terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MEDO ESCRAVIZADOR

Paz e fogo, povo de Deus!
Eu tenho conferido nestes anos de ministério, formando novos pregadores e reciclando outros, pela graça de Deus sempre, o medo das pessoas em diversas dimensões e várias categorias... Deus tem usado de misericórdia para comigo.
Muitos frutos recolhidos, muitas lutas, muita graça derramada... Mas me preocupa muito o quanto as pessoas têm medo! Medo de assumir compromissos, medo da vontade de Deus, medo de renunciar as coisas, medo de se relacionar com alguém, medo da decepção, medo de morrer, de adoecer... E por aí vai uma infinita lista de medos que muitas pessoas têm e muitas vezes se convencem que não tem jeito de superar tais medos e, infelizmente, uma boa parte de pessoas, adquire para si o medo dos outros pois se identificam com a problemática da vida das pessoas. É terrível!
Uma vez uma pessoa chegou em mim e disse assim: "- Lucio, eu sinto o chamado ao ministério de pregação, mas tenho medo de não ser um(a) bom(a) pregador(a) como você."
No fundo eu senti vontade de bater nessa  pessoa!
Temos uma mania de querer se auto-afirmar que chega a ser um terror!
A opinião das pessoas tem de nos ajudar a primorar o que temos de bom e corrigir o que está defeituoso e não simplesmente ficar com medo - às vezes até fobia! - de dar um passo na direção que Deus tem colocado a cada um de nós.
O medo de relacionar-se, é outro que se destaca muito nestas andanças que tenho feito.
A decepção das pessoas com relacionamentos antigos que deixaram rastros de destruição e estragos nas emoções... Isso não precisa de medo, mas de cura!
E até de buscar cura interior as pessoas estão com medo... Medo de mostrar as fraquezas, sua verdade limitada...
Vejo bem que se encontraram com Jesus e receberam o Batismo no Espírito Santo...
Fala-se muito em prudência... Respeitar pessoas... Sim!
Temos e devemos respeitar as pessoas em sua dignidade de ser humano, de filho de Deus, temos de ser prudentes no que dizemos quando é de ousadia que falamos... Ousadia sem prudência é falta de discernimento.
Por isso precisamos pedir o dom do discernimento dos espíritos constantemente, pois ao invés das pessoas perderem seus medos, elas estão ficando cada vez mais amedrontadas e percebemos isso quando ninguém se compromete com nada dentro da Igreja. Já notaram que quando se fala em compromisso com pastoral A ou B ou compromisso com movimento A, B ou C as pessoas torcem o nariz, perguntam se não tem como ajudar indiretamente sem um COMPROMISSO.Não seria isso medo de comprometer-se com Deus?
Porque tantos estão se casando somente no civil e não no religioso?
Medo de comprometer-se com  Deus?
E isso acontece em todas as dimensões da Igreja, desde fiéis até aqueles que estão à frente.
Não são todos assim.
Existem aqueles que ousam, que têm o destemor de lutar contra os medos e suas técnicas de escravidão.
Graças a Deus, Ele tem levantado pessoas ousadas, sem medo de falar em nome Dele, com discernimento, ousadia e unção.
Eu poderia nomear alguns, mas poderia ser injusto esquecendo-me de outros, também importantes, nesse sentido.
Muitos de nós nos tornamos escravos do medo.
Medo de magoar alguém... Medo do que as pessoas pensem ou falem de nós... Medo das pessoas desaprovarem o que somos e fazemos... Medo de errar... Medo de se desapegar de pessoas e situações, lugares e etc..
E esse medo é tão terrível, que escraviza a pessoa que o sente.
A ponto de as pessoas não agirem contra, exatamente com medo de enfrentar o tal medo!
Medo até de microfone...
É preciso procurar plantões de oração por cura e libertação, ser acompanhado, buscar essa cura interior, talvez todo esse medo tenha sido ocasionado por traumas na infância, intra-uterinos... E digo que pregadores assim tem aos montes espalhadaos por este mundo, mas têm medo de mostrar suas fraquezas num acompanhamento desse nível e por isso evitam, se esquivam, arranjam muitos compromissos na agenda para não enfrentarem esses medos escravizantes que nos proporcionam muitas vezes a sensação de frustração de não ter ousado e ir além numa determinada situação... Sensação de impotência diante de um chamado novo da parte de Deus... Sensação de incompreensão das pessoas para conosco e isso nos isola, dando vazão a uma depressão... Enfim, são várias coisas decorrentes desses medos escravizantes que muitos de nós estamos sujeitos.
Como enfrentar esses medos? Não existe uma solução padronizada, pois cada um é cada um.
Cada pessoa sente ou experimenta esse tipo de coisa de uma forma diferente...
Tenho tido uma experiência fabulosa de me deparar com meus medos que nem imaginava tê-los com um diretor espiritual. Fazendo direção espiritual com meu diretor, ele desvendou meus olhos diante de uma realidade assustadora: EU TENHO VÁRIOS MEDOS E TENHO DE TRABALHAR CADA UM ENFRENTANDO-O CARA A CARA.
Isso nos tira as máscaras. Nos faz cair em nós mesmos. Experiência de filho pródigo que volta nos mesmos passos que pediu a herança e gastou-a.
Nós temos a herança nas mãos e precisamos voltar sem ela... Sem as riquezas, mas com a nossa miséria para que a Misericórdia de Deus naquele Pai, nos acolha e nos dê festa... roupa nova de conversão, de homem/mulher novo(a)... anel para tornar belas as mãos que pegaram em bolotas de porco... novilho para celebrar, para saciar nossa fome de Deus que sentimos quando sentimos esses medos...
Jesus! Filho de Davi!
Tem compaixão de mim!
Volta Teu olhar para minhas misérias, nos colocando pessoas sábias e de unção para nos direcionar em teus passos e vencermos nossos medos interiores, que, na maioria das vezes, desconhecemos ou ignoramos para não nos enxergarmos como somos. Liberta-nos desses medos, Jesus, pelo Teu poderoso Sangue que se derramou em nosso favor... Continue orando se Deus assim lhe tocou ou se você se identificou com o artigo.
Amém
PS.: Testemunhe com seu comentário o que Deus fez em você ou tocou através deste artigo. Faça alguém crescer com seu testemunho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário faz este instrumento crescer!