sábado, 26 de fevereiro de 2022

“Àquele que se assenta no trono e ao Cordeiro, louvor, honra, glória e poder" (Apocalipse 5,13) - RCC Brasil 2022

Paz e fogo, irmãos! 
Finalmente, voltamos a escrever no blog! Esse tempo de pandemia nos fez aderir às lives (que prefiro chamar de transmissões), aí, para não abandonar a vida espiritual, algumas coisas começaram a ficar, como que de lado. Essa foi a impressão que tivemos nesse tempo pandêmico aqui no blog. Que o Bom Deus nos faça retornar com mais conteúdos que nos ajudem a progredir na vida espiritual.
E, como todo o ano, estamos com o artigo sobre o direcionamento da RCC Brasil em 2022.
Um baita direcionamento!
Diante das moções e direcionamentos do ENF 2022 e todo o material disponibilizado pela RCC Brasil e seus líderes, vamos falar sobre esse direcionamento. O que Deus quer da RCC Brasil, neste 2022?

O Conselho Nacional da RCC do Brasil teve uma reunião do seu Conselho Nacional de 22/09/2021 até 26/092021, onde discerniu na tarde do sábado (25/09/2021), a passagem que vai nortear todos os trabalhos do Movimento em 2022. Por meio de oração e escuta profética, o tema discernido foi do Livro de Apocalipse no capítulo 5 e versículo 13b:“Àquele que se assenta no trono e ao Cordeiro, louvor, honra, glória e poder".

A Palavra Norteadora do ano destaca o convite a proclamar Jesus como Senhor, como Aquele que é poderoso, que deve estar no centro da vida de cada pessoa e de todas as suas ações. Essa passagem convoca todos, neste ato de centralidade em Cristo, a glorificá-Lo e adorá-Lo. Somente quem é capaz de sentar aos pés de Jesus, pode participar de Sua vida íntima. Esse é o relacionamento de amizade com o Senhor que nutre a missão de cuidar de modo integral do rebanho que Ele nos confia, os membros dos Grupos de Oração e todos aqueles que o Senhor nos confiar. Devemos preencher a terra do Evangelho, apresentando Deus, na Pessoa de Jesus, vivo e ressuscitado. (Os grifos são minha responsabilidade) (Fonte: https://www.rccbrasil.org.br/institucional/index.php/artigos/1496-palavra-norteadora-para-a-rccbrasil-em-2022)

Vinícius Simões: Neste ano, de um modo todo especial, o Senhor nos

convida a estarmos diante de Seu trono, como servos-adoradores, rendendo-lhe louvor e adoração. Este é, por excelência, o lugar do cristão! De outro lado, deste lugar santo devemos partir para a missão, na certeza de que o que de graça recebemos, de graça devemos dar. Após havermos anunciado a Boa-Nova da salvação aos outros, com eles retornamos para diante do Trono e juntos damos louvor e glória ao Senhor. Assim, o Reino de Deus vai se estendendo sobre a terra. Trata-se de um movimento pendular: subimos à montanha do Senhor e de lá partimos para a missão; após à missão, retornamos para a montanha juntamente com outros irmãos e irmãs, nunca sozinhos.

Neste sentido, em 2022 somos chamados a propagar a Identidade da RCC para que o mundo seja batizado no Espírito Santo. Propagar significa difundir, anunciar, testemunhar, espalhar. Somos convocados a espalhar a boa notícia do Evangelho e a levar as pessoas à experiência impactante e concreta do batismo no Espírito Santo. (Fonte: Diário de bordo do ENF 2022)


Bem, diante de tudo isso, já temos um conteúdo que daria um livro!

Iniciemos pela Palavra de Apocalipse 5, 13b: "Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro, o louvor, a honra, a glória e o poder pelos séculos dos séculos.". (tradução Bíblia do Peregrino)


O capítulo 4 do Apocalipse nos apresenta a liturgia celeste, segundo a tradução da Bíblia O Peregrino, onde, no versículo 2, João é tomado pelo Espírito Santo de Deus e levado diante de um trono, que ele não consegue identificar de forma precisa quem está assentado nele. Aspecto de jaspe e cornalina (pedras preciosas mais comuns e belas da época e região), com o brilho de um arco íris como de esmeralda. Do trono saíam relâmpagos (Apocalipse 4, 5), 7 tochas de fogo que ardiam DIANTE do trono, assim como haviam 24 outros tronos para 24 anciãos, 4 serem cobertos de olhos pela frente e por trás, com seis asas com olhos por dentro e por fora que não descansavam em nenhum momento louvando o que estava assentado no trono: "Santo, santo, santo, Senhor Deus Todo-poderoso, aquele que era e é e será." (Apocalipse 4, 6-8)

Tudo isso para mostrar que diante de Deus, todos se prostram e se rendem ao seu poder, realeza, grandeza, soberania e beleza, que estonteiam a qualquer ser que Dele se aproxime!

A visão de João mostra a Santíssima Trindade. E diante dela aqueles que chegaram à visão beatífica estonteante no céu!
Meu Deus! O que será que João estava sentindo nesse momento? Que sentimento movia o coração daquele ancião, já centenário em idade, que havia ouvido os batimentos cardíacos de Jesus antes de Sua paixão, morte e ressurreição?
Fato é que esta visão mostra a sacralidade de Deus no céu, sua beleza e seu esplendor, que deveríamos, por excelência, contemplar e desfrutar de tamanha magnitude se apresenta para nós neste ano de 2022, para devolvermos a Deus a centralidade em nossa vida, missão e serviço em nossos grupos de oração.
Pois na primeira parte do versículo 13 de Apocalipse 5, diz que todas as criaturas do céu, da terra, do mar entoavam o louvor da segunda parte do versículo que traz o direcionamento deste ano.
Voltar à adoração em espírito e em verdade. Eis a direção da RCC Brasil neste 2022.
Devolver a centralidade de Deus em nossa vida testemunhal, na missão específica que Deus nos chamou em nosso grupo de oração e no serviço a Deus, onde vemos tantos desvirtuamentos no que diz respeito ao foco do direcionamento dado ao presidente do Conselho Nacional da RCC Brasil, Vinícius Simões, onde, inspirado, Deus o levou a promover um triênio na RCC Brasil, onde deveríamos, no Espírito, Resgatar, Guardar e Propagar a identidade da RCC para que o mundo seja batizado no Espírito Santo.
2020 - Resgatamos a identidade - Início de uma Pandemia que minou um dos pilares de nossa identidade: Vida fraterna
2021 - Guardar a identidade - Uma indefinição de nossas autoridades governamentais, movidas por interesses duvidosos até hoje, num abre/não abre, fase vermelha, amarela e etc., acabou minando os outros 2 pilares de nossa identidade: Batismo no Espírito Santo e exercício dos carismas.

2022 - Somos chamados, convocados a propagar a identidade da RCC nesta reabertura, nesse reencontro de muitos servos e servas dos grupos de oração, onde muitos, infelizmente, nem querem retornar, com medo, inseguros, a começar dos servos! Sim, os servos estão inseguros e nem querem voltar, a ponto de em muitas dioceses (senão todas), as lideranças chegarem à conclusão de que o trabalho com os servos nesse retorno é essencial antes de qualquer coisa!
Como propagar se os que sabem o que devem propagar foram avariados, feridos, muitos tirados de combate e, com isso, a propagação ficou nas mãos do "pequeno resto" que entendeu e não deturpou o sentido maior da RCC que é levar as pessoas a uma evangelização a partir de uma experiência viva de Jesus Ressuscitado, mediante o Batismo no Espírito Santo?
Irmãos da RCC, O Pai que ama, o Filho Amado e o Espírito Santo que é o amor que é manifestado entre o Pai e o Filho, estão mostrando onde se inicia nossa vida, missão e serviço de propagação de nossa identidade: Aos pés do Trono onde todas as criaturas reconhecem a realeza, a grandeza, a beleza desse Deus, rendendo-Lhe o Louvor, a Honra, a Glória e o Poder que sempre pertenceram a Deus!
Estar diante desse trono é reconhecer a soberania de Deus sobre todas as coisas!
Esse "estar diante desse Trono" implica a ação do Espírito Santo que nos impulsiona à presença de Deus que está assentado no Trono e ao Cordeiro que nos impele à verdade de atitudes que cooperam com a graça de Deus em nós, pois a graça de Deus tem uma forma natural de agir em nós e na medida em que somos dóceis a ela, tanto mais ela crescerá e agirá através de nós livremente.
Uma das primeiras atitudes que saltam deste direcionamento é o de sair do trono que pertence a Deus e não a nós!
Não podemos confundir a condição de amigos de Jesus (João 15, 15) com a pretensão de poder tomar o lugar que a Deus pertence!
Outras vezes, confundimos as coisas a tal ponto de colocar "coisas" no trono! Ministérios, chamado, família, instrumentos, faculdade... E por aí vai. Precisamos sair do trono e tiras as coisas do trono que pertence a Deus e não a nós!
Tirando as coisas e a nós mesmos do tronos, tiremos as "coroas" de nossas cabeças como se tivéssemos autoridade sobre algumas coisa. Lembremo-nos que o poder pertence a Deus! A glória, a honra e o louvor! A nós, pertence a humildade de reconhecer a autoridade Dele sobre nós e por isso, exatamente por isso, a coroa e o trono não são meus, mas de Deus!
Parece que a pandemia desmascarou muitos de nós que achávamos que éramos alguma coisa e com a necessidade de testemunharmos diante dos nossos o que recebemos de Deus, pois fomos subindo no trono, tomando decisões por nós mesmos, vestimos a coroa como se tivéssemos autoridade de reger nossos grupos de oração, ministérios, família,  segundo nossos conceitos, segundo nossos discernimentos de sala de estar ou de pé da cama de meu quarto. 
A coroa pertence ao Senhor! O trono pertence ao Senhor!
Somos servos inúteis (Lucas 17, 10), mas servos de Deus e não dos nossos ministérios! Sou servo de Deus no ministério de pregação, intercessão, MOCL... Desocupemos o trono que pertence a Deus, RCCC, lideranças, servos... Chega de colocar seu tempo de movimento, talvez nem vivido de forma fiel aos direcionamentos deste, no trono que a Deus pertence!
Chega de colocar o número de vezes que você já viu uma pregação, um tema ou mesmo um evento, como se não precisasse mais de nada disso, pois já estaria pronto... Chega de colocar isso no trono que a Deus pertence!
Desce do pedestal em que te colocaste e veste a condição de servo que se torna amigo, sabendo onde é o seu lugar: Diante do trono, aos pés do Cordeiro, no Espírito Santo, devolvendo o Louvor, a honra, glória e poder ao que está assentado no Trono!!!!!!
Esse irmão Vinícius Simões é um homem de Deus. Vejam a profecia que Deus deu a ele para este ano:

"Para vencer esse tempo de crise e projetarmos a RCC para o futuro, nós precisamos aperfeiçoar, sermos perfeitos na unidade."

Sim. Unidade.
Nos relacionamentos entre os irmãos na vida fraterna autêntica!
Nos direcionamentos, pois só existe uma RCC, não diversas!!! Há diversidade na RCC, mas não diversas RCC's!
Unidade não é uniformidade! Uma coisa é bem diferente da outra!
Enquanto uma nos leva a um pensamento em comum em favor de uma meta, carregando o mesmo tempero e sabor de um prato que alimentará a muitos para chegarem a Deus, a outra nos leva a obrigatoriedade de sermos iguais, de uma forma só, como um uniforme sem opções ou variações de tipos!
A unidade é pressuposto, condição para Pentecostes! Quando aconteceu Pentecostes, estavam todos no mesmo lugar UNÂNIMES, em unidade, com o coração no mesmo propósito, cada qual com seu jeito de ser e experimentar, mas em busca do mesmo Deus com a mesma ordem de Jesus para ficarem em Jerusalém. (Atos 1, 4 e 14; 2, 1)
A unidade nos faz cultivar uma ministerialidade orgânica, onde os ministérios não competem entre si, mas se completam um ao outro no mesmo corpo que é o Grupo de oração!
Daí a importância, caros irmãos que se dizem servos da RCC, de estarmos debaixo do mesmo direcionamento para falarmos a mesma linguagem e alcançarmos a mesma meta que é levar as almas para Jesus!
A pandemia minou de tal forma a nossa unidade, que direcionamentos essenciais do movimento não chegam nos servos dos grupos de oração, dando vazão a discernimentos equivocados que burlam, adulteram, desconfiguram a identidade a ser propagada!
Desculpem-me, mas frases como: "Eu sinto no meu coração...", "Eu discerni em cima disso...", "Eu enxergo isso ou esse direcionamento assim...", "Não vejo assim...", são frases que ferem a unidade e mostram orgulho assassino da identidade de nosso movimento.
Pessoas que se gastaram na escuta profética para discernirem tal direcionamento, abriram mão de suas famílias, compromissos, tempo, descanso, conforto, para servirem-se de instrumentos nas mãos de Deus para direcionar um país!
Acha isso pouco? Vá lá você que diz que a RCC quer "encaixotar" o Espírito Santo e direcione o país como Deus quer!
Não estou dizendo aqui, e que o leitor entenda no Espírito, que essas pessoas são perfeitas ou estão num grau superior de santidade, nada disso! Apenas reconheço a autoridade que Deus deu a elas para me direcionar dentro do movimento que me faz igreja na Igreja.
Quantos não ferem a unidade e assassinam a identidade do movimento quando questionam o processo formativo da RCC? Irmãos, como servo de deus e pregador, o processo formativo citado é sólido, em consonância com a Igreja e só não trilha a via da santidade nele se não quiser.
Aliás, a RCC não se fecha a outras fontes buscadas que acrescentam em nossa busca de santidade ou caminho de fidelidade ao chamado.
Nunca fui barrado de buscar e deixar Deus acrescer em meu ministério através de fontes fora da RCC. Apenas é preciso ter o critério de seguir direcionamentos e diretrizes do movimento que me colocam na unidade com o movimento e me proporcionam um caminho seguro a ser trilhado.
Existem erros? Sim, mas de algumas pessoas que não conhecem o movimento em sua essência, não participam de nada que o mesmo proporciona a nós, se acham os reis ou rainhas da cocada preta pelo "tempo" que "participam"... Se acham os "doutores da espiritualidade" da RCC, pretensos "Teólogos carismáticos" que são verdadeiros dinossauros que nem conseguem levantar seus braços num simples louvor de tão pesados que estão de si mesmos! Lamentável. Pior que ainda querem dar lições de moral como donos da verdade e do conhecimento... Ah, orgulho imbecil que cega... Ah, soberba idiota que nos leva à margem do caminho que deveríamos saber trilhar depois de tanto tempo, não?
Ahhhh, irmãos... A unidade verdadeira requer conversão de coração sincera e contínua, senão, não conseguimos enxergar e desfrutar da essência do movimento que pertence a Deus! Não aos homens que pensam ter a posse dele.
Enfim, irmãos, diante do trono, o Espírito Santo nos leva, nessa comunhão de amor entre o Pai e o Cordeiro, a propagar, neste 2022 a identidade do movimento.
Nossa identidade tem 4 coisas essenciais que nos identificam neste documento: MEU NOME, DATA DE NASCIMENTO, NATURALIDADE (onde eu nasci) e o NÚMERO QUE ME IDENTIFICA, o famoso RG.
Diante do trono Daquele que está assentado e ao Cordeiro, no Espírito, recolhemos quatro "coisas" - se assim podemos chamar - para propagar a identidade da RCC neste ano para que o mundo seja batizado no Espírito Santo: UNIDADE, DISCIPULADO, PASTOREIO e MISSÃO.
A UNIDADE, já discorremos em seu aperfeiçoamento, porém, vamos acentuar o que diz o decreto do Concílio Vaticano II, Unitatis Redintegratio (Reintegração da Unidade), que fala da unidade entre os cristãos, onde se trabalha o ecumenismo - aliás bem pouco entendido de fato pelas lideranças de movimentos e eclesiásticas - em seu número 8, nos indica que: A unidade requer conversão de coração e santidade de vida.
Creio já ser o bastante para bons entendedores.
DISCIPULADO, segundo o dicionário, significa Reunião de discípulos, alunos ou aqueles que seguiam Jesus.
Nesse caso então, somos chamados a seguir Jesus de perto, de forma total, a ponto de sentir seu cheiro, como fez João, e até por isso, ele nunca se esqueceu de detalhes que vemos no Evangelho! Um Apóstolo apaixonado e louco de amor por Jesus que o fez seguir Jesus tão de perto a ponto de ser o único a sentir os batimentos cardíacos de Jesus antes de ser preso, morto e ressuscitado.
Por isso foi o que mais escreveu entre os Apóstolos: Evangelho, 3 cartas e o Apocalipse.
O discípulo tem prazer em estar e aprender do Mestre e precisamos aprender com o Cordeiro que a evangelização e salvação das almas é prioridade máxima nesse tempo em que muitos acabaram se perdendo do Mestre, acabaram se cansando por "N" motivos, desgastaram-se com toda a situação pandêmica do mundo e suas consequências.
O discípulo não é maior do que o Mestre, mas deseja imitá-lo. Eis o verdadeiro discipulado em Jesus: Ser imitador de Cristo - e São Paulo aprendeu isso muito bem! (Cf. 1 Coríntios 11, 1; Efésios 5,1-2)
PASTOREIO implica cuidado com aqueles aos quais se pastoreia, tal qual o ofício

de pastor de ovelhas.
Aliás, isso caberia também na unidade nos relacionamentos, onde o cuidado com o outro é extremamente necessário, pois cada pessoas traz consigo uma história, com suas marcas e necessidades de serem, muitas vezes, reescritas em Jesus.
As lideranças precisam deste equilíbrio do Bom Pastor Jesus. 
Um pastoreio que cuida, zela, ama e direciona e ao mesmo tempo, corrige os desgarrados, impõe limites quando necessários, faz entrar pela porta do redil de forma organizada e sem desordens ou fugas.
Infelizmente, há tempos que vemos lideranças exercerem seu pastoreio apelando a 2 extremos: Quando não faz "vista grossa" às ovelhas confiadas a elas, querem exercer sua liderança com autoritarismo e exageros sem fundamentos.
Quando há erros na "ovelha", necessita-se de um pastoreio que corrija e não que se passe a mão na cabeça e se torne cúmplice de tal erro ou tais erros. Ou então, o "pastor" já quer colocar no banco, boicotar a ovelha, apontar dedos com exposições desnecessárias (que aliás, vão contra o Evangelho), julgamentos e condenações às pessoas ao invés de ajudarem na solução do problema, auxílio para encontrar o caminho para superar tal erro... O Pastor direciona. Não atira aos lobos. O pastor ensina. Não obriga. O pastor dá exemplos. Não dá contra testemunhos de hipocrisia religiosa e moral.
Enfim, se faz necessário um pastoreio raiz dentro da RCC, sem engessamentos de tempos passados, mas com a maturidade de quase 55 anos de movimento no mundo, onde Deus foi direcionando as lideranças até chegarmos em 2022 com tais direcionamentos.
A MISSÃO, como movimento, é evangelizar com renovado ardor missionário a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo, para fazer discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo. (https://rccbrasil.org.br/institucional/nossa-missao-e-nossa-visao.html)
A missão será bem sucedida, se seguirmos as ordens de Jesus (Cf. Mateus 10, 5-42).
Jesus fez questão de deixar a Igreja para que sejamos bem direcionados e sustentados através dos Sacramentos e sua riqueza de espiritualidade.
Temos a Sagrada escritura que nos revela um Deus que quis entrar na história e nos revelar a salvação em Seu Filho e Senhor nosso Jesus Cristo, e isto, por nos amar tanto!
Temos Nossa Senhora que nos aponta a Jesus e nos dá como testamento a ordem máxima daqueles que são servos: "Fazei tudo o que Ele vos disser." (Cf. João 2, 5)
Temos os santos que nos dão o exemplo de seguimento, obediência e amor a Deus através de suas vidas e testemunho.
Temos os anjos que nos auxiliam em nome de Deus na medida de nossa sensibilidade e fé.
Temos um movimento que Deus levantou há mais de 50 anos para que descobríssemos o que sempre tivemos à disposição na Igreja, com novo ardor e vigor missionário e fôssemos impulsionados a ter o Cordeiro como Senhor de nossas vidas e atitudes, que nos dá do Seu Espírito Santo que nos leva diante do trono e rendermos o louvor, a honra, a glória e o poder Àquele que está assentado com o mesmo Cordeiro supracitado.
RCC, Volte ao Trono!
Devolva ao Cordeiro o centro do movimento!
Devolva a Deus o trono central de onde flui nosso servir!
Restituamos a identidade onde ela foi adulterada, roubada, usurpada, denegrida ou perdida!
Devolvamos a integridade, pureza e autenticidade da nossa identidade, a fim de que a propaguemos na totalidade e fidelidade que ela merece ser propagada e aí veremos o mundo ser batizado no Espírito Santo, e formarmos um grande coro celestial diante do trono.
RCC!
ÀQUELE QUE SE ASSENTA NO TRONO E AO CORDEIRO, O LOUVOR, A HONRA, GLÓRIA E PODER! 

Seu servo em Cristo,
Antonio Lucio de Oliveira

4 comentários:

  1. Parabéns meu irmão pelo artigo, que possamos diminuir para que o senhor cresca.Que o senhor nos ajude a nos esvasiarmos de nos mesmos, para que possamos nos encher de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!!! Multipliquem os a cultura de pentecostes propagando a nossa identidade, para que o mundo seja batizado no Espírito Santo

      Excluir
  2. Eu estou imaginando tu falando isso de forma verbal, meu irmão na caminhada. Deus o abençoe e só contém verdades nesse artigo. Aliás, tu escreve muito bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Multipliquemos a cultura de pentecostes, propagando nossa identidade para que o mundo seja batizado no Espírito Santo, irmão

      Excluir

Seu comentário faz este instrumento crescer!

IMPERDÍVEL!!!

Papa Gregório X