quinta-feira, 21 de novembro de 2024

DESPERTA TU QUE DORMES! LEVANTA-TE DENTRE OS MORTOS E CRISTO TE ILUMINARÁ (EFÉSIOS 5, 14b)

Paz e fogo irmãos!!!!

Como todo o ano, falei sobre o direcionamento da RCC Brasil desde 2023 - ano em que foi discernido tal direcionamento.

Após o ENF em Aparecida (Encontro Nacional de Formação), onde os direcionamentos nos são dados, temos a segurança e certeza por quais caminhos devemos percorrer para entendermos bem este direcionamento de Deus para nós.

A Palavra Norteadora para a Renovação Carismática Católica do Brasil foi discernida na tarde do dia 22/10/2022, pelo Conselho Nacional da RCCBRASIL.

Efésios, capítulo 5, versículo 14b: “Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará”.

"Os tempos atuais com todos os seus desafios e dificuldades, deixaram muitas pessoas abatidas e desencorajadas, outras tantas feridas, machucadas, portanto, necessitadas de um encontro pessoal com Jesus Cristo, o Senhor que nos cura e nos tira de nosso abatimento. Revestindo-nos do Seu Espírito, que é poder, força e luz nas nossas vidas." (Fonte: https://www.rccbrasil.org.br/institucional/component/content/article/25-tema-do-ano/1575-confira-a-palavra-norteado-2023-para-a-rccbrasil.html#:~:text=Palavra%20norteadora%20para%20a%20RCCBRASIL,(Ef%C3%A9sios%205%2C14b).)

A Carta de São Paulo aos Efésios norteará a caminhada do Movimento em 2023.

Os tempos que vivemos hoje são ainda o reflexo do que vivemos em 2020/2021 com a pandemia, onde tivemos a chance de resgatar, guardar e propagar a identidade da RCC para que o mundo fosse batizado no Espírito Santo.

Uma boa parte de muitos irmãos não entenderam a proposta. Um "pequeno resto", graças a Deus entendeu. Em 2022 Deus nos convocou a darmos o centro de nossos grupos de oração, trabalho, vida a Jesus! Àquele que se assenta no trono e ao Cordeiro! A devolvermos o louvor, a honra, a glória e o poder a Ele!

Infelizmente, muitos ficaram no extraordinário da contemplação e se esqueceram do essencial: Jesus no centro e no comando de tudo!

Acabaram adormecendo de forma indolente (o que veremos mais à frente), permitindo que muitos acabassem por morrerem espiritualmente.

Junto a estes, aqueles que não conseguiram por "N" motivos fugir ou desviar-se dos abatimentos, desafios, dificuldades, desencorajamentos, feridas que foram nascendo deste tempo pandêmico que nos roubou a vivência fraterna em seu início com o fechamento das Igrejas onde se davam os grupos de oração e eventos - inclusive como se a Igreja fosse a única proliferadora do vírus - e muitas pessoas não tiveram estrutura para reagir e até hoje conferimos esta realidade entre os servos dos grupos de oração da RCC, lideranças, participantes... Enfim, são muitas realidades de várias pessoas que não conseguiram manter-se em pé, na graça que um dia experimentaram.

A quem não experimentou ainda, Deus nunca fechou as comportas a quem lhe pede (Cf Mateus 7, 11 e Lucas 11,13)

Deus jamais fechou os olhos diante de nossa situação, mas tenho absoluta certeza que esperava mais garra de nós, ainda mais depois de vermos que Ele sempre esteve no trono disponível a quem viesse render-Lhe a honra, glória, louvor e poder a Ele.

Mas vamos à carta aos Efésios.

Desde os tempos antigos, Éfeso foi uma cidade importante por sua posição
geográfica: Portuária onde confluía o comércio do interior e chegava o do Mediterrâneo. Em 133 a. C. foi declarada capital da província romana da Ásia, onde havia entre suas construções suntuosas o tempo dedicado a Ártemis, deusa asiática da fecundidade (Cf. Atos 19,21-27), além de formar um trio com as cidades de Antioquia e Alexandria. Paulo visitou Éfeso e permaneceu lá entre os anos de 54 e 57, residindo aí e auxiliando na fundação da Igreja de lá, com várias dificuldades pela resistência de muitos. Todas as cartas de Paulo tem um padrão de escrita com apresentação/saudação, uma parte doutrinal com base teológica, exortações práticas e despedida tendo um tema central da carta.

O tema central da carta aos Efésios é a Igreja, tendo em Jesus seu centro, meta e fundamento.

Além do mais, a carta é dividida mais ou menos assim:

1 - Introdução ➡ 1, 1-2 - Saudação

1, 3-14 - Bênçãos

1, 15-23 - Súplica

2 - Parte doutrinal ➡ 2, 1 - 3, 21

2, 1-10 - Da morte à vida

2, 11-23 - Unidade por Cristo

3, 1-13 - O mistério revelado

3, 14-21 - O amor de Cristo

3 - Parte moral com eloquência religiosa (parenética)➡ 4, 1 - 6, 20

4, 1-16 - Unidade do corpo

4, 17-5, 5 - Conduta cristã

5, 6-21 - No reino da luz

5, 22-33 - Marido e mulher

6, 1-9 - Filhos e escravos

6, 10-20 - Luta contra o mal

4 - Despedida - 6, 21-24

Já mencionei em outro artigo o quanto tenho o atual presidente do Conselho Nacional da RCC Brasil, Vinícius Simões, o quanto vejo-o como um homem de Deus, que busca Sua presença e luta para permanecer nela.

Tivemos 3 verbos que direcionaram os 3 primeiros anos de seu primeiro mandato: Resgatar, guardar e propagar, que direcionaram a RCC em todos os momentos com suas diretrizes anuais.

Desta vez ele também nos apresentou 3 verbos inspiradores com os 2 verbos impactantes de Paulo aos Efésios, sendo que um deles é idêntico: LEVANTAR, ou no imperativo: LEVANTA-TE!

Um segundo verbo: IR, no imperativo também: VAI.

Um terceiro verbo: ANUNCIAR, no imperativo: ANUNCIA-LHES!

Paulo considera e enxerga os efésios como filhos queridos por Deus (Efésios 5, 1), e por causa desta condição, levando-o a agir com amor, imitando a Cristo em Seu amor por nós, entregando-se por completo em sacrifício de aroma agradável, com fidelidade a Deus.

Sendo assim, como ele está tratando do Reino da Luz, separa as inconveniências daquilo que é da vontade de Deus, alertando para que ninguém nos engane com discursos fantasiosos que deturpam a verdade de Deus, que é imutável. Segundo Paulo, as trevas passaram! (Cf. Efésios 5, 8), e se fomos trevas, agora somos luz!
Fomos iluminados por Aquele que se assenta no Trono e o Cordeiro, pelo Espírito Santo que manifesta essa força imensurável de Deus em nós para não mais ficarmos atolados em meios às trevas de outrora, sem participação com qualquer obra dessas trevas, mas manifestando frutos de luz: Justiça, Verdade e Bondade, discernindo o que agrada a Deus, saindo do escondimento da vergonha, do sono letárgico da paralisia causada pelo pecado que, talvez tenha virado o ponto cômodo, "normal", onde nos acostumamos com o abatimento e cansaço que dele provém.

Neste sentido, entramos na Palavra de Deus que nos instrui através de São Paulo:

"DESPERTA TU QUE DORMES"

O verbo despertar é interessante e veremos isso agora! 

a) Tirar ou sair do sono ou de um estado de dormência ou anestesia = ACORDAR do sono físico

b) Dar origem a a algo = ATIÇAR, ESTIMULAR, PROVOCAR sentimentos ou sensações

c) Tornar ou ficar atento ou consciente em relação a algo = CONSCIENTIZAR a respeito de alguma situação

d) Ato ou efeito de despertar = DESPERTAMENTO repentino a respeito de algo

Como podemos ver, temos em todos esses significados pontualidades que podem incluir uma ordem de Deus através de Paulo para o ano de 2023 em diante à RCC.

Diante de uma sociedade que enxerga a Deus de forma deturpada, pelos extremos: Se não é um castigador, vingador, carrasco e intransigente é um Deus que não se incomoda se estamos perdendo a nossa salvação em Cristo abrindo mão de qualquer lógica ética e moral. Não havendo necessidade de compaixão para com o outro ou consigo mesmo, fechando-se num hedonismo egoísta e egoístico que individualiza a sociedade e a fecha em ideologias totalmente fora do olhar de Jesus e do Seu plano salvífico, onde importa a satisfação momentânea e não a felicidade eterna, que aliás, torna-se, muitas vezes uma fantasia ignorável por muitos em nossa sociedade. A consequência disso é uma perca da noção do sagrado e do profano, culminando na exclusão ou banimento de Deus da sociedade, bem como (e principalmente!) a religião.

Aí aqueles filósofos contrários a Deus ganham voz maior do que o próprio Deus! Isso causou uma sonolência indolente na sociedade!

Você sabe o que é indolente? É falta de força ou de estímulo para atuar no momento oportuno. Insensibilidade física; falta de dores.

As pessoas de nossa sociedade, desta "Nínive" atual como constata Vinícius Simões em seu livro "LEVANTA-TE, VAI A NÍNIVE E ANUNCIA-LHES O QUE TE ORDENO", que delineia um plano pastoral para o triênio que se seguirá em sua gestão na presidência do Conselho Nacional da RCC.

Estamos numa Nínive adormecida na indolência espiritual: Sem sensibilidade para o sagrado e para o profano, sem força e estímulo para com Deus e Seu amor infinito que paralisam, tirando a vontade de ter atitudes para com Deus em resposta ao Seu amor derramado sobre nós.

É preciso despertar, RCC! Principalmente aqueles que afirmam ter feito a experiência do Batismo no Espírito Santo!

A pandemia não pode minar o que Deus um dia despertou em nós!

A pandemia não pode barrar o amor de Deus que vem como torrentes aos que se abrem!

A situação que nós enfrentamos durante a tal pandemia (FRAUDEMIA), não tem tamanho suficiente para impedir Deus de ter misericórdia de nós como teve de Nínive!

E isso é, sem dúvida alguma, o grande detalhe que salta aos nossos olhos nesse direcionamento para nós, RCC, desde então!

Mesmo neste sono indolente que muitos adentraram, mesmo com a insensibilidade das pessoas neste tempo que se deixaram esfriar na vontade e na experiência com Deus, mesmo com a desesperança de muitos coordenadores de grupo de oração que fecharam as portas dos mesmos, infelizmente... Mesmo com o retrocesso no processo de conversão iniciada por Deus num determinado tempo, mesmo assim! Deus ainda tem esperança em nós!

Ordena um despertar!!!!

E veja, é uma ordem Dele para nós! DESPERTA, TU que dormes.

Uma ordem de caráter pessoal (Tu).

Onde você servo, líder, coordenador, participante, membro de Grupo de oração adormeceu?

Em qual processo a indolência alcançou-te? Onde a dormência espiritual da identidade entrou em torpor?

Desperta!

Apesar de ser nossa responsabilidade no despertar e nas causas por onde entramos nesta sonolência, Deus espera que despertemos como esperou e confiou no arrependimento e volta daquele povo de Nínive! Jonas até tentou fugir da vontade de Deus, como talvez nós tenhamos fugido, disfarçando ou fingindo que nem era conosco! Tentamos ir para nossa Társis a mais de 3.000 quilômetros da vontade que Deus tem ainda para nós, pois não é "TINHA", mas "TEM"! Deus não voltou atrás em Sua vontade para conosco! Deus não desistiu da meta estabelecida a nós! Ele continua acreditando, pois não quer a morte do pecador que se acostumou com seu pecado e adormeceu nele, mas quer nossa mudança!!!! (Cf. Ezequiel 18, 32) Desperta, RCC!

Não adianta somente estar nos porões do barco da RCC, em nosso grupo de oração ou ministério ou mesmo na liderança... Não... Nem precisa de um grande peixe - se é que ele já não está em processo de abocanhar-nos - para nos trazer à Nínive que Deus ordenou-nos a estarmos anunciando com nossa vida e atitude de pertença a Deus em nosso grupo de oração, ministério, liderança...

O peixe de Jonas trouxe ele de volta, mesmo que pela orelha, para a vontade de Deus!

Deus não quer perder ninguém! Nem a Nínive nem a Jonas!

Não deturpemos a visão de Deus que nos foi revelada um dia pela experiência impactante de Batismo no Espírito Santo! Deus não errou ao escolher-nos! Se queremos mudar o rumo da vontade de Deus para nós, estamos afirmando que Deus errou! E isso é sério!!!!

Nós é que mudamos muito rápido de idéia... Deus não. Deus muda histórias, transforma vidas, converte pecadores, restaura famílias, cura feridas e nos encaminha para o céu pelo Seu Espírito!

E RESSUSCITA AQUELES QUE, POR VENTURA, VIERAM A MORRER ESPIRITUALMENTE! 

Deus é VIDA!!!!

"LEVANTA-TE DENTRE OS MORTOS E CRISTO TE ILUMINARÁ"

Na tradução da Bíblia do Peregrino, esta frase está assim: "... levanta-te da morte, e Cristo te iluminará!"

Quando Deus nos encontrou em nosso caminho e O experimentamos, Ele fez aliança conosco. Aliança é relacionamento.

Deus quis relacionar-se conosco. De forma tão íntima, a ponto de se manifestar através de nós quando assim O permitimos.

Esta aliança não permite que esfriemos, pois esfriamento implica distância do agente aquecedor, que neste caso, é Deus!

Muitos irmãos estão mortos pelo caminho como os ossos secos de Ezequiel 37!

Muitos coordenadores se deixaram morrer pois se deixaram desnutrir do óleo purificado que escorre da Cruz de Cristo para nos alimentar e manter nosso fogo aceso!!!! O altar do nosso sacrifício é a Cruz de Cristo!!! Lá depositamos nossos sacrifícios e somos alimentados e se Ele tem a vida eterna para nós, LEVANTEMO-NOS DENTRE OS MORTOS!

Jesus é a ressurreição e a vida (Cf. João 11, 25).

Morte é sinônimo de inanição, escuridão, paralisia, ausência de vida, afastamento de Deus...

Eu vi nesses últimos dois anos, grupos fechando, servos desistindo de seus ministérios, coordenadores abrindo mão de seu chamado, pessoas retrocedendo de seu processo de conversão e voltando às velhas práticas de outrora... Mais do que trágico tudo isso é o coração de Deus que se compadece dessas Nínives particulares e comunitárias de nosso tempo...

"Não hei de ter compaixão da grande cidade?" (Jonas 4, 11a)

Muitos destes que estão dentre os mortos, assim como Nínive estava, sendo chamada de cidade sanguinária pelo profeta Naum (Cf. Naum 3, 1-7), com diversos pecados que clamavam aos céus!

Mesmo assim, em Jonas, Deus quer a salvação daquele povo, assim como quer a volta e salvação das Nínives de nossos grupos de oração, cidades, Metrópoles onde o pecado acomodou e adormeceu indolentemente a muitos filhos e filhas de Deus!

Existe gente que se tornou sanguinária lá! Que perdeu a visão de Deus lá! Que perdeu o foco de sua missão e identidade do movimento lá! Existem Nínives com almas a serem resgatadas lá!!!!

Deus é capaz e tem poder para salvar estes que, muitos têm tirado a esperança e o poder de Deus como "profetas da desgraça" ou "Apocalípticos" de plantão que acham que está tudo perdido! Ora, então Deus é incapaz? Perdeu seu poder de alguma forma?

Não!

São os "Jonas" que não anunciam o que Ele mandou! Mascarando muitas vezes a verdade ou dando um rosto cruel à verdade! Esquecemos que a verdade tem nome: Jesus!

Esquecemos que a verdade sem caridade se torna acusação (Santa Madre Teresa de Calcutá).

Esquecemos que um dia, Deus chegou com Sua verdade para nós, confrontou-nos, mas nunca tirou a possibilidade de salvação.

Se alguém errou assim com você, Desperta, tu que dormes desse sono da decepção, da menos valia e desprezo, da desesperança e desapontamento... Se anunciaram assim pra você, em nome destes, te peço perdão. Perdoa os "Jonas" que tentaram ir na via contrária à vontade de Deus e deturparam o que Deus mandou anunciar. É o que muitos nunca entenderam ou deixaram de entender num certo momento da vida em Deus: O anúncio é repetição daquilo que Deus mandou falar e a Igreja instrui. A denúncia que vem ao lado do anúncio, para não "aleijar" a profecia, não pode fechar a porta da salvação que vem de Deus atrás de si. Se assim acontece, está completamente fora do propósito de Deus!

Levanta-te dentre os mortos!

Ressuscita! Vem pra vida de novo! Deus não desistiu de você, de seu chamado, missão grupo, comunidade! Deus não desistiu e nem deu as costas! Talvez nós tenhamos dado as costas a Ele como fez Jonas, mas Ele não fez isso conosco! E nesse LEVANTAR, temos a promessa da Luz de Cristo que nos iluminará!

É a condicional do direcionamento.

Para que a Luz de Cristo me Ilumine nas Nínives que sou chamado a ir e anunciar o que Ele me ordena, tem que haver o LEVANTA-TE dentre os mortos! Sair da condição de morte espiritual de nosso chamado. Da nossa vida com Deus, que, tenho certeza, é o ponto principal desta "morte".

Quando relaxamos na conduta de conversão diária, quando negligenciamos a vida espiritual ativa e contínua, quando somos desleixados na manutenção de nossa espiritualidade que nos identifica (Batismo no Espírito Santo), vamos nos afastando da fonte desta vida que é o próprio Deus.

Aí, as situações de morte começam a nos rondar. Jesus nos alertou sore isso. (Cf. Lucas 11, 24-26)

Distrações que nos tiram de Deus ou nos fazem perder o tempo que era para ser dado a Ele, vão desguarnecendo nosso estado de vigilância inicial e abrimos brechas terríveis que podem nos levar à morte espiritual. Se assim aconteceu com você meu irmão e irmã, Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará de novo!

A Luz de Deus que um dia em ti brilhou voltará a brilhar e se continuarmos a alimentar essa luz ela jamais se apagará!

A Luz de Cristo passará a brilhar em ti, devolvendo a alegria em anunciar o que Deus já havia chamado você a anunciar! Com sua vida, testemunho, ministério, missão, olhar, atitude... Tudo brilhará a lus de Cristo!!!! Nínive se voltará a Deus por causa de seu anúncio obediente, pois não anunciou o que você quis, mas o que Deus mandou!!!!

A Luz de Cristo iluminará nossos passos e decisões para que voltemos a sonhar os sonhos de Deus como São José, que se deixou sonhar em Deus, em Sua vontade!
Retornando à fidelidade aos propósitos de outrora... Você lembra destes propósitos de outrora? A iniciativa deles em você vieram de Deus e não de ti!

A Luz de Cristo iluminará nossa caminhada! Nossos projetos! Nossa família! Quanto das nossas famílias não sofreram por causa de nossa sonolência indolente que nos trouxe, em muitas vezes, à morte espiritual?

Quantos não se negaram e negam até hoje voltar-se ou deixar-se tocar por Deus por nossa causa, por causa de nosso contratestemunho a exemplo de Jonas: Indo na via contrária à vontade de Deus!!!

Quantos membros de nossas famílias se decepcionaram com a Igreja por causa de nós! "Ah, mas a Igreja não tem culpa da imaturidade deles!", talvez alguém possa dizer isso. Infelizmente, não entendeu nada.

Deus quis precisar de uma ponte para chegar em nossa casa como quis precisar de Jonas para chegar a Nínive ou de Paulo para chegar a Éfeso.

Uma ponte danificada não sustenta um caminhar por muito tempo.

Se a ponte quebrou, precisa de consertos. Deus instituiu a ponte, porém não a danificou. Talvez tenha se desgastado com o tempo do relaxamento, desleixo citados acima. Talvez o desgaste mostrou as fragilidades que antes não eram visíveis.

Se Deus tornou visíveis, é porque tem esperança no conserto! Ele teve esperança com Nínive e Éfeso!

Não há de ter esperança e compaixão de Ti?

Desperta, RCC, Tu que dormes!

Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará!!!!! O Caráter pessoal da Luz de Cristo também está aqui = TE.

Permita-se RCC a um despertar em Deus para que os que estejam caídos se levantem, adquiram forças para IR até a Nínive ou à Éfeso que Deus te envia, mas para ANUNCIAR-LHES o que Deus te ordenar, na pessoa de suas lideranças!

Não o que queremos, mas o que Deus quer para todos: SALVAÇÃO! DESPERTAMENTO! VIDA EM ABUNDÂNCIA DE NOVO! SANTIDADE!

Não o que queremos falar com base em conhecimentos!!!! Mas o que Deus mandar!

Aí veremos a Luz de Cristo iluminar nossos grupos de oração, paróquias, dioceses, cidades, estados, países e o MUNDO!!!! Para que o mundo seja batizado no Espírito Santo!

DESPERTEMOS! LEVANTEMO-NOS DENTRE OS MORTOS! O resto é com Deus!

Paz e fogo! Muita unção e sede de santidade a você!

Seu servo em Cristo, Antonio Lucio, miserável pregador que encontrou a misericórdia de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário faz este instrumento crescer!

OS TOP 3 DA SEMANA!

Entre em contato comigo!

PASSARAM POR AQUI