segunda-feira, 4 de novembro de 2024

TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DO VOSSO ESPÍRITO

Paz e fogo, irmãos. 
Em 2020, mais uma vez, Deus fala conosco através da RCC no Brasil.

Lembro os amados irmãos, que, como nosso movimento é católico, mesmo respeitando as outras denominações, cristãs, este artigo é para quem conhece o movimento ou pretende conhecer o mesmo, participa e, principalmente, Católicos.

Na reunião do Conselho Nacional da RCC BRASIL em Aparecida (SP), foi discernido, na tarde do dia 28/09/19, o tema que vai direcionar todos os trabalhos do Movimento em 2020. Depois de oração e escuta profética, o tema discernido foi a passagem: 

“Transformai-vos pela renovação do vosso espírito” 
(Rm 12,2).
"O tema do ano destaca a importância da decisão de cada homem e mulher em busca pela santidade, a partir da experiência transformadora do batismo no Espírito Santo. A proposta desse ano com o tema é destacar o Grupo de Oração como local de grande oportunidade para que o Batismo no Espírito Santo aconteça e transforme muitas vidas e um lugar especial para a vivência da identidade carismática." (Fonte: https://www.rccbrasil.org.br/institucional/index.php/artigos/1366-conselho-nacional-da-rcc-discerne-tema-do-ano-2020)
Então, segundo o discernimento, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo, todos nós somos impulsionados à busca pela santidade.

Há uma transformação natural a qual somos impulsionados a partir deste toque de Deus, mediante esta experiência, que precisa ser verdadeira e não superficial como temos visto nestes últimos tempos dentro dos grupos de oração que tenho ido e observado, bem como muitos irmãos que também constatam a mesma realidade.
 
O problema é a palavrinha "DECISÃO".

A experiência é transformadora por si só, pois vem de Deus! Agora, a decisão de se manter sob a graça e DECIDIR, dar cisão ao jeito antigo e aos velhos vícios para dar espaço à graça que Deus nos concede em tal experiência, é de responsabilidade humana. Deus não quis fazer tudo sozinho - e até poderia, pois Ele é Deus! - mas quis contar com nosso livre arbítrio, dado por Ele, a fim de que, livremente, optássemos por Ele de forma integral e não fragmentada ou superficial, como se tem constatado.

Uma decisão pessoal mediante a experiência. Como decidir buscar a santidade Daquele que é Santo se a experiência não for verdadeira? Impossível. 

Superficialidade gera superficialidade, indiferença, insensibilidade, dúvidas, incredulidade e falta de fé no extraordinário.

Além disso, o tema tem uma proposta de mostrar o Grupo de Oração como o local da oportunidade para que essa experiência inicie esse processo transformador mediante a graça experimentada e mudança de postura, convertendo a direção do pecado para a graça de forma concreta, com transformação de vida. Então esse tema vem de encontro a uma realidade oposta numa grande parte dos que estão a serviço e dizem ter sido batizado no Espírito Santo.

O que vemos é uma realidade exatamente contrária, não de forma generalizada, mas numa grande parte de nossos grupos de oração, "servos" que parecem um "iceberg" carrancudo e com um semblante abatido, quando não, um semblante amuado, sem vida, sombrio, sem brilho no olhar por estar a serviço de Deus.

Ora, o Batismo no Espírito Santo é uma experiência transformadora! 

O que muitos estão chamando de "Batismo no Espírito Santo" dentro de muitos grupos de oração é uma experiência emocionalista que não transforma ninguém, mas que dá um efeito anestésico na pessoa que a deixa "anestesiada" por um tempo e quando passa o efeito anestésico, a pessoa já está necessitada de "avivamento" ou "reavivamento", pois o efeito passou.... Ei! Mas não é o mesmo Espírito de Atos 2 que transformou Pedro e os outros 11 Apóstolos nos continuadores diretos da missão de Jesus, na força do Espírito Santo, que havia cumprido a promessa e fizeram eles permanecerem na graça desta experiência até a morte de cada um?

Ou o Espírito Santo que dizemos receber dentro dos grupos de oração, hoje, é diferente Daquele da era apostólica?

Estamos numa realidade em que Deus teve que bater à porta no passado querendo entrar - de novo! - no coração de muita gente amortecida no meio do caminho avisando que o Amor de Deus FOI derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos FOI dado este ano todo e, então, percebemos que o amor de Deus FOI derramado, o Espírito FOI dado e o povo está vivendo e agindo como se ainda não tivesse vindo e o amor de Deus não tivesse sido derramado!!!

Você que está lendo este artigo, entende o porque desta ordem para 2020?

Transformai-vos pela renovação do vosso espírito!!

Ordem para se transformar pela renovação do nosso espírito... Mas como nosso espírito será renovado senão pela ação direta do Espírito Santo através da experiência transformadora do Batismo no Espírito Santo?

Não existe outra forma!

Ou seja: Deus está dando uma ordem à toda RCC do Brasil, desde 2020, para tomar a atitude coerente com a experiência que a pessoa diz ter feito com Deus!

Uma ordem de transformação que conhecemos bem de tanto exortar, pregar em seminários e experiência de oração - que mais parecem exposições de conhecimento teológico do que querigma ou uma barulheira que se auto denomina "unção" -  chamada CONVERSÃO!

Deus está chamando a RCC Brasil a uma conversão verdadeira e sincera e não é de hoje!

Sempre escutei grandes pregadores do movimento e as apostilas de seminário de vida e experiência de oração vêm nos dizer e lembrar que o maior sinal de um Batismo no Espírito Santo genuíno é a busca pela santidade, conversão, mudança, transformação de mentalidade como diz a tradução da Bíblia do Peregrino no versículo 2 de Romanos 12:

"Não vos ajusteis a este mundo, e sim transformai-vos com uma mentalidade nova, para discernir a vontade de Deus, o que é bom, aceitável e perfeito."

Na tradução da Bíblia da Ave Maria lemos:

"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito."

Ajustar é tornar algo justo, sem folga e conformar é dar ou tomar for; configurar (-se). 

A ordem do versículo é não se ajustar, ficar justo e sem folga a exemplo dos padrões mundanos ou não ter as formas, não se configurar ao mundo, com os padrões que a sociedade tem determinado ao homem viver, pois, se foge do que sugerem, somos preconceituosos, antiquados, retrógrados, lacradores... Enfim, entre outras coisas, somos os errados por querermos viver a Verdade de Cristo.

Lamentavelmente, esse relativismo religioso e moral tem invadido também algumas áreas da Igreja (senão em todas), fazendo da verdade do Evangelho uma mentira para a sociedade.

Inclusive, esta amarga realidade entrou de sola dentro dos âmbitos da RCC em diversos grupos de oração, levando equipes de serviço e grupos de oração a colocar a experiência que disseram ter de Batismo no Espírito Santo no bolso, no lixo...
Com isso, a transformação natural que o Espírito Santo deveria fazer quando O experimentamos fica emperrada numa apatia espiritual escondida de forma venenosa numa falsa misericórdia que não nos converte, não nos muda, não nos compromete com Deus, mas nos faz abusar de Sua bondade, achando que a justiça Dele é moldada pela dos homens onde sempre se tem um "jeitinho brasileiro" de burlar regras para benefício próprio.
O que dizer dessa politicagem demoníaca de busca de cargos e benefícios a conhecidos, onde o pior não é o fato dessa busca absurda de cargos, é a perda da visão da salvação das almas! 
O importante é a pessoa se sentir bem... O importante é a qualidade e não a quantidade... O importante é a Igreja cheia nas tais missas de cura e libertação, onde as coletas rendem bem... Onde o ministério pode dar seu "showzinho" particular e o sacerdote pode ser o contentor total do poder, onde ele não pode estender a mão que o povo cai, quando passeia com o Santíssimo Sacramento as pessoas choram, caem...
Irmãos, entendam: Não são todos que fazem isso. Muitos têm uma intenção reta em seu coração e o traduz em gestos por onde passa. Não generalizo pois conheço muita gente séria, tanto leigos quanto sacerdotes e religiosos. Tem gente muito boa e séria na RCC e que tenho por referência, porém, tem muita "laranja podre" aí no meio! Desculpe, mas tem!
E, no fundo, esse povo sabe bem a "nhaca" que está fazendo... Ah, sabe...
Entendem o porquê deste direcionamento agora?

Transformai-vos pela renovação do vosso espírito!!


Em 2020 a RCC Brasil é chamada a uma jornada de transformação contínua e madura na subida da escadaria da conversão, da mudança de atitude.
Da busca real de unidade, tão bem pregada e tão pessimamente não vivida.
Da fidelidade no serviço dentro dos grupos de oração, tão abandonado por muitos, coordenadores na sua ausência de trabalho e exemplos aos seus servos nos encontros de formação em unidade com sua respectiva Diocese, região, Decanato, forania, etc..
Do exercício e vivência da identidade do movimento (RCC) tão falado por um monte de gente que sequer faz questão de fazer sua reunião de núcleo de serviço, ciclo carismático e avaliação que desemboca nos grupos de perseverança que, infelizmente, não vemos em muitos lugares dessa Brasil.
Da vivência real do Batismo no Espírito Santo que transborda na propagação da Cultura de Pentecostes onde, realmente, voltamos na era apostólica e recolhemos no nosso Pentecostes pessoal a vivência da vida comunitária onde todos têm tudo em comum, inclusive o amor pela Igreja, pelo seu grupo, pelo seu testemunho de santidade sem ostentação hipócrita de algo mentiroso que nem sequer se vive...
Transformai-vos pela renovação do vosso espírito através do Batismo no Espírito Santo genuíno!
Irmãos, Deus está dando uma ordem direta a todos nós  que fazemos parte deste movimento que agora conta com um novo serviço na, para e da Igreja: o Charis que segundo o Padre Alexandre Awi Mello, Secretário do Dicastério para os Leigos, a Família  e a Vida respondeu dia 08/12/2018 no Vaticano: 

"CHARIS (acrônimo de Catholic Charismatic Renewal International Service, Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica), está chamado a servir todas as expressões da “corrente de graça”. Seus estatutos entrarão em vigor no dia 9 de junho de 2019, na Solenidade de Pentecostes. Nesse mesmo dia, a Fraternidade Católica de Comunidades Carismáticas de Aliança (conhecida como Catholic Fraternity) e o ICCRS (International Catholic Charismatic Renewal Services) cessarão definitivamente as suas atividades. É importante destacar que CHARIS não é uma fusão entre esses dois organismos, mas um novo serviço que inaugura uma nova etapa para a Renovação Carismática Católica Internacional. Acredito que depois de Pentecostes essa novidade se manifestará cada vez mais claramente. Deve-se destacar também que CHARIS não é um organismo de governo, mas um Serviço de Comunhão, de acordo com a vontade explícita do Santo Padre." (Leia a matéria completa em https://www.rccbrasil.org.br/institucional/component/content/article/11-noticias/1335-charis-um-novo-servico-para-a-renovacao-carismatica-catolica.html)

Estamos sendo chamados a uma transformação concreta e não fictícia para desfrutar do novo de Deus para a RCC nesse tempo!

Sem querer trazer o mundo para a Igreja, mas levando a Igreja ao mundo, em saída como tanto nos pede Papa Francisco.

Sem "jeitinho brasileiro" para a conversão!

Espírito renovado pela experiência maravilhosa do Batismo no Espírito! Isso tanto é verdade que discerniram os temas como sugestões para os eventos da RCC Brasil, como rebanhões de carnaval, Cenáculos e Pentecostes bem sugestivos:
Para Retiros de Carnaval: "Não vos conformeis com este mundo” (Rm 12,2) - (tema central)
Outros temas a serem desenvolvidos dentro do retiro:
1- “Conformai-vos ao amor de Deus” (Amor de Deus)
2- “Não vos conformeis com este mundo (Rm12,2)” (Fé e Conversão)
3- “Conformai-vos a Jesus Salvador” (Senhorio de Jesus, Pecado e Salvação)
4- “Vencei o mal com o bem (Rom12,21)” (Perdão)
5- “Conformai-vos ao Espírito Santo” (Batismo no Espírito Santo)
6- “Sede Perseverantes na oração” (Perseverança)
Para Pentecostes - “E todos ficaram cheios do Espírito Santo” (At 4,31).
Para Cenáculo com Maria - “Perseveravam no Cenáculo com Maria” (cf. At 1,14).
Se ninguém mascarar os temas para querer ser agradável, mas pregar a verdade que liberta, estaremos dando um passo gigantesco na vivência deste direcionamento.

Pois irmãos, - na boa -, parece que tudo brilha estando opaco em seu interior.

O versículo que traz o tema propõe a ideia de que estamos no mundo, mas nossos corações estão voltados para o Céu, por isso, não nos conformamos com as coisas da Terra, mas estamos em constante busca de transformação de vida para alcançar a vida eterna.
Com 50 anos de existência no Brasil, esse movimento chamado Renovação Carismática Católica, testemunhou um levante dentro de nosso país e muitos poderiam escrever livros com testemunhos belíssimos que poderiam e/ou já foram instrumentos de mudança de vida para muitas pessoas.

Talvez, esse seja um dos principais problemas para alguns. Se tornaram veteranos e bons demais para se submeterem a este novo tempo do movimento, com toda a maturidade que o mesmo está alcançando.

Esta maturidade está batendo de frente com a infância espiritual da qual esses "veteranos", esses "dinossauros" não querem abrir mão por conta de uma "liberdade no Espírito" que se tinha antes e hoje querem impor "regras apostiladas" de como fazer isso ou aquilo, "engessando" o Espírito Santo.

Assim, vemos uma queda de braço de gente que, antes da "experiência" - se verdadeira ou não, os frutos devem dizer e testemunhar a favor ou contra - foram curados, tocados por Jesus, ministraram em nome Dele, pregaram, cantaram, mas o "costume", o "cansaço espiritual", o orgulho espiritual, a soberba espiritual que faz essas pessoas serem tão "acostumadas" com Deus e suas ações, se acomodaram em seus cômodos cargos e suas posições paralisantes diante do "prestígio" alcançado em nome do "serviço a Deus"... Com isso, ficaram paralíticos espiritualmente que não crescem e não deixam ninguém crescer no movimento, empacaram e empacam as pessoas quando vêem um fogo inicial com frutos à vista com suas mangueiras de orgulho paralítico para apagar o fogo desses que experimentam o Batismo no Espírito...

Essa gente já experimentou da graça!!!! Essa gente já tocou o mistério!!!!

Se permitiram paralisar no Espírito!

A estes esse direcionamento é claro e direto! pois o próprio Jesus alerta aqueles que, um dia experimentaram Seu poder! Àqueles que estão neste caminho paralisante também, podem assumir ou vestir a carapuça deste direcionamento, pois Jesus disse àquele paralítico da piscina de Betesda após curá-lo: "Vê: Estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça algo pior." (João 5, 14b - tradução da Bíblia Peregrino).

Jesus havia vindo ao encontro daquele paralítico, como fez conosco!

Jesus olhou aquele paralítico como fez conosco!

Jesus curou de forma milagrosa aquele paralítico, como fez conosco!

Jesus reencontrou aquele ex-paralítico como fez conosco em nossos avivamentos e reavivamentos que até viraram moda em nosso tempo!

Mas essa exortação veio exatamente no reencontro. pois agora o paralítico estava bem... Andando sozinho e aproveitando sua nova condição. Fizemos isso também. A diferença está se, da mesma forma que aquele paralítico curado, nós sumimos de cena ou permanecemos na cena do seguimento a Jesus.

Os Apóstolos permaneceram antes, durante e depois de Pentecostes para chegar até nós, hoje, 2024 anos depois, e qual nossa postura? Você sabe de sua resposta. Eu sei da minha.

Transformai-vos pela renovação do vosso espírito... Não pela inovação, mas pela renovação do que um dia ardeu dentro de nós! Renovação daquela chama que queimou! 

No rodapé da Bíblia do Peregrino, acerca do versículo 2 de Romanos 12, está escrito:

"Para conhecer a vontade de Deus não basta a lei, que é genérica, nem as interpretações de tipo casuístico; é preciso o discernimento entre coisas boas e melhores; e o discernimento correto exige mudança de mentalidade e distanciamento dos critérios do mundo." (Rodapé da Bíblia do Peregrino, pg.2729)

Portanto, irmãos, encerro este artigo dizendo que essa transformação, de forma madura e coerente com o Evangelho começa no distanciamento dos critérios atuais da sociedade atual com nossa mudança de mentalidade, nossa metanoia, sem a qual, esse direcionamento, essa ordem à RCC Brasil, não será bem aceita nem entendida, como podemos conferir em muitos lugares e realidades, não todas, mas muitas. 

Não sendo aceita, não será também acolhida e sem acolhimento, a profecia não produz efeito, o Evangelho não manifesta Seu poder dentro de nós e assim, a paralisia permanece e mais grupos vão paralisando e mais gente se perdendo cada diz mais e o Batismo no Espírito Santo acaba não alcançando os confins do mundo como ordenou Jesus.

Ore comigo se quiser:

Jesus, batiza-nos com Teus Espírito Santo mais uma vez e renova-me! Transforma-me por inteiro, principalmente a minha mentalidade, renova o meu ardor e vigor missionário a ponto, Senhor, de sair do comodismo da maca da minha piscina de Betesda, onde me acomodei e me deixei paralisar, esperando que o extraordinário acontecesse em minha vidam Jesus, sendo que esse extraordinário já aconteceu! O Senhor já me olhou... O Senhor já me curou... Agora preciso me libertar de minha paralisia cômoda, Jesus... Tomo a decisão de não me deixar paralisar mais por mim mesmo, em nome de Jesus e entrego minha liberdade em suas mãos, Senhor, a fim de que, livremente me conduzas em minha liberdade. Te dou liberdade em minha liberdade. Quero voltar ao fervor e docilidade iniciais que me fizeram ser alcançado por vossa graça. Vem Espírito Santo!!!!

Paz e fogo. Muita unção e sede de santidade!

Seu servo e irmão em Cristo, Antonio Lucio - Diocese de Santo André, Forania de Utinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário faz este instrumento crescer!

OS TOP 3 DA SEMANA!

Entre em contato comigo!

PASSARAM POR AQUI