Uma mulher abençoada. Maria concebeu com a luz divina do Espírito Santo e teve um parto perfeito, sem os incômodos comuns às grávidas. Não é à toa que o público feminino sempre se destacou entre seus milhares de devotos. "Nos tempos antigos, onde a medicina não era tão avançada, o parto sempre foi motivo de preocupação para as futuras mães", afirma o padre Luiz Alves de Lima do Centro Universitário Salesiano, em São Paulo. Essa fama rendeu à santa o título de Nossa Senhora do Bom Parto, que lhe foi conferidos pelos portugueses. Por causa de sua gravidez, Maria também é chamada de Nossa Senhora do Ó ou da Expectação.
Discreta devoção
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjErXN1cRUCwBD8OE_yOX8jwBRCauRkEzDj12vnOwul2oVdbR_HgwNrsQan-Pcp-yLw8-NeW35DeOhSkDgCCmfKYZRcvMkEgRSQbdIVqPFcYG6BQjhxAjj3nbNehnZKxXNzOamjZ1Qr26w/s320/imagem-Nossa-Senhora-do-Bom-Parto.jpg)
No século XVIII, uma capela foi construída no Rio de Janeiro para
abrigar uma imagem portuguesa da santa. Depois disso, o bispo Dom Frei Antonio do Desterro, daquela mesma cidade, teve a idéia de erguer ao lado da Igreja um abrigo para mulheres, que ganhou o nome de Recolhimento do Parto. O local ficou conhecido por receber mulheres grávidas abandonadas pelos maridos. Atualmente, o culto a essa Nossa Senhora é mais discreto diante de outros títulos. "Não é um culto que arrasta multidões. É uma devoção mais intimista", afirma o padre Luiz. No dia 25 de dezembro, quando se celebra o nascimento de Jesus, as futuras mães a invocam para que tenham um parto livre de angústias e sem maiores complicações.
(Fonte: revista Religiões de maio/2005)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário faz este instrumento crescer!