segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

AS REDES SOCIAIS E OS CRISTÃOS

Irmãos, paz e fogo...
Depois de muito orar, muito absorver informações, pedi a Deus uma direção para este artigo e eis aí o que vos apresento da parte do Senhor!
Estas duas últimas décadas foram marcadas por uma evolução tecnológica enorme, onde o maior e melhor progresso, sem dúvida alguma foi o avanço da internet.
Computadores de alta geração, alta potencialidade, rede 3g, 4g, e-mails, msn, e, com isso, vieram as redes sociais que deram um grande salto entre a juventude, conquistando adultos de todas as idades e até idosos!
Irmãos, diante de tanta facilidade tecnológica, percebemos nisso tudo que, hoje, sendo muito realista, vemos as pessoas dentro de ônibus, trens, metrô, transportes coletivos, bancos, praças, locais de grande acesso público, sempre estão com um "grande amigo" nas mãos: o celular, o tablete, o samrtphone, Ipod's e Ipad's... Todos "conectados" às redes sociais e, de forma especial, na atualidade o "FACEBOOK", ou "FACE", como gostam de chamar.
Não há como negar a grande facilidade que o mesmo gerou uma facilidade enorme em encontrar amigos, conhecidos, parentes que não víamos a anos, amigos de escola antigos, enfim, realmente, alguma coisa proveitosa se deu para tirar deste fenômeno chamado Facebook, bem como o Orkut - quem não se lembra? - o My Space, o Twitter... Mas o Facebook, realmente ganhou o coração da atual "galera on line"!
Quem não é atraído pelos aplicativos oferecidos por este monstro social chamado facebook?
A facilidade com  que se criam comunidades e páginas são atraentes demais para nós!
Fotos ilimitadas!
Demais não?
Inevitável que também chegasse ao âmbito religioso, com a juventude "plugada", entrou de sola na Igreja também o sucesso das redes sociais.
Bom isso? É ótimo! Ninguém pode negar o poder de evangelização se usado de forma correta!
E aí entra um baita problema que tenho verificado, irmãos.
Tanta facilidade e atrativos num só lugar, acaba nos prendendo na frente da tela e do teclado ou na frente dos dispositivos móveis de plantão, nos dando uma mobilidade e facilidade incrível para sair do âmbito social, face-a-face, como nos alertou Papa Emérito Bento XVI logo no início de seu pontificado, num de seus primeiros discursos.
A facilidade e mobilidade também pode, infelizmente, dar lugar à futilidade, já que é uma rede social e, como frisei, se bem usada tem poder de chegar no coração das pessoas, mas, mal utilizada, pode gerar um estrago na cabeça e na família de quem está em xeque!
Uma prova disso é que tenho presenciado famílias completamente arrebentadas pela desconfiança de uma dos cônjuges (geralmente a mulher), pelo fato de o outro cônjuge estar sempre on line no facebook, ter suas amizades, de certa forma, "íntimas demais" para um homem/mulher casados...
Claro que a maldade está nos olhos de quem enxerga... Muitos talvez pensem assim, como tenho realmente conferido em várias situações, mas, irmãos, venhamos e convenhamos, se somos cristãos, somos livres e nada nos impede de termos nossas fotos postadas nestas referidas redes, porém, existe algo que tem faltado em muitas pessoas e em vários perfis que tenho notado e alertado as pessoas quando convém... Existe o fato irmãos de que, muitas vezes, as fotos que estão postadas, nem parecem ser de um(a) cristão(ã)... São fotos seminuas, com sugestões de que não tem problema ser assim...
Irmãos, não estou definindo o caráter de ninguém, que fique bem claro!
Mas quem posta as fotos, necessita urgentemente de discernimento, pois nem todos enxergam com naturalidade e santidade aquilo que se mostra... Não é mesmo? Inclusive tem como deixar as fotos privadas, sem acesso aos outros, o que inclui engraçadinhos que gostam de ver as mesmas fotos e fazerem o que a gente menos deseja que aconteça...
Conheço homens que se masturbam vendo certas fotos de certas meninas e mulheres! Absurdo? Sim, concordo plenamente!
Tem que ser desequilibrado para tal ato, mas acontece, infelizmente e ser instrumento de pecado aos outros é o que menos queremos, não é mesmo?
Pois é, porém, tem aqueles que não estão nem aí e nem parecem cristãos em seus perfis... Parecem mais pagãos do que cristãos, gente que fala de santidade, muitas vezes, nem sequer passam perto de uma vida espiritual que o leve a tal vivência.
Escandaloso, não?
Muito!
Pior, irmãos, é quando nos tira de nossa vida espiritual, pois, como disse, os aplicativos, os atrativos, a facilidade nos motivam a abandonar nossa vida espiritual de oração e, por vezes, irmãos, infelizmente, gente que mente dizendo que ora, que faz isso e aquilo pelas redes sociais, não que isso não seja possível, amados, entendamos no Espírito...
Deus pode agir nesses meios? SIM! Sou testemunha disso!
Mas e nosso relacionamento pessoal com o Senhor que nos conduz?
E nossa intimidade com Ele?
A Palavra? Onde está a Palavra? A intimidade na Palavra? Cadê?
Está nos Tablet's? Nos aplicativos em celulares e afins?
Não, irmãos... Está na Bíblia...
Todos sabemos muito bem mexer em celulares, tablet's, smartphones, ipods e ipads, net e notebooks, mas percebo que poucos sabem manusear uma Bíblia!
Sinal de pouca intimidade, que pouco se pega na Boca de Deus que nos fala para ficarmos com a desculpa que é a mesma coisa! E não é!
A Bíblia é a Bíblia e esses objetos tecnológicos são tecnologia... Ponto.
Certas coisas não podem ser substituídas, ainda mais quando nos tiram a essência!
A sacralidade dos nossos momentos de oração um pelo outro está sendo substituído por uma oração virtual, dons que se manifestam - muitas vezes - sem o zelo necessário para que o Senhor venha e faça Sua obra... Irmãos, Deus também pode agir desta forma, mas em muitos casos - e nestes é que me levanto contra - falta zelo, é como se fosse banal e não Sagrado!
Perfis de gente católica, cristã paganizado!
Fotos e frases que não condizem com o que se prega por tais pessoas ou se é cobrado pelas mesmas a outras pessoas, que, ao verem tais perfis, imaginem a confusão na cabeça no que diz respeito ao testemunho cristão.
As redes sociais precisam ser usadas mesmo pelos cristãos e santificadas pelos nossos atos dentro de cada uma delas, amados....
Façamos as coisas com equilíbrio, com discernimento, saibamos o que colocamos e postamos dentro de nossos perfis, dando a privacidade necessária aos nossos, dando aos outros a possibilidade de encontrar em nós um testemunho edificante aqui também em todos este contexto.
Deus nos deu sabedoria e unção suficiente para sermos profetas aqui também, de forma intensa, equilibrada e santificante.
Dentro e fora do mundo virtual somos cristãos e templos vivos do Espírito Santo! Vivamos isso!
Tenhamos zelo pelos olhos de quem nos enxerga, pois nem sempre nos verão da forma correta como realmente somos, façamos nossa parte não dando chance de nosso contratestemunho afastar alguém dos caminhos de Deus!
Somos templos vivos do amor de Deus! Transbordemos, pois, amor divino até nas redes sociais com nosso testemunho de busca, sem as futilidades de "estou indo tomar banho", "estou comendo", "estou estudando"... Não queremos um BBB ou fazenda virtuais!
Da vida de cada um, cada um cuida consagrando a Deus e não aos outros a satisfação que não cabe pra quem não acrescenta nada em sua vida!
Sejamos de Deus nas redes sociais e SEJAMOS A DIFERENÇA ANTES DE FAZÊ-LA!
Paz e fogo!

2 comentários:

Seu comentário faz este instrumento crescer!

IMPERDÍVEL!!!

EVANGELHOS (APÓCRIFOS) DE São BARTOLOMEU e SÃO PEDRO