vosso cortejo; posta-se à vossa direita a rainha, ornada de ouro de Ofir.

[11]Ouve, filha, vê e presta atenção: esquece o teu povo e a casa de teu pai.

[12]De tua beleza se encantará o rei; ele é teu senhor, rende-lhe homenagens.

[14]Toda formosa, entra a filha do rei, com vestes bordadas de ouro.

[15]Em roupagens multicores apresenta-se ao rei, após ela vos são apresentadas as virgens, suas companheiras.

[16]Levadas entre alegrias e júbilos, ingressam no palácio real.

Termino esta reflexão com um desejo imenso de estreitar ainda mais este laço de Amizade com Deus.

Que nós saibamos, que, para fazer um Bom laço, necessitamos de uma fita (caminho) (Cf. Salmo 44, 8)

[8]Amais a justiça e detestais o mal, pelo que o Senhor, vosso Deus, vos ungiu com óleo de alegria, preferindo-vos aos vossos iguais.

Esta fita com dois lados têm duas Pontas que se entrelaçam: VOCÊ e eu. (Cf. Eclesiástico 6,14.16-17)

[14]Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.

[16]Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo.

[17]Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante.

Finalizando com a criatividade que orna de toda Beleza e firmeza este laço, o Espirito Santo, como nos revela João 14, 3 e 26:

[3]Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais.

[26]Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu no8me, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.

Tenhamos todos, uma Fiel amizade com Deus.

Com muita unção e sede de Santidade.

Paz e Fogo. 

Sua irmã em Cristo, Patrícia Gonçalves.

Um comentário:

  1. Belo artigo minha irmã. Quero do fundo do meu coração nunca perder esta maravilhosa amizade com Deus.

    ResponderExcluir

Seu comentário faz este instrumento crescer!

IMPERDÍVEL!!!

Papa Gregório X