sexta-feira, 18 de outubro de 2024

A RCC NÃO PERDEU A SUA IDENTIDADE!!!

Paz e fogo, irmãos!

Em 2018, escrevi este artigo, para expressar de forma muito simples e objetiva, se me permitem a ousadia,  na minha pequenez, nestas linhas, relatar algo que me preocupava e tem me incomodado muito quando vou pregar em alguns grupos de oração ou eventos da RCC onde tenho sido chamado a ir.

Não sei se os irmãos que, também como eu, pregam, exercendo o ministério da pregação, percebem isso, mas tenho percebido o quanto a identidade do nosso movimento tem sido perdida, confundida ou mesmo adulterada em muitos lugares, grupos, eventos e etc..

Não são em todos os lugares, irmãos(ãs), graças a Deus! Mas em uma grande parte, os grupos de oração e eventos, acontece exatamente o contrário da proposta da RCC. O BATISMO NO ESPÍRITO já não acontece em muitos grupos de oração, pois os músicos fazem uma pré-pregação, cantam e "oram" sozinhos, sem levar a assembléia a experimentar os carismas ou orarem junto com os músicos... Já fui em grupos de oração onde a animação do grupo é a mesma sempre, com as mesmas palavras às vezes, frisando problemas, dificuldades - palavras que já estavam aparecendo em doses cavalares, repetitivas - e não se coloca o povo a orar, a enxergar Deus, buscar Deus, experimentar o Espírito Santo, seus dons,  o chamado ao ministério, não é atrativo, mas "demonstrativo", onde se demonstra o que se faz, sem provocar resposta de quem está na assembléia.

Repito, não são todos os grupos assim... Muitos exercem os carismas, fazem o ciclo carismático que dá gosto, confirma a pregação, faz o grupo de oração caminhar em unidade desde o começo... Os músicos sabem do tema ou procuram saber sobre o que será a pregação para então encaixarem músicas que preparam o coração das pessoas da assembléia para a pregação da Palavra e oram com a música, deixando o grupo sólido, fazendo as pessoas entenderem o que aconteceu no grupo, saindo satisfeitas em terem tido uma experiência com Deus. Essa é a missão da RCC. Sempre me foi passado isso nas formações da antiga Paulo Apóstolo (Hoje, módulo básico), entre outras de outros ministérios, aprofundamentos... Enfim, a RCC forma e esclarece bem qual é o seu papel na Igreja, enquanto movimento.

Tenho percebido também que estão fazendo dos grupos de oração, um lugar onde se fazem novenas, Cercos de Jericó para atrair as pessoas e quando passam estes eventos, o grupo esvazia de novo, muitas vezes minguando ou até fechando portas como já constatei em alguns lugares por onde passei.

Gente, grupo de oração é manutenção da experiência do Batismo no Espírito Santo, com ciclo 
carismático, momento de profecia (a partir da escuta profética), onde Deus fala com seu povo de forma exortativa, consoladora ou edificante. (Cf. 1 Coríntios 14, 3)

É lugar de comunidade cristã, reunida em nome de Jesus, fazendo a experiência de um novo Pentecostes e eu tenho percebido que anda-se falando muito de fogo, avivamento, reavivamento, barulho, dança... Mas sem profundidade... 

Não existe avivamento sem conversão, mudança de vida... E o que tenho constatado, infelizmente em muitos - não todos - lugares, é uma barulheira "protestantizada", sem profundidade ou mudança de vida, sem conversão, apenas uma ocasião onde de "cai fogo" aqui e acolá, "repouso" aqui e acolá, cura aqui, liberta ali, expulsa de demônios...

É... Isso quando o grupo de oração não me vem com a história revoltante de Missas de cura e libertação, Missas de Oração por cura e libertação... Dentro do horário dos grupos!!! E quando é dia do grupo e não da missa ou mesmo a Santa Missa dominical... Cadê a galera? Cadê o povo que superlotou "aquela" Missa, com determinado padre "carismático", "do fogo" e que aquilo era em prol do grupo de oração Igreja vazia...

Essas coisas somente ensinam o povo a ser superficial, a ir em busca de um Jesus curandeiro e milagreiro, pois é uma onda de GRITAR POR MILAGRES que não tem cabimento... Desculpem os irmãos que gostam disso, mas vejo um risco de tornar o povo que nos segue, um povo superficial, vazio de conteúdo (como já temos conferido), pois os coordenadores de grupo de oração têm receio de, muitas vezes, dizer que é para se trazer Bíblia ao grupo de oração... Mas nossa marca registrada não é sair com a Bíblia debaixo do braço?

Quando, nos encontros da RCC, o povo vai adorar Jesus e ficam pedindo derramamento de fogo, de avivamento... Não leva àquela experiência que fui levado em 02/11/1997 no Estádio do Morumbi, onde fui levado a ADORAR a Jesus... O povo não aguenta nem ficar 5 minutos de joelhos diante do Santíssimo!

Não se leva mais àquela profundidade que eu fui levado a experimentar naquele seminário de vida no Espírito Santo, onde meditei durante uma semana o tema pregado e sucessivamente até a Missa de encerramento... Ah, que saudade desta época! Nos levavam à profundidade, à essência e não a ficar no raso.

Irmãos, não quero que pensem que não quero que o movimento não evolua, não amadureça, mas as coisas que davam certo e faziam o povo se apaixonar por Jesus de forma querigmática, intensa, carismas sendo derramados e experimentados, dando raízes àqueles que experimentavam essa força do Alto, estão sendo deixadas de lado em troca de um "avanço" na história, que, claro, Deus respeita, mas será essa a proposta de Deus à RCC que muitos entenderam?

Olhem a moção da RCC Brasil em 2024: "A PAZ ESTEJA CONVOSCO. ASSIM COMO O
PAI ME ENVIOU, EU VOS ENVIO A VÓS" (Jo 20, 21)!

Para bom entendedor, pingo no "i" é letra, por isso, quero deixar bem claro que estou escrevendo tudo isso porque amo este movimento que me trouxe de volta à Igreja, me fez apaixonar e amar Jesus e Sua Igreja...

Estão tirando a identidade da RCC em muitos grupos de oração onde não se ocorre o que somos e fomos formados!

Muitos negam até a moção da RCC Brasil! Querem discernir o que foi discernido!!!! Que é isso????

Fico indignado quando chegam em mim em alguns lugares e começam a criticar nossos coordenadores de grupo de oração, setoristas, regionais, Diocesanos, estaduais e por aí vai... Quando começam a dizer que a RCC está caindo, está se apagando o fogo, coisas assim... Ahhh!

Em setembro de 2011 eu estava em Sorocaba/SP no Congresso estadual da RCC e não vi um movimento apagado, caído, como muitos dizem e pintam, mas em pé, na graça e debaixo da VONTADE DE DEUS! O Ginásio onde estávamos, tremia a cada momento de oração, de louvor verbal e não cantado... O ministério de música que estava ministrando o encontro, foi seta condutora para os momentos de pregação e oração, com discrição e unção! Sem querer aparecer ou fazer show! Foi uma maravilha! Me senti naqueles aprofundamentos que a gente ia e ficava com sede do próximo!

A RCC está mais em pé do que nunca, mas amadurecida, firme na Rocha, movimento apoiado e reconhecido pela Igreja, uma realidade incontestável e não pode ser desconfigurada em sua identidade primeira!

Até sacerdotes que ainda insistem em resistir deixar algum grupo de oração da RCC entrar em suas paróquias ainda existem, coíbem ou prejudicam o grupo de algumas formas, sutis ou contundentes, mas aí, vejo que eles têm motivo para tal e devemos nos unir e mostrar o movimento com a IDENTIDADE ORIGINAL dele e não a XEROX ilegível de nosso movimento. Identidade ORIGINAL e não FALSIFICADA ou DEDUZIDA ("Eu penso que deveria ser assim...", "eu acho assim ou assado...", "eu sinto isso ou aquilo..."

Isso quando não encontro pessoas resistentes à formação ou às formações, que, antigamente eram repletas de pessoas, inclusive que haviam feito uma, duas, três, quatro vezes e estavam lá para reciclar, estarem com os irmãos, ouvir a Deus de outra forma na mesma formação!

Vejo muita prepotência, orgulho, soberba, entre outras coisas, em muitos locais...

Mas vejo a graça de nosso movimento crescer a cada dia, hoje com a realidade de uma casa da RCC em Canas/SP (Que já tem até uma capela erguida!!!!), onde muitos estão criticando - de forma errônea - a construção... Uma casa do movimento, gente! Em forma de Ostensório! Chego às lágrimas emocionado em perceber que a RCC está dando passos na direção da maturidade espiritual dentro da Igreja e um monte de gente ignorante que não entendeu isso!

O movimento RCC tem o Espírito Santo como fundador...

Algumas pessoas podem errar, e muito, mas a graça de Deus é muito maior nos acertos do que nos erros e estes (os erros), devem ser esclarecidos e resolvidos e não jogados no ventilador para ser espalhado, pois, "quem conta um conto aumenta sempre um ponto", por isso, irmãos, devemos conhecer nosso movimento para se apaixonar por ele...

Lamento pelos que não entenderam a proposta da RCC e rezo para que um dia entendam, se junte a nós ou ao menos, respeite a liberdade de expressão do movimento com sua identidade ORIGINAL, sem falsificações ou desvirtuamentos na identidade.

Levemos o tripé da identidade de Batismo no Espírito, exercício dos carismas, e vida em comunidade, com pregações querigmáticas, formações que nos levem a vivenciar o que se foi formado; ministérios de música, intercessão, oração por cura e Libertação, pregação, e todos os outros que existem dentro do movimento: Revelemos a verdadeira identidade do movimento sem falsificações, pois a RCC é uma "Nova aurora da Igreja", um serviço dentro da Igreja em favor da Igreja, pela Igreja, na Igreja em favor dos fiéis!

Deus abençoe.

Paz e fogo!

Antonio Lucio - ministério de pregação - Forania Santo André Utinga - Diocese de Santo André

4 comentários:

  1. olha meu irmão parabens pela suas palavras linda amei ler tudo isto, pois penso asim como vc a verdade doi mais preciza ser lembrada para alguns que as veze procura tampar o sol com uma peneira procura fazer aquilo que penssão e ñ o que o Espirito Santo pedi, vejo no pouco tempo de caminhada que tenho que as vezes se querem se por na frente do Espirito Santo e ñ o Espirito Santo na sua frente é precizo acorda e deixa se conduzir pelo o Espirito Santo Deus te abençoe e te der sempre estas espiração e pase pra frente pra acordar quem esta dormindo

    ResponderExcluir
  2. A Paz! Belo texto, mas penso que a RCC existe e está longe das lideranças e megas eventos e acontece no G.O. que estão abandonados por uma liderança que quer aparecer... A RCC começo na origem como movimento do espírito para logo depois ser denominada RCC e por fim engaiolada como movimento eclesial e suas lideranças a levaram por fim como espetáculos de fé... Desculpe a sinceridade, mas é uma triste realidade... Visite meu blog http://gilbertobegiato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sua opinião irmão e coaduno com a parte das lideranças quererem aparecer, mas que a RCC não perdeu a sua identidade, isso não mesmo! Principalmente para quem, como eu, luta pelo movimento NO movimento e a identidade da RCC não foi adulterada por essas lideranças citadas, das quais eu poderia citar diversos nomes, mas como oblog não foi criado para este tipo de coisa, me limito a respeitar sua opinião, concordar com a parte da liderança, mas nunca, jamais engaiolada como movimento Eclesial já que a missão de um movimento, dentro da Igreja buscando a unidade da mesma o que, lamentavelmente, muitos não compreendem e acabam pensando e extravasando tal pensamento numa forma errônea sem compreender o movimento porque não está inserido no movimento de forma total e conhecendo o movimento como tenho conhecido... NA ESSÊNCIA.
      Paz e fogo irmão e agradeço seu comentário.

      Excluir
  3. olha Lucio, gostei... e tenho algo a dizer, neste últimos dias, Deus tem me incomodado demais com relação ao calar, isso mesmo a não mais calar, a graça de alcançar a misericordia de Deus acontece a partir do momento em que se ouve falar de Jesus, pense bem... os discipulos sempre estavam ao lado de Jesus e percebiam nele algo diferente, saciavam-se na palavra de Jesus, depois da morte e ressurreição aqueles homens se sentiram amedrontados, porém permaneceram juntos, e Maria com eles concerteza sempre orante, numa brisa suave Deus se derramou neles, agora portanto Jesus não estava com eles, não, não mais o Espírito de Deus não estava com eles, estava neles, dentro deles, e foi por esse motivo que Pedro teve a coragem de sair e programar que Jesus havia ressucitado ... foi por ação do Espirito Santo, eu penso, tenho fé e sinto isso em mim, Deus é tão grande que ao se derramar em nós transborda a graça, e por esse motivo é que temos essa ansia por proclamar o evangelho, ou seja, a essencia da igreja está na aclamação pelo Espirito, se pedirmos o Espirito santo grandes graças veremos, testemunharemos. A identidade da renovação carismatica catolica está pautada num grupo de pessoas que se põe a orar, pedindo esse derramamento pentecostal, um grupo de oração. Quando se pede Deus dá. O que na vida mais precisamos É A EFUSÃO DO ESÍRITO SANTO DE DEUS. HOJE TE FALO E FALO A TODOS OS IRMÃOS... NOVOS TEMPOS ESTÃO COMEÇANDO, E TE FALO TEMPOS DE GRAÇA PORQUE DEUS ESTÁ LEVANTANDO UMA NAÇÃO DE PROFETAS, VEREMOS LOGO MAIS.

    A PAZ ... FIKEM COM DEUS, E MUITO FOGO DO ESPIRITO SANTO À TODOS.

    Fernanda oliveira

    ResponderExcluir

Seu comentário faz este instrumento crescer!

OS TOP 3 DA SEMANA!

Entre em contato comigo!

PASSARAM POR AQUI